COMMAND and LEADERSHIP3rd INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMMAND AND LEADERSHIP

COMANDO E LIDERANÇA: ENSINO, FORMAÇÃO, TREINO E INVESTIGAÇÃO.

ACADEMIA MILITAR, CAMPUS DA AMADORA, PORTUGAL (15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2018).

 

Com a colaboração de: 

Barra de Colaboradores

COMMAND and LEADERSHIP3rd INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMMAND AND LEADERSHIP

COMANDO E LIDERANÇA: ENSINO, FORMAÇÃO, TREINO E INVESTIGAÇÃO.

ACADEMIA MILITAR, CAMPUS DA AMADORA, PORTUGAL (15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2018).

 

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O 3rd International Symposium on Command and Leadership é promovido pela Academia Militar (AM), o qual irá decorrer nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2018, com o lema Comando e Liderança: Ensino, Formação, Treino e Investigação.

De uma forma geral, as organizações têm vindo a sofrer inúmeras pressões devido às mudanças demográficas, tecnológicas, competitividade, globalização, políticas, económicas, sociais e culturais a uma escala global e cada vez mais aceleradas. Ao nível social e porque o fator humano é a chave de sucesso de qualquer organização, os líderes terão que escutar e adotar novas perspetivas – no qual as relações interpessoais são cada vez mais exigidas e consequentemente a estrutura organizacional torna-se cada vez mais horizontal para responder adequadamente aos diferentes desafios.

Ao nível do ambiente interno, as organizações enfrentam novos desafios em múltiplas dimensões, nos quais se realçam a introdução da automatização e sistemas inteligentes nos diferentes sistemas operativos, a digitalização massiva que obriga os Recursos Humanos a uma hiperconetividade permanente, a polarização do trabalho entre as tarefas complexas e as simples, a permanente alteração e criação de funções, a gestão de informação e a sua transformação em inteligência competitiva, a aceleração entre a resolução dos problemas e a tomada de decisão, a exigência da flexibilidade múltipla em diferentes contextos e a diversidade geracional.

No contexto da Defesa, Segurança e Proteção Civil, espera-se que as várias Instituições criem sinergias por forma a garantir a coordenação e a sincronização que são dinâmicas cada vez mais exigidas, como por exemplo na área da proteção civil, ou ainda a ameaça do terrorismo que obriga ao desenvolvimento de medidas de prevenção e cooperação mais acentuadas com outras Forças nacionais e internacionais.

Estas mudanças e desafios societais conduzem os Recursos Humanos (RH), em particular os líderes, à necessidade de desenvolverem competências que lhes possibilitem a adaptação permanente a novas situações e ao aumento das suas capacidades para a resolução dos novos e complexos problemas, para mobilizar e alinhar o fator humano no cumprimento dos objetivos institucionais. No plano organizacional e académico, a área do ensino, formação, treino e investigação em comando e liderança representam permanentemente os pilares fundamentais para a seleção na preparação dos líderes capazes de FAZER ACONTECER em cada situação.

Objectivos

Fiel à sua matriz integradora, que articula a arte do comando e liderança com as linhas orientadoras estratégicas para o ensino, formação, treino e investigação no contexto da Defesa e Segurança, o 3º ISCL procura gerar sinergias e estimular esforços cooperativos entre as organizações provenientes de diferentes contextos. Promovendo esta visão integradora, este Simpósio Internacional tem como objectivos principais:

♦  Apresentar, analisar e discutir os esforços em curso na área do ensino, formação e treino no domínio do comando e liderança dos Estabelecimentos de Ensino Superiores Militares no contexto nacional e internacional;
♦  Apresentar, analisar e discutir os esforços em curso na área da investigação no domínio do comando e liderança dos Estabelecimentos de Ensino Superiores Militares no contexto nacional;
♦  Apresentar comunicações resultantes da investigação académica no domínio do comando e liderança.

Através da seleção criteriosa de um painel de reputados especialistas e comunicações nacionais e internacionais, a organização pretende gerar uma dinâmica mobilizadora, juntando neste evento uma audiência alargada de decisores da comunidade civil e militar ligada ao Comando e Liderança. Este evento constitui assim um fórum de discussão alargada, oferecendo uma oportunidade única de apresentação de ideias, soluções e capacidades técnicas tanto ao meio académico, como à comunidade de I&D.

LOCAL

Campus Amadora

Localização:
Av. Conde Castro Guimarães, 2720-113 Amadora, Portugal
Coordenadas de GPS: 38° 45’ 14,804'’ N     9° 14’ 0.488'’ W

A cidade da Amadora encontra-se a cerca de 10/15 minutos de comboio de Lisboa, e a estação da Amadora a cerca de 10 minutos a pé da Academia Militar. Poderá consultar os horários/percursos, em: https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios.

COMISSÕES

COMISSÃO DE HONRA


  • Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Artur Neves Pina Monteiro
  • Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte
  • Comandante da Academia Militar, Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges
  • Diretor de Ensino da Academia Militar, Brigadeiro-General Luís Morgado Baptista

 

COMISSÃO ORGANIZADORA


  • Coronel de Infantaria Contente Fernandes
  • Coronel de Infantaria Dores Moreira
  • Coronel de Artilharia Ricardo Monsanto
  • Coronel de Infantaria Nunes Silva
  • Professora Catedrática Manuela Sarmento
  • Professor Doutor José Borges
  • Professora Doutora Sofia Menezes
  • Tenente-Coronel de Cavalaria Manuel Pedro
  • Tenente-Coronel de Infantaria Dias Rouco
  • Tenente-Coronel de Artilharia Esteves Rosinha
  • Tenente-Coronel de Artilharia Élio Santos
  • Tenente-Coronel de Infantaria Paulo Machado
  • Tenente-Coronel de Administração da GNR Parreira da Silva
  • Tenente-Coronel de Infantaria Martins Mariano
  • Tenente-Coronel de Administração Militar David Rosado
  • Tenente-Coronel de Engenharia Artur Caracho
  • Major de Infantaria Pedro Ferreira
  • Major João Montez
  • Capitão GNR Gonçalves Silva

 

COMISSÃO CIENTÍFICA


  • Presidente
    Tenente-Coronel de Infantaria (Doutor) José Carlos Dias Rouco
  • Vice-Presidentes
    Tenente-Coronel de Administração GNR (Doutor) Nuno Miguel Parreira da Silva
    Tenente-Coronel de Administração Militar (Doutor) David Miguel Pascoal Rosado
  • Secretariado
    Capitão GNR Gonçalo Silva
    Professora Doutora Elisabete Sofia Nabais de Oliveira de Freitas e Menezes
    Soldado Cátia Silva

Membros da Academia Militar

  • Professora Catedrática Ana Bela Ribeiro da Costa Santos Bravo
  • Professora Catedrática Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento Coelho
  • Coronel de Infantaria (Doutor) Nuno Correia Barrento de Lemos Pires
  • Professora Doutora Ana Maria Carapelho Romão Leston Bandeira
  • Professora Doutora Irina Golovanova
  • Professor Doutor José Alberto de Jesus Borges
  • Professora Doutora Maria Eduarda Soares
  • Professor Doutor Renato Lopes da Costa
  • Professora Doutora Fernanda Maria Duarte Nogueira
  • Professor Doutor João José da Silva Pissarra
  • Professora Doutora Maria Eduarda Mariano Agostinho Soares
  • Professora Doutora Sandra Luzia Esteves Oliveira de Almeida
  • Professor Doutor José Fernandes Fontes Castelo Branco
  • Tenente-Coronel de Artilharia (Doutor) Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa
  • Tenente-Coronel de Artilharia (Doutor) António José Palma Esteve Rosinha
  • Tenente-Coronel de Infantaria Paulo Alexandre Moreira Machado
  • Tenente-Coronel de Infantaria Renato Emanuel Carvalho Pessoa dos Santos
  • Tenente-Coronel (Doutor) Rui Manuel Proença Bonita Velez
  • Tenente-Coronel de Administração Militar Paulo Jorge Alves Gomes
  • Major de Infantaria (Doutor) Reinaldo Saraiva Hermenegildo
  • Major de Infantaria Adérito Grazina Rodrigues
  • Major de Administração Militar Helga Marta Machado Santa Comba Lopes
  • Major de Infantaria Jorge Leonardo Borges Gonçalves Soares
  • Capitão GNR António Pedro Batista Marcelino da Silva
  • Capitão de Administração Militar Hélio de Jesus Branco Corguinho Fernandes
  • Capitão de Administração GNR (Doutor) Luís Carlos Rodrigues Malheiro
  • Capitão de Infantaria Pedro Daniel de Barros Gonçalves Meneses
  • Tenente de Administração Militar Pedro Daniel Ferreira da Silva

 

Membros Convidados

  • Coronel (Doutor)) GELL Harald (Austria)
  • Tenente-Coronel George Hamilton Pinto (Brasil)
  • Tenente-Coronel (Doutor) Marcin Bielewicz (Polónia)
  • Tenente-Coronel Carlos García-Guiu López (Espanha)
  • Tenente-Coronel Francisco José Trujillo Pacheco (Espanha)
  • Major Gustaw Michalewski (Polónia)
  • Major Piotr Pietrakowski (Polónia)
  • Professora Doutora Ana María Lucia Casademunt (Espanha)
  • Professora Doutora Pham Thanh Long (Irlanda)
  • Professor Doutor Paul Joseph-Richard (Reino Unido)
  • Professor Doutor Ionnis Ragies (Grécia)
  • Professora Doutora Athina- Maria Artavani (Grécia)
  • Professora Doutora Pilar Gomez Del Rey (Espanha)
  • Professora Doutora Martha Lucia Oviedo Franco (Colombia)
  • Professora Doutora Tatiana Gladkikh (Reino Unido)

DATAS

PRINCIPAIS DATAS

Data limite de submissão dos papers: 18 de janeiro de 2018

Data limite de inscrição, para participantes sem submissão de artigo: 15 de janeiro de 2018

Data limite de inscrição, para participantes com submissão de artigo: 02 de fevereiro de 2018

Datas das Jornadas: 15 a 16 de fevereiro de 2018

PROGRAMA

PROGRAMA COMPLETO

Para fazer o download do programa em pdf, selecione red button 1426817 640.

ProgramaFinal

ÁREAS CIENTÍFICAS

ÁREAS CIENTÍFICAS

O 3rd International Symposium on Command and Leadership aceita artigos na área do Comando e Liderança e nos seguintes tópicos de investigação:

  • Comando e Liderança
  • Comportamento Organizacional
  • Docência: Metodologia e Ferramentas Pedagógicas
  • Ética Organizacional
  • Recursos Humanos

NORMAS

1. NORMAS GERAIS (Faça aqui o download em pdf)

1.1 O 3rd International Symposium on Command and Leadership aceita artigos na área do Comando e Liderança e nos seguintes tópicos de investigação:

• Comando e Liderança
• Comportamento Organizacional
• Docência: Metodologia e Ferramentas Pedagógicas
• Ética Organizacional
• Recursos Humanos

1.2 Os artigos deverão ser enviados on-line, OBRIGATORIAMENTE, por via EasyChair Conference Management, cuja plataforma website estará disponível em www.academiamilitar.pt a partir de 18 de dezembro de 2017 e até 18 de janeiro de 2018. Em caso de dificuldade em submeter o artigo via on-line, deverão para o efeito contatar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

1.3 Confirmar-se-á a receção. Os autores não devem considerar que o artigo foi recebida até á confirmação da receção. Os artigos devem respeitar escrupulosamente as regras de formatação e o estilo de referenciação, apenas em formato Pdf e sem identificação dos autores.

1.4 Cada comunicação é revista, pelo menos, por dois revisores.

1.5 A notificação do resultado é efectuada por correio electrónico ao autor principal (primeiro) do artigo. As notificações de recusa vão acompanhadas da folha de avaliação realizada pelos revisores.

1.6 Um autor só pode figurar como primeiro autor em um trabalho.

1.7 As comunicações não devem exceder as 12 páginas A4 ou 5 000 palavras, incluindo abstract, resumo, notas de rodapé, quadros, gráficos, figuras e referências bibliográficas.

2. NORMAS DE REDAÇÃO

2.1 O texto deverá ser submetido em formato Pdf no sistema Easy Chair, sem identificação de autores, e após aceitação dos trabalhos será solicitado em formato Microsoft Word 2010 ou anterior.

2.2 O texto deverá ser escrito em formato A4 com espaço simples e justificado. Margens de 2,5 cm dos três lados (direito, superior e inferior) e 3,0 cm do lado esquerdo.

2.3 Devem ser consideradas como referência para a elaboração dos artigos as seguintes indicações: texto em formato Microsoft Word 2010 ou anterior e justificado; tipo de letra – Times New Roman 12 e espaçamento entre linhas 1; notas de rodapé – Times New Roman 10 e espaçamento entre linhas 1 pt.

2.4 O primeiro parágrafo deverá reservar-se para o nome da área científica, na qual os autores propõem que seja incluída a comunicação, em maiúsculas, letra Times New Roman 12, normal e justificado à esquerda.

2.5 Inserir um espaço (uma linha em branco), o segundo parágrafo inclui o título do artigo, letra Times New Roman, 12, maiúsculas, negrito, e justificado à esquerda.

2.6 Depois de inserir um espaço (uma linha em branco), deve iniciar-se o terceiro parágrafo com o nome completo do(s) autor(es), seguido do correio eletrónico e instituição a que pertencem, letra Times New Roman, 12, e justificada à direita. Quando houver mais de um autor, os restantes deverão figurar em linhas diferentes.

2.7 Depois de inserir um espaço, inicia-se o quarto parágrafo com a palavra “ABSTRACT”, letra Times New Roman 12, maiúsculas, negrito, justificado à esquerda, e antes 0 e depois 3 pontos. Na linha seguinte começa-se o texto do abstract com letra Times New Roman 12, normal, justificado, espaçamento entre linhas 1, e antes 0 e depois 3 pontos. O abstract não deve ultrapassar as 150 palavras. Incluir até 5 palavras-chave.

2.8 Depois de um espaço em branco (uma linha em branco), inicia-se o quinto parágrafo com a palavra “RESUMO”, letra Times New Roman 12, maiúsculas, negrito, justificado à esquerda, espaçamento entre linhas 1, e antes 0 e depois 3 pontos. Na linha seguinte começa-se o texto do resumo com letra Times New Roman 12, normal, justificado, espaçamento entre linhas 1.5, e antes 0 e depois 3 pontos. O resumo não deve ultrapassar as 150 palavras. Incluir até 5 palavras-chave. Em caso da comunicação estar na língua inglesa não é necessário escrever o resumo.

2.9 Após um espaço em branco, colocar-se a primeira secção e em continuação o texto, que deve ser redigido com letra Times New Roman 11, normal, sem tabulações, justificado.

2.10 As secções do texto deverão ser identificadas com numeração árabe (1,2,3..), Times New Roman 12, maiúsculas, justificadas à esquerda, espaçamento entre linhas 1, e antes 0 e depois 3 pontos. Devem ser utilizadas, apenas, dois níveis.

Exemplo:

1. INTRODUÇÃO
2. ESTADO DA ARTE
2.1 COMANDO
2.2 LIDERANÇA
3. METODOLOGIA E INSTRUMENTOS
3.1 METODOLOGIA
3.2 CARACTERIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE RECOLHA DE DADOS
3.3 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA
4. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE RESULTADOS
5. CONCLUSÕES
6. CONTRIBUTOS PARA A PARTE TEÓRICA E PRÁTICA

REFERÊNCIAS

2.11 As notas de rodapé de página figurarão no final de cada página com letra Times New Roman, 10, normal, justificado e espaçamento simples.

2.12 As palavras “REFERÊNCIAS” figuram no final do texto em letra Times New Roman 12, maiúscula, negrito, justificadas à esquerda, espaçamento entre linhas 1, e antes 0 e depois 3 pontos. A norma de citação aceite é a APA Havard.

2.13 A bibliografia será apresentada em Times New Roman 10, normal, por ordem alfabética.

2.14 Os gráficos, figuras e tabelas (preto e branco) são inseridos no texto. Preferencialmente devem fazer-se com aplicações do Microsoft Office, ou alternativamente, inserem-se como imagens.

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- Aceda red button 1426817 640 à plataforma online, para submeter artigos.

- A participação no simpósio é gratuita.
- A submissão de artigos não dispensa a inscrição no simpósio, na área "Inscrições".

EasyChair Conference Management
To use EasyChair, one should first create an account. The procedure for creating an account is the following.
1. You should type the text that you see in the image below and click on “Continue”.
2. If you type the text correctly, you will be asked to fill out a simple form with your personal information.
3. After you filled out the form, EasyChair will send you an email with a link that you can use to complete the account creation.

INSCRIÇÕES

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- A participação no simpósio é gratuita.

CONTACTOS

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♦  Tenente-Coronel de Infantaria Dias Rouco: +351 939 401 135
♦  Email do simpósio: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
♦  Email do Secretariado do simpósio: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
♦  Endereço: Academia Militar, Avenida Conde Castro Guimarães - 2720-113 Amadora, Portugal
♦  Telefone: 213 186 900 Telefone Militar: 415 600
♦  Website: academiamilitar.pt

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