Plataformas de Pesquisa

EBSCO Host    CatálogoBibliotec    ACAAP

Leitura de presença

A Biblioteca da AM funciona em regime de livre acesso, podendo os utilizadores pesquisar o catálogo informatizado, diretamente nos terminais disponíveis para o efeito.

Nos espaços de leitura o utilizador pode servir-se simultaneamente das publicações da Biblioteca e/ou de outros materiais estranhos aos mesmos, desde que não perturbe o normal funcionamento desses espaços.

As publicações em livre acesso estão organizadas pelo sistema de classificação em uso na Biblioteca, sendo a sua arrumação física feita com recurso à indicação da estante e da prateleira onde se encontram.

Na sala de leitura está sempre presente um Técnico de Apoio, que presta auxílio a qualquer solicitação por parte do utilizador, incluindo o apoio às pesquisas bibliográficas.

Empréstimo domiciliário

O empréstimo domiciliário é a cedência de documentos para utilização em espaços não pertencentes à Biblioteca. O empréstimo de publicações é facultado individualmente a cada utilizador para leitura domiciliária.

O empréstimo domiciliário à comunidade da AM efetua-se pelo período de 30 dias, até 6 obras em simultâneo. No termo do prazo do empréstimo, o utilizador deve apresentar-se na Biblioteca, munido da(s) obra(s) requisitada(s), a fim de efetuar a sua devolução.

Todos os prazos são passíveis de renovação, que deve ser requerida até ao último dia do prazo determinado. Qualquer utilizador perde o direito à renovação do prazo de empréstimo se deixar ultrapassar esse prazo ou existirem reservas do(s) documento(s) em causa.

Ao fazer a requisição da documentação para leitura domiciliária, o(a) leitor(a) assume implicitamente o compromisso de a devolver em bom estado de conservação.

Não estão contemplados no empréstimo domiciliário as obras reservadas, os materiais raros, os manuscritos e as obras de referência, como atlas, dicionários e enciclopédias.

Os utilizadores da Biblioteca podem também fazer requisições de Empréstimo Prolongado.

Para além do empréstimo domiciliário, o utilizador da Biblioteca pode ainda usufruir dos serviços de Empréstimo Interbibliotecas.

Empréstimo Interbibliotecas ou EIB

O serviço de Empréstimo Interbibliotecas ou EIB faculta o acesso a documentos e/ou fotocópias, impressões ou digitalizações de espécies bibliográficas que não existam na Biblioteca da AM, mediante a requisição a outras bibliotecas, arquivos e serviços de documentação e/ou informação, nacionais e internacionais.

Podem usufruir do EIB os Oficiais em serviço, os docentes, os alunos e investigadores da AM. O custo do serviço é determinado pela Biblioteca fornecedora e suportado exclusivamente pelos utilizadores.

Os pedidos de EIB feitos à Biblioteca da AM podem ser realizados através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A Biblioteca da AM disponibiliza, igualmente, para EIB, documentos, fotocópias, impressões e digitalizações do seu fundo documental.

Regulamentos