As Ciências Militares são um corpo de conhecimentos de natureza multidisciplinar, relativos à edificação e emprego de capacidades militares utilizadas na defesa, vigilância, controlo e segurança dos espaços sob soberania ou jurisdição nacional, na resposta a crises, conflitos e emergências complexas, em missões humanitárias e de paz, em apoio ao desenvolvimento e bem-estar, na cooperação e assistência militar, bem como na atividade de segurança interna.
As ciências militares organizam-se nas seguintes áreas de conhecimento: estudo das crises e dos conflitos armados, operações militares, técnicas e tecnologias militares, comportamento humano e saúde em contexto militar e estudos de segurança interna e dos fenómenos criminais.

O Mestrado Integrado em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, serve para:

  • Formar oficiais da GNR, habilitados para o exercício das funções que estatutariamente lhes são cometidas;
  • Conferir competências para cumprimento das missões da GNR; promover o desenvolvimento individual para o exercício de funções de comando, direção e chefia;
  • Preparar quadros com competências e capacidade para comandar em situações de risco, incerteza típicas de conflito armado, de insegurança e dos fenómenos criminais, em resposta às exigências da defesa nacional ou da segurança interna;
  • Ministrar formação científica de base técnica e tecnológica, destinada a satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho de funções técnicas;
  • Assegurar a formação comportamental escorada numa sólida educação militar, moral e cívica a fim de desenvolver qual idades de comando, direção e chefia  inerentes à condição militar;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio autónomo, análise e síntese, com espírito crítico, flexível e criativo.

Para saber mais sobre a GNR e as suas missões, consulta www.gnr.pt

The Integrated Master Degree in Military Sciences, specialty Security

Military Sciences are multidisciplinary knowledge on edification and employment of military capacities used in defence, surveillance, control and security of spaces under national jurisdiction or sovereignty, in response to crisis, conflicts and complex emergences, humanitarian and peace missions, support to development and welfare, military cooperation, as well as internal security activity.

Military sciences are organized in the following knowledge areas: study of crisis and armed conflicts, military operations, military techniques and technologies, human behaviour and health, internal security and criminal phenomena. 

The Integrated Master Degree in Military Sciences, specialty Security, is offered to:

  • Train officers of the GNR, provided skills to perform their duties that are statutorily given;
  • Conferring powers to carry out tasks of the GNR; promote individual development for the exercise of control functions, direction and leadership;
  • Prepare boards with competences and capacities to command in situations of risk and uncertainty typical of the armed conflict, in response of national defense demands and home. security;
  • Provide scientific formation of technical  and technological  basis,  destined to satisfy the professional skills indispensable to the performance of technical  functions;
  • Ensure the behavioral  formation supported by a solid military, moral and civic education  in order to develop qualities of command, direction and leadership inherent to the military condition, physical preparation and formation;
  • Develop analytical, synthetic, critical and creative independent thinking skills.

For more information about GNR and their missions, see: www.gnr.pt

Estrutura curricular e plano de estudos do Curso de Ciencias Militares, na Especialidade de Segurança

1.º Ano

1.º Semestre

Sociologia Militar

Sociologia Militar

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC H241

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1.Compreender a construção do conhecimento em Sociologia e Sociologia Militar.
OA2. Enquadrar relações entre sociedade civil, profissão e instituição militar. OA3.Identificar padrões de cultura na profissão e instituição militar, e nas outras profissões e instituições.
OA4. Analisar processos de identificação entre sociedade civil e instituição castrense.
OA5. Reconhecer nas Forças Armadas (FA) dinâmicas de socialização, integração e exclusão, com implicações na representatividade, identificação e legitimidade.
OA6.Compreender o alcance da gestão de recursos humanos na instituição castrense e os reflexos nos processos de tomada de decisão e na eficiência organizacional.
OA7.Reconhecer fundamentos e consequências dos processos de profissionalização nas FA.
OA8.Identificar inferências dos níveis de privatização do sector militar, na reflexão sobre o Poder e o Estado.
OA9.Analisar as forças militares nos cenários de conflito, relevando tipos de ameaças e suas consequências.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO 1 Understand the construction of knowledge in Sociology and Sociology Military.
LO 2 Frame relations between civil society, professional and military.
LO 3 Identify patterns of culture in the profession and military institution, and in other professions and institutions.
LO 4 Analyze processes of identification between civil society and castrense institution.
LO 5 Recognizing the dynamic military socialization, integration and exclusion, with implications for representation, identity and legitimacy.
LO 6 Understand the scope of human resource management in castrense institution and reflections in decisionmaking processes and organizational efficiency.
LO 7 Recognize grounds and consequences of the professionalization process in the military.
LO 8 Identify inferences from privatization levels of the military, in thinking about the power and the state.
LO 9 Analyze military forces in conflict scenarios, emphasizing types of threats and their consequences.

Geografia

Geografia

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M321

Reconhecer a evolução da Geografia;
Definir Geografia;
Definir Geografia Física e Humana;
Caracterizar e Identificar os Fatores geográficos;
Caracterizar o Oceano Glaciar Ártico;
Caracterizar o Oceano Atlântico;
Caracterizar o Oceano Índico;
Caracterizar o Oceano Pacífico;
Caracterizar o Oceano Glaciar Antártico;
Caracterizar o Continente Europeu;
Caracterizar o Continente Americano;
Caracterizar o Continente Africano;
Caracterizar o Continente Asiático;
Caracterizar a Oceânia;
Caracterizar o Espaço Estratégico de interesse Nacional Permanente de Portugal (de acordo com o Conceito Estratégico de Defesa Nacional).

Metodologia da Comunicação

Metodologia da Comunicação

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC H222

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Adquirir técnicas para organizar o estudo e aprender ativamente, no trabalho individual e de grupo;
OA2 – Aperfeiçoar a expressão escrita e oral, atendendo aos fatores linguísticos, pragmáticos e estilísticos;
OA3 – Desenvolver capacidades de pesquisa para selecionar, tratar e utilizar informação; OA4 – Identificar os mecanismos do processo de comunicação e as suas condições de eficácia, para interagir eficazmente com outros interlocutores em situações diversificadas;
OA5 - Usar a criatividade e o rigor intelectual na planificação, redação, apresentação e discussão de trabalhos académicos.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 - Acquire techniques to organize the study and actively learn in individual and group work;
LO2 - Improve written and oral expression, given the linguistic, pragmatic and stylistic factors;
LO3 - Develop research skills to select, process and use information;
LO4 - Identify the mechanisms of the communication process and its effectiveness conditions, to interact effectively with other interlocutors in diverse situations;
LO5 - Use creativity and intellectual rigor in planning, writing, presentation and discussion of academic work

Introdução às Ciências Sociais

Introdução às Ciências Sociais

ECTS 5          Horas/Semana 3          Código UC H211

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA 1 - Descrever a génese e o desenvolvimento das Ciências Sociais e Humanas, a título histórico.
OA 2 - Reconhecer a especificidade da área das Ciências Sociais e Humanas no contexto das outras Ciências;
OA 3 - Identificar a pluralidade, multidisciplinaridade e interdependência das Ciências Sociais e Humanas;
OA 4 - Explicar o domínio da investigação científica em Ciências Sociais e Humanas;
OA 5 - Elaborar um Trabalho de Investigação de Grupo (TIG) utilizando correctamente a Metodologia de Investigação Científica em Ciências Sociais e Humanas.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 - Describe the origin and development of the Social Sciences and Humanities, in a historic perspective.
LO2 - Recognizing the specificity of the area of Social and Human Sciences in the context of other sciences.
LO3 - Identify the plurality, multidisciplinary and interdependence of social and human sciences.
LO4 - Explain the scientific research in social sciences and humanities;
LO5 - Prepare a Research Working Group using correctly the Scientific Research Methodology in Social Sciences and Humanities.

Introdução ao Estudo do Direito I

Introdução ao Estudo do Direito I

ECTS 6          Horas/Semana 4          Código UC H312

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Pretende-se desenvolver nos alunos as competências de raciocínio crítico, de raciocínio analítico (dimensão cognitiva), de trabalho de equipa (dimensão da liderança) e de comunicação (dimensão de liderança/influência), através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos. Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1 – Identificar o corpo conceptual atinente;

OA2 – Interpretar o corpo conceptual atinente;

OA3 – Interpretar os preceitos legais;

OA4 – Aplicar os preceitos legais.

Learning outcomes of the curricular unit

LO1 ­ Identify the conceptual body regards

LO2 ­ Interpreting the conceptual body regards

LO3 ­ Interpreting the legal precepts

LO4 ­ Apply the legal precepts

Ciência Política e Direito Constitucional I

Ciência Política e Direito Constitucional I

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC H315

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Descrever a emergência e desenvolvimento do Estado, distinguindo a sua noção no confronto com outras formas políticas e desdobrando-o nos seus elementos;
OA2 – Listar as características do Estado absoluto e do Estado constitucional (e dentro deste, do Estado liberal e do Estado Social) e, bem assim, descrever o modo como este se afirmou nas experiências constitucionais britânica, americana, francesa e alemã, bem como os principais princípios e institutos em que se desdobra;
OA3 – Identificar e distinguir as principais formas e sistemas de governo;
OA4 – Sumarizar as linhas essenciais da experiência constitucional portuguesa;
OA5 – Quanto à Constituição de 1976, descrever a sua formação e vicissitudes e, bem assim, a sua estrutura, os princípios fundamentais e o sistema de governo

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 – Describing the historical emergence and development of the state, differentiating its notion, confronting it with other political forms and sorting its elements.
LO2 – Listing the characteristics of the absolute and constitutional state, describing its affirmation within the British, American, French and German constitutional experiences, its most important principles and structures;
LO3 –Identifying and comparing the most important forms and systems of government;
LO4 – Summarizing the essential lines of the Portuguese constitutional experience;
LO5 – As to the Constitution of 1976, describing its formation and vicissitudes as well as its structure, basic principles and system of government;

Inglês I

Inglês I

ECTS 2          Horas/Semana 3          Código UC I111

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Reconhecer e utilizar (Rec&Ut) vocabulário relacionado (Voc Rel) com veículos militares e aeronaves.
OA2 – Identificar e utilizar vocabulário relacionado com o treino básico.
OA3 – Rec&Ut o alfabeto militar.
OA4 – Rec&Ut Voc Rel com armas e equipamento.
OA5 – Rec&Ut Voc Rel com a rotina militar do cadete.
OA6 – Identificar e utilizar as horas no contexto militar.
OA7 – Rec&Ut Voc Rel com a carreira militar.
OA8 – Rec&Ut Voc Rel com o uniforme militar.
OA9 – Rec&Ut Voc Rel com a organização militar; postos militares; unidades militares.
OA10 – Rec&Ut Voc Rel com responsabilidades e funções de natureza militar.
OA11 – Rec&Ut formas de tratamento dentro do contexto militar.
OA12 – Rec&Ut Voc Rel com desporto e equipamento desportivo; a pista de obstáculos. OA13 – Identificar e utilizar Voc Rel com pessoal e edifícios de uma base militar.
OA14 – Rec&Ut Voc Rel com a indicação de direções.
AO15 – Aplicar conhecimentos adquiridos.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 - Recognize and utilize (Rec&Ut) related vocabulary (Voc Rel) with military vehicles and aircraft.
LO2 - Identify and use vocabulary related to basic training;
LO3 - Rec&Ut military alphabet;
LO4 - Rec&Ut Voc Rel with weapons and equipment;
LO5 - Rec&Ut Voc Rel with military Cadet daily life;
LO6 - Identify and use the time in the military context.
LO7 - Rec&Ut Voc Rel with a military career;
LO8 - Rec&Ut Voc Rel with military uniform;
LO9 - Rec&Ut Voc Rel with the military organization, military ranks, military units;
LO10 - Rec&Ut Voc Rel with responsibilities and functions of a military nature;
LO11 - Rec&Ut forms of treatment within the military context;
LO12 - Rec&Ut Voc Rel with sports and sports equipment; the obstacle course;
LO13 - Identify and use Voc Rel with personnel and Buildings of a military base;
LO14 - Rec&Ut Voc Rel with an indication direction;
LO15 - Apply acquired knowledge.

2.º Semestre

História Militar

História Militar

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M413

Caracterizar a atividade militar medieval. Descrever a transição da atividade militar para a Idade Moderna;
Caracterizar a atividade militar na expansão Europeia;
Caracterizar a atividade militar na transição da idade moderna para a idade contemporânea;
Caracterizar a atividade militar no século XIX Descrever as inovações militares nas Guerras Industriais;
Caracterizar a guerra na Europa no início do século XX (1ª Guerra Mundial);
Descrever as inovações militares na 2ª Guerra Mundial; Caracterizar o período da Guerra Fria 1945 - 1990;
Caracterizar o período do mundo bipola.

Introdução ao Estudo do Direito II

Introdução ao Estudo do Direito II

ECTS 6          Horas/Semana 4          Código UC H313

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Pretende-se desenvolver nos alunos as competências de raciocínio crítico, de raciocínio analítico (dimensão cognitiva), de trabalho de equipa (dimensão da liderança) e de comunicação (dimensão de liderança/influência), através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos. Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

OA1 – Identificar o corpo conceptual
OA2 ­ Explicar o aludido corpo conceptual teórico-prático

Learning outcomes of the curricular unit:

It is intended to develop students' critical thinking competencies, analytical reasoning (cognitive dimension), teamwork (dimension of leadership) and communication (dimension of leadership / influence), through the combined effect between teaching methodology, methodology evaluation and program content. These seek to contribute to achieving the following Learning Outcomes (LO):

LO1 ­ Identify the conceptual body
LO2 ­ Explain the aforementioned theoretical and practical conceptual body

Ciência Política e Direito Constitucional II

Ciência Política e Direito Constitucional II

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC H316

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Identificar os princípios estruturantes da Constituição portuguesa (princípio da dignidade humana, princípio do Estado de Direito, princípio democrático e princípio da socialidade) e os seus sub­princípios concretizadores na sua formulação doutrinária e aplicação jurisprudencial;
OA2 – Definir os conceitos fundamentais para a abordagem da organização do poder político na Constituição, em particular os conceitos de pessoa coletiva, de órgão e de ato jurídico­público;
OA3 – Descrever o sistema de atos legislativos na Constituição;
OA4 – Analisar um ato legislativo sob o ponto de vista material, orgânico e formal;
OA5 – Sumarizar as linhas fundamentais do sistema português de fiscalização da constitucionalidade das leis.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 – Identifying the basic principles of the Portuguese Constitution (human dignity, rule of law, democracy and sociality) and their concretizing sub­principles both in their doctrinary formulation and judicial application;
LO2 – Defining the fundamental concepts enabling the study of the organization of power in the Portuguese Constitution, in particular the concepts of juridical person, organ and public act;
LO3 – Describing system of legislative acts in the Portuguese Constitution;
LO4 –Analyzing a legislative act in its material, organic and formal dimensions;
LO5 – Summarizing the fundamental lines of the Portuguese system of judicial review

Organização Militar

Organização Militar

ECTS 3          Horas/Semana 3          Código UC M111

Identificar e explicar o corpo conceptual atinente às noções fundamentais de Segurança e Defesa e a identificação das diversas organizações, nomeadamente: Segurança e Defesa Nacional; a Organização Superior de Defesa Nacional; A final idade e as características das Forças Armadas; a Organização Superior das Forças Armadas e suas missões; a Cadeia de Comando e Estrutura do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana.
Explicar e relacionar as relações de comando e de apoio;
Habilitar os alunos com noções fundamentais no âmbito das operações terrestres, nomeadamente: finalidade, aplicabilidade e necessidade da utilização das abreviaturas militares; regras para a formação de abreviaturas; Final idade, aplicabilidade e necessidade da utilização dos sinais militares; gráficos táticos, medidas de coordenação e controlo.
Explicar e distinguir conceitos base das grandes unidades.

Elementos de Armamento

Elementos de Armamento

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M211

Explicar e discutir conceitos sobre operar armas de fogo com segurança.
Enunciar e descrever a divisão e classificação das armas
Explicar e discutir a evolução do Armamento
Explicar e discutir conceitos relacionados com o funcionamento das Armas
Enunciar as condições que devem satisfazer as armas mão e de fogo
Descrever a organização de uma arma de fogo ordinária
Descrever a organização, o funcionamento dos revólveres
Caracterizar armas de fogo semi-automáticas e automáticas
Identificar os diferentes tipos de automatismos
Enunciar a organização e funcionamento das Granadas e Munições
Caracterizar as Armas Bullpup
Caracterizar as Armas de letalidade reduzida

Direito Administrativo I

Direito Administrativo I

ECTS 6          Horas/Semana 4          Código UC H318

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Reconhecer a organização administrativa portuguesa;
OA2 – Identificar os princípios gerais de Direito Administrativo;
OA3 – Analisar os princípios gerais de Direito Administrativo;
OA4 – Identificar os princípios que norteiam a organização da Administração Pública portuguesa;
OA5 – Analisar os princípios que norteiam a organização da Administração Pública portuguesa; e
OA6 – Aplicar a legislação administrativa básica designadamente o Código do Procedimento Administrativo, a Carta Ética da Administração Pública e o Código Deontológico das Forças de Segurança.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Recognize the Portuguese administrative organization;
LO2 ­ Identify the general principles of administrative law;
LO3 ­ Analyze the general principles of administrative law;
LO4 ­ Identify the principles that guide the organization of the Portuguese Public Administration;
LO5 ­ Analyze the principles that guide the organization of the Portuguese Public Administration; and
LO6 ­ Apply the basic administrative law namely the Code of Administrative Procedure, the Ethics Charter of Public Administration and the Code of Ethics of the security forces.

Inglês II

Inglês II

ECTS 2          Horas/Semana 3          Código UC I112

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com a NATO.
OA2 – Identificar e utilizar vocabulário relacionado com a condição física.
OA3 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com exercícios militares.
OA4 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com operações de manutenção da paz; minas e desminagem.
OA5 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com funções e responsabilidades no quartel general da ONU; partes da espingarda; níveis de alerta; medidas de segurança. OA6 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com o colunas militares; ajuda humanitária; escolta militar; linguagem nas comunicações via rádio.
OA7 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com patrulhas.
OA8 – Aplicar conhecimentos adquiridos.
AO9 – Redigir diversos tipos de textos de cariz militar

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 - Recognize and use NATO vocabulary.
LO2 - Identify and use vocabulary related to the physical condition.
LO3 - Recognize and use vocabulary related to military exercises.
LO4 - Recognize and use vocabulary related to peacekeeping operations; mines and demining.
LO5 - Recognize and use vocabulary related to tasks and responsibilities in the headquarters of the UN; parts of the shotgun; alert levels; security measures.
LO6 - Recognize and use vocabulary related to the military convoys; humanitarian aid; military escort; language in radio communications.
LO7 - Recognize and use patrols vocabulary.
LO8 - Apply knowledge acquired.
LO9 - Write different types of military texts.

2.º Ano

1.º Semestre

Inglês III

Inglês III

ECTS 2          Horas/Semana 3          Código UC I113

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 - Revisão, consolidação e desenvolvimento das competências linguísticas adquiridas nos semestres anteriores;

OA2 - Aquisição e ampliação de conhecimentos de índole técnico-militar em língua inglesa;

OA3 - Utilização de competências sistémicas/organizacionais e cognitivas no âmbito da língua inglesa, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências de comando e liderança, à construção de relações e à capacidade de exercer influência.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1: Review, consolidation and development of language skills acquired in previous semesters;

LO2: Acquisition and extension of military-technical nature of knowledge in English;

LO3: Use of systemic / organizational and cognitive skills within the English language, particularly with regard to the development of command and leadership skills, building relationships and the ability to exert influence.

Tática Geral e Operações Militares I

Tática Geral e Operações Militares I

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M131

Explicar e distinguir conceitos base na área da Tática e Operações Militares.
Explicar e relacionar os conceitos de Guerra, Tática e Operações Militares com os Níveis da Guerra, os Elementos Essenciais da Tática, Princípios da Guerra e das Operações Terrestres.
Explicar, desenvolver e aplicar o contexto das Operações Terrestres; em particular os conceitos de Operações em todo o Espectro, a Abordagem pela Guerra da manobra, Armas Combinadas e Potencial de Combate, bem como a Organização e Sincronização do Campo de Batalha.
Identificar e aplicar as diferentes Funções de Combate relacionando-as com as Unidades Táticas e os Elementos Essenciais da Tática.
Identificar e explicar os Fundamentos das Operações Ofensivas, bem como a sua tipologia.
Reconhecer e identificar a Doutrina Defensiva do Inimigo Genérico Tipo A.
Identificar e explicar os Fundamentos das Operações Defensivas, bem como a sua tipologia.
Reconhecer e identificar a Doutrina Ofensiva do Inimigo Genérico Tipo A.

Matemática e Estatística Para as Ciências Sociais I

Matemática e Estatística Para as Ciências Sociais I

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC N115

Desenvolver a capacidade de organizar e analisar dados de natureza distinta e com objetivos diversos, bem como fornecer os fundamentos da teoria das probabilidades e das variáveis aleatórias e, por último, estudar algumas distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas e contínuas.
No plano conceptual, serão apresentados os principais conceitos de estatística descritiva, de probabilidades, de variável aleatória e das distribuições de variáveis aleatórias, bem como dos parâmetros associados e, no plano das práticas, serão desenvolvidas competências no sentido de capacitar os alunos na aplicação dos mesmos e no desenvolvimento de estudos estatísticos simples.

Sistemas Computacionais e de Comunicação

Sistemas Computacionais e de Comunicação

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC E316

Conhecer as características e configurações típicas do computador. Reconhecer componentes de um computador e montagem de computador pessoal.
Conhecimento e domínio na Instalação de Sistemas Operativos. Utilização das suas funções básicas.
Familiarização com as principais ferramentas usadas na internet. Desenvolvimento de websites (sítios na internet) e sua publicação.
Familiarização com as redes de computadores e os seus protocolos.
Compreender os sistemas de segurança informáticos e suas vulnerabilidades.

Topografia I

Topografia I

ECTS 6          Horas/Semana 4          Código UC N311

Conhecimento da Trigonometria Plana, e algum domínio das ferramentas de cálculo que lhe são inerentes, são elementos facilitadores para o sucesso, ao que se adiciona um razoável domínio do cálculo de áreas e volumes.


Noções da Geometria Plana são igualmente mais-valias para a normalidade do entendimento da Topografia.

Direito Administrativo II

Direito Administrativo II

ECTS 6          Horas/Semana 4          Código UC H319

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Identificar os princípios que norteiam a atividade da Administração Pública portuguesa;

OA2 – Analisar os princípios que norteiam a atividade da Administração Pública portuguesa;

OA3 – Identificar as formas jurídicas de atuação da Administração Pública;

OA4 – Analisar as formas jurídicas de atuação da Administração Pública;

OA5 – Identificar as garantias dos administrados;

OA6 – Analisar as garantias dos administrados; e

OA7 – Aplicar a legislação administrativa básica designadamente o Código do Procedimento Administrativo, a Carta Ética da Administração Pública e o Código Deontológico das Forças de Segurança.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Identify the principles that guide the activity of the Portuguese Public Administration;

LO2 ­ Analyze the principles that guide the activity of the Portuguese Public Administration;

LO3 ­ Identify the legal forms of activity of the Public Administration;

LO4 ­ Analyze the legal forms of action of the Public Administration;

LO5 ­ Identify the guarantees of citizens;

LO6 ­ Analyze the guarantees of citizens;

LO7 ­ Apply the basic administrative law namely the Code of Administrative Procedure, the Ethics Charter of Public Administration and the Code of Ethics of the security forces

2.º Semestre

Direito Comunitário

Direito Comunitário

ECTS 6          Horas/Semana 4          Código UC H332

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Identificar o corpo conceptual atinente

OA2 – Interpretar o corpo conceptual atinente

OA3 ­ Explicar o aludido corpo conceptual

OA4 – Aplicar o corpo conceptual

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Identify the conceptual body regards

LO2 ­ Interpreting the conceptual body regards

LO3 ­ Explain the concept alluded body

LO4 ­ Apply the conceptual body

Inglês IV

Inglês IV

ECTS 2          Horas/Semana 3          Código UC I114

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Adquirir e reconhecer vocabulário técnico de língua inglesa na área militar e de segurança;

OA2 – Redigir diversos tipos de textos de cariz específico militar e de segurança;

OA3 – descrever procedimentos e situações do quotidiano militar e de segurança;

OA4 – Utilizar vocabulário aprendido e/ou reconhecido para resolver situações diversas ligadas à vida militar;

OA5 – Demonstrar domínio do vocabulário específico adquirido.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO 1 Acquire and recognize English language technical vocabulary in the military and security.

LO 2 Compose different types of military specific nature of texts and security.

LO 3 describe procedures and situations of everyday military and security.

LO 4 Use vocabulary learned and / or recognized to solve different situations related to military life.

LO 5 Demonstrate specific vocabulary of the domain acquired.

Matemática e Estatística Para as Ciências Sociais II

Matemática e Estatística Para as Ciências Sociais II

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC N116

Desenvolver a capacidade de organizar e analisar dados de natureza distinta e com objetivos diversos, bem como fornecer os fundamentos da teoria das probabilidades e das variáveis aleatórias e, por último, estudar algumas distribuições de probabilidade de variáveis aleatórias discretas e contínuas.
No plano conceptual, serão apresentados os principais conceitos de estatística descritiva, de probabilidades, de variável aleatória e das distribuições de variáveis aleatórias, bem como dos parâmetros associados e, no plano das práticas, serão desenvolvidas competências no sentido de capacitar os alunos na aplicação dos mesmos e no desenvolvimento de estudos estatísticos simples.

Direito Penal I

Direito Penal I

ECTS 8          Horas/Semana 4          Código UC H324

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 Relacionar Direito Penal (DP)/Direito Público;

OA2 Reconhecer as ciências auxiliares do DP;

OA3 Identificar as fontes do DP;

OA4 Explicar a interpretação jurídica em DP

OA5 Sumarizar a história do DP;

OA6 Identificar o Direito Constitucional Penal;

OA7 Distinguir e explicar a aplicação do DP no tempo;

OA8 Distinguir e explicar a aplicação do DP no espaço;

OA9Reconhecer e distinguir o Direito Internacional Penal e o Direito Penal Internacional

OA10 Sumarizar elementos essenciais da Teoria Geral do Crime;

OA11 Identificar os elementos do crime;

OA12 Explicar os elementos do crime;

OA13 Identificar as causas de justificação da ilicitude e da culpa;

OA14 Distinguir as causas de justificação da ilicitude e da culpa;

OA15 Explicar as causas de justificação da ilicitude e da culpa;

OA16 Distinguir a autoria e a cumplicidade;

OA17 Explicar autoria e cumplicidade;

OA18 Definir e diferenciar crimes de resultado e crimes e perigo;

OA19 Explicar crimes de resultado e crimes de perigo;

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 Summarize Criminal Law (CL) / Public Law;

LO2 Recognize the auxiliary sciences of the CL

OA3 Identify the sources of CL;

OA4 Explain the legal interpretation of CL

OA5 Summarize the history of the CL;

OA6 Identify the Constitutional Criminal Law

OA7 Distinguish and explain the application of CL in time;

OA8 Distinguish and explain the application of CL in space;

OA9 Recognize and distinguish the Criminal International Law and International Criminal Law

OA10 Summarize essential elements of Crime General Theory;

OA11 Identify the elements of the crime;

OA12 Explain the elements of the crime;

OA13 Identify causes to justify the illegality and guilt;

OA14 Distinguish causes to justify the illegality and guilt;

OA15 Explain causes to justify the illegality and guilt;

OA16 Distinguish authorship and complicity;

OA17 Explain authoring and complicity;

OA18 Define and differentiate result and danger crimes;

OA19 Explain result and danger crimes.

Direitos Fundamentais

Direitos Fundamentais

ECTS          Horas/Semana 4          Código UC H317

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Caracterizar o sistema português de direitos fundamentais;

OA2 – Descrever o papel dos direitos fundamentais no sistema jurídico português;

OA3 ­ Identificar o regime geral dos direitos fundamentais e os regimes específicos dos direitos, liberdades e garantias e dos direitos económicos, sociais e culturais;

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Characterize the Portuguese system of fundamental rights;

LO2 ­ Describe the role of fundamental rights in the Portuguese legal system;

LO3 ­ Identify the general system of fundamental rights and the specific rules of rights and freedoms and economic, social and cultural rights

Tática Geral e Operações Militares II

Tática Geral e Operações Militares II

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M132

Analisar e estabelecer a necessária inter-relação entre os vários conceitos inerentes à caraterização, planeamento e emprego das informações militares bem como a capacidade de compreensão sistemática das informações militares
Identificar e explicar os Fundamentos das Operações Ofensivas, bem como a sua tipologia.
Reconhecer e identificar a Doutrina Defensiva do Inimigo Genérico Tipo A.
Identificar e explicar os Fundamentos das Operações Defensivas, bem como a sua tipologia.
Reconhecer e identificar a Doutrina Ofensiva do Inimigo Genérico Tipo A.
Identificar e explicar as Operações de Estabilização, interpretando as finalidades, princípios e tarefas primárias que regem este tipo de operações.
Identificar e explicar as Operações de Apoio Civil, interpretando as finalidades, princípios e tarefas primárias que regem este tipo de operações.
Identificar, distinguir e explicar as diferentes Tarefas de Transição.
Identificar e explicar as Operações com capacidades específicas.

 3.º Ano

1.º Semestre

Introdução à Gestão

Introdução à Gestão

ECTS 6          Horas/Semana 3          Código UC H131

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1: Explicar o papel dos Gestores e da Gestão nas Organizações;

OA2: Reconhecer os marcos mais significativos atinentes à evolução da Gestão, das Metáforas Organizacionais e das Teorias Organizacionais;

OA3: Relacionar Sistema Organizacional, Contexto Organizacional e Sistema Comportamental;

OA4: Compreender o significado de Estratégia Empresarial, de Dinâmica Organizacional, de Mudança Organizacional e do Processo Racional de Tomada de Decisão;

OA5: Explicar o impacto da Gestão de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas nas Organizações;

OA6: Identificar as diferentes ópticas de análise de rendibilidade;

OA7: Reconhecer a importância da Ética e da Responsabilidade Social na Gestão.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1: Explain the role of Managers and Management in Organizations;

LO2: Recognize the most significant landmarks relating to the evolution of Management of Organizational Metaphors and Organizational Theories;

LO3: Relate Organizational system, organizational context and Behavioral System;

LO5: Understand the meaning of Business Strategy, Organizational Dynamics, Organizational Change and Rational Decision-making;

LO6: Explain the impact of Human Resource Management / Human Resources Management in Organizations;

LO7: Identify the profitability analysis of optical;

LO8: Recognize the importance of Ethics and Social Responsibility in Management.

Direito Penal II

Direito Penal II

ECTS 8          Horas/Semana 5          Código UC H325

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Identificar tentativa e desistência

OA2 – Explicar tentativa e desistência

OA3 – Interpretar o regime do erro

OA4 – Identificar as circunstâncias do crime

OA5 – Distinguir as circunstâncias do crime

OA6 – Explicar concurso de crimes e o crime continuado

OA7 – Diferenciar concurso de crimes e crime continuado

OA8 – Identificar os tipos penais em especial

OA9 – Explicar os tipos penais em especial

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Identify trial and withdrawal

LO2 ­ Explain trial and withdrawal

LO3 ­ Interpret the error regime

LO4 ­ Identify the circumstances of the crime

LO5 ­ distinguish the circumstances of the crime

LO6 ­ Explain contest crimes and the continued crime

LO7 ­ Differentiate contest of crime and continuous crime

LO8 ­ Identify the criminal offenses in particular

LO9 ­ Explain the criminal types in particular

Logística

Logística

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M151

Identificar a evolução do conceito de Logística e os seus princípios.
Identificar os conceitos fundamentais das diferentes Funções Logísticas.
Identificar a Organização do Apoio de Serviços no Teatro de Operações.
Identificar a Organização Logística da Brigada Mecanizada.
Identificar o âmbito da Proteção da Área da Retaguarda.
Identificar a Área de Apoio de Serviços.
Identificar os documentos logísticos.
Identificar o Apoio Logístico às Forças Nacionais Destacadas.
Identificar o Apoio Logístico nas Organizações Internacionais.
Identificar a organização e estrutura logística da Guarda Nacional Republicana.
Identificar o planeamento e controlo dos Órgãos Superiores de Comando e Direção da GNR.
Identificar as atividades e responsabilidades dos Órgãos de Apoio e Execução da GNR.
Identificar a organização do Sistema Nacional de Compras Públicas.
Identificar o Apoio Logístico da GNR em Missões Internacionais.

Organização das Forças e Serviços de Segurança

Organização das Forças e Serviços de Segurança

ECTS 6          Horas/Semana 3          Código UC M112

Caracterizar o Sistema Nacional de Forças;
Caracterizar o Sistema de Segurança Interna;
Caracterizar a Organização do Sistema de Segurança Interna em Portugal;
Caracterizar e relacionar os conceitos de “Polícia”, “Força de Segurança” e “Força de Segurança de Natureza Militar”;
Caracterizar a estrutura organizacional da GNR;
Caracterizar a vertente militar da missão da GNR e descrever as missões desenvolvidas nesse âmbito;
Identificar e descrever a organização das forças congéneres da GNR, nomeadamente as que constituem a FIEP e a EUROGENDFOR;
Descrever a organização e funcionamento das outras Forças e Serviços de Segurança nacionais.

Direito do Ambiente

Direito do Ambiente

ECTS 6          Horas/Semana 5          Código UC H330

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 Compreensão do Direito do Ambiente enquanto disciplina jurídica

OA2 Compreensão do objeto, princípios e fontes do Direito do Ambiente

OA3 Identificar o seu carácter multinível e horizontalmente abrangente de instrumentos e regimes de outras disciplinas jurídicas

OA4 Reconhecer a centralidade do conceito de cidadania ambiental e os direitos e deveres ambientais que têm expressão legal

OA5 Conhecer os instrumentos jurídicos preventivos, reparatórios, económico­financeiros, repressivos e de mercado do Direito do Ambiente

OA6 Conhecer os principais domínios do Direito do Ambiente Especial em articulação com as missões do SEPNA da GNR

0A7 Contextualização e compreensão dos instrumentos de fiscalização e inspeção. Elaboração de autos de notícia.

OA8 Fazer o enquadramento jurídico de situações ambientalmente relevantes

OA9 Manusear a legislação e saber integrar normas jurídicas ambientais de diferentes fontes, gerais e especiais, no contexto da atividade funcional.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 Understanding the Environmental Law as a legal discipline

LO2 Object of understanding, principles and sources of Environmental Law

LO3 Identify multilevel character and horizontally comprehensive instruments and other legal constraints schemes

LO4 Recognize the centrality of the concept of environmental citizenship and environmental rights and duties which are legal expression

LO5 Know the preventive legal instruments, reparatory, economic and financial, enforcement and market Environmental Law

LO6 know the main areas of Special Environmental Law in conjunction with the SEPNA missions of GNR

LO7 Contextualization and understanding of the monitoring and inspection instruments. Preparation of records of proceedings.

LO8 Make the legal framework of environmentally relevant situations

LO9 Handling the law and know how to integrate environmental legal rules from different sources, general and special, in the context of functional activity

2.º Semestre

Gestão dos Recursos Humanos

Gestão dos Recursos Humanos

ECTS 6          Horas/Semana 3          Código UC H133

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 ­ Identificar o corpo conceptual quanto à direção de recursos humanos.

OA2 ­ Explicar o corpo conceptual relativamente ao planeamento, recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e das competências, desenho de postos e qualificação de funções.

OA3 ­ Aplicar adequada e corretamente os conhecimentos técnicos adquiridos.

OA4 ­ Interpretar e examinar questões e situações em Gestão de Recursos Humanos.

OA5 ­ Analisar os problemas e apresentar as soluções da resolução de casos práticos.

OA6 ­ Transmitir segurança nas apresentações orais, sabendo organizar e comunicar as ideias.

OA7 ­ Possuir capacidade de planeamento, coordenação, organização.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1: Identify the conceptual body on the direction of human resources.

LO2: Explain the conceptual body for the planning, recruitment, selection, performance evaluation and skills, put design and qualification functions.

LO3: Adequate and properly apply the expertise acquired.

LO4: Interpret and examine issues and situations in Human Resource Management.

LO5: Analyze problems and present solutions of solving practical cases.

LO6: Providing security in oral presentations, knowing organize and communicate ideas.

LO7: Have capacity for planning, coordination, organization.

Teoria Geral da Estratégia

Teoria Geral da Estratégia

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M322

A importância da UC
A evolução do conceito Estratégia
Definir Estratégia
Explicar as interações entre a Política e a Estratégia
Relacionar Estratégia com Tática
Classificar as divisões da Estratégia
Descrever as fases do planeamento de ação estratégica
Explicar a estrutura da direção estratégica
Listar a documentação do Planeamento Estratégico
Caracterizar o CEDN
Caracterizar o CEM
Conhecer as MIFA
Explicar diferenças entre Estratégia Militar e Estratégia Empresarial
Explicar a diferença entre competição e conflito
Distinguir formas de coação
Explicar evolução do conceito Guerra
Definir Guerra
Diferenciar Guerra de operação de imposição de paz
Definir Paz e as correntes pacifistas
Descrever o modelo de desenvolvimento de uma crise internacional


Tática da GNR I

Tática da GNR I

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M141

Caracterizar os princípios de conduta e atuação da GNR.
Caracterizar a missão da GNR e descrever as atribuições da mesma.
Caracterizar os patamares do uso da força e ao recurso à arma de fogo.
Identificar as técnicas de entrevista, de interrogatório e de negociação.
Caracterizar distúrbios civis.
Caracterizar o elemento de manutenção de Ordem Pública.
Identificar o enquadramento legal das Missões de Natureza Militar da GNR.
Identificar a doutrina de Missões Internacionais.
Caracterizar o Sistema de Informações da GNR.
Identificar a gestão da informação pública.
Identificar a doutrina da Proteção da Área da Retaguarda.

Sistema de Armas da GNR e Tiro

Sistema de Armas da GNR e Tiro

ECTS 7          Horas/Semana 5          Código UC M225

Conhecer e enunciar as missões legalmente atribuídas à GNR.
Conhecer e elencar a organização, missão e funcionamento da GNR e das suas unidades/subunidades/órgãos.
Conhecer e enunciar as missões e atribuições do Oficial subalterno, nas diferentes unidades/subunidades/órgãos.
Conhecer e descrever os meios humanos e materiais disponíveis nas diferentes unidades/subunidades/órgãos da GNR, evidenciando as suas potencialidades e limitações.

Direito de Ordenação Social

Direito de Ordenação Social

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC H320

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1. Caraterizar os princípios gerais do procedimento contraordenacional, enquanto direito subsidiário dos regimes especiais de contraordenações;

OA2. Identificar e caraterizar os regimes jurídicos que têm natureza policial;

OA3. Fiscalizar as principais matérias nos domínios da proteção da natureza;

OA4. Assegurar o exercício dos direitos fundamentais pelos cidadãos;

OA5. Identificar as entidades administrativas com competência contraordenacional;

OA6. Acompanhar a evolução legislativa no domínio dos regimes especiais que preveem contraordenações;

0A7. Gerir um processo por contraordenação, identificando as peças processuais e determinando os montantes das coimas a aplicar;

OA8. Fiscalizar os principais espaços públicos sujeitos à fiscalização policial.

Learning outcomes of the curricular unit:

OA1. Characterize the general principles of social order law, while right subsidiary of social order regimes;

OA2. Identify and characterize the legal regimes that have police nature;

OA3. Monitor the core subjects in the field of protection of environment;

OA4. Ensure the exercise of fundamental rights by citizens;

OA5. Identify the public services with competence to apply sanctions;

OA6. Monitor legislative developments in the field of special schemes that provide for offenses;

0A7. Managing a process by administrative offense, identifying the pleadings and set the amounts of fines applicable;

OA8. Monitor the main areas that are subject to police enforcement.

Segurança da Informação, dos Sistemas de Informação e Ciberdefesa

Segurança da Informação, dos Sistemas de Informação e Ciberdefesa

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC E361

Explicar alguns dos principais conceitos utilizados no âmbito da segurança da informações, dos Sistemas de Informação e da ciberdefesa (e.g., confidencialidade, integridade, disponibilidade, ameaça, vulnerabilidade).
Caraterizar os principais vetores de ataque de um possível adversário e explicar a modelação de métodos de ataque, através da técnica de árvores de ataque, dos diagramas de fluxos de dados e da análise morfológica geral.
Utilizar métodos de identificação e avaliação do risco de segurança da informação (e.g., método da Microsoft, ISO/IEC 27005).
Explicar algumas das principais abordagens de segurança da informação, dos Sistemas de Informação e de ciberdefesa ao nível Organizacional (e.g., ISO/IEC 27001, NIST 800-53, NATO).
Construir uma política e um plano de segurança da informação.
Identificar e analisar alguns dos principais problemas de segurança da informação, dos Sistemas de Informação e da ciberdefesa, e a sua possível solução.

 4.º Ano

1.º Semestre

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal

ECTS 6          Horas/Semana 5          Código UC H323

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Reconhecer a evolução do modelo português de processo penal.

OA2 – Enquadrar a atuação dos Órgãos de Polícia Criminal à luz dos princípios constitucionais e legais estruturantes: inteligência geral e raciocínio crítico.

OA3 – Perspetivar a dinâmica do processo penal: o processo-crime em prática

OA4 – Identificar a integração do processo-crime e a relação com os diversos tipos de crimes

OA5 – Reconhecer a integração do OPC/GNR no quadro dos diversos sujeitos e intervenientes processuais

OA6 – Reconhecer a aplicação da dinâmica comunicacional: inter­relacionamento entre OPC, MP e Juiz: formação do espirito liderante no quadro institucional

OA7 – Reconhecer e analisar criticamente as restrições a direitos fundamentais como atuação de exceção e os alicerces do direito à segurança

OA8 – Reconhecer e avaliar os limites de atuação na obtenção da prova

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ To recognize the evolution of the Portuguese model of criminal proceedings.

LO2 ­ Framing the actions of Criminal Police Organs (OPC) in the light of constitutional and legal structuring principles: general intelligence and critical thinking.

LO3 ­ Shaping the dynamics of criminal proceedings: the criminal proceedings in practice

LO4 ­ Identify the integration of criminal proceedings and the relationship with the various types of crimes

LO5 ­ Recognizing the integration of OPC / GNR under the various subjects and procedural players

LO6 ­ Recognize the implementation of the communication dynamics: interrelationship between OPC, MP and Judge: formation of liderante spirit in the institutional framework

LO7 ­ Recognize and critically examine the restrictions on fundamental rights as acting exception and the foundations of the right to security

LO8 ­ Recognize and evaluate action limits in achievement of the evidence 

Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados

Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados

ECTS 5          Horas/Semana 3          Código UC H333

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Enquadrar os conceitos atinentes ao Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados (DIHCA);

OA2 – Identificar o disposto nas Normas de Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados (DIHCA);

OA3 – Enquadrar juridicamente as Operações de Resposta a Crises (CRO) e as Operações de Apoio à Paz (OAP­PSO);

OA4 – Aplicar os princípios e regras do DIHCA às Forças e Observadores Militares em todo o espectro das operações militares;

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Framing the concepts relating to International Humanitarian Law and Armed Conflict (DIHCA);

LO2 ­ Identify the provisions of international law and humanitarian rules of armed conflict (DIHCA);

LO3 ­ Legally framing the Crisis Response Operations (CRO) and Operations Support for Peace (OAP­PSO);

LO4 ­ Apply the principles and rules of the DIHCA Forces and Military Observers across the spectrum of military operations;

Criminalística

Criminalística

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC H331

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Identificar o ciclo de investigação criminal

OA2 – Descrever o ciclo de investigação criminal

OA3 – Identificar as medidas cautelares e de polícia

OA4 – Descrever as medidas cautelares e de polícia

OA5 – Identificar os meios de obtenção de prova

OA6 – Descrever os meios de obtenção de prova

OA7 – Identificar os processos de recolha e preservação dos mesmos

OA8 – Descrever a teoria dos vestígios e os processos de recolha e preservação dos mesmos

OA9 – Identificar os requisitos da entrevista e do interrogatório

OA10 – Descrever os requisitos da entrevista e do interrogatório

OA11 – Identificar programas de prevenção do crime

OA12 – Descrever programas de prevenção do crime

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Identify the criminal cycle.

LO2 ­ Describe the criminal cycle.

LO3 ­ Identify the precautionary measures and police.

LO4 ­ Describe the precautionary measures and police.

LO5 ­ Identify the means of obtaining evidence.

LO6 ­ Describe the means of obtaining evidence.

LO7 ­ Identify the processes of collection and preservation of them.

LO8 ­ Describe the theory of traces and processes to collect and preserve them.

LO9 ­ Identify the interview and examination requirements.

LO10 ­ Describe the interview and examination requirements.

LO11 ­ Identify crime prevention programs.

LO12 ­ Describe crime prevention programs.

Sociologia Policial

Sociologia Policial

ECTS 4          Horas/Semana 4          Código UC H242

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1.Reconhecer e aplicar as teorias e métodos gerais de análise da realidade social, associados à sociologia geral;

OA2.Identificar e analisar os aspetos particulares do Estado e o uso da força, no contexto da relação entre a cidadania e a segurança;

OA3.Identificar e compreender o estado atual e as tendências em desenvolvimento da sociologia policial;

OA4.Identificar e analisar o paradigma de atuação policial da GNR na sua relação com o meio envolvente, recorrendo a conhecimentos sociológicos sobre as organizações policiais.

Learning outcomes of the curricular unit:

OA1.Recognize and apply the theories and general methods of the social reality analysis, associated with general sociology;

OA2.Indentify and analyse the particulares aspects of the State and the use of force in the context of the relationship between citizenship and security;

OA3.Identify and understand the current state and developing trends of police sociology;

OA4.Identify and analyse the GNR police approach paradigm in its relationship with the environmental context, using sociological knowledge about police organizations.

Ética e Liderança

Ética e Liderança

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC M311

Enunciar os conceitos de Comando, Chefia e Direção;
Identificar a influência da moral e da ética nos códigos deontológicos no contexto do trabalho;
Analisar o ordenamento jurídico do milita, nomeadamente o que se refere ao enquadramento nacional e internacional;
Desenvolver a tomada de decisão, individualmente e em grupo, através do estudo e debate de casos em contexto;
Indicar os processos de comunicação e de aconselhamento na interação entre o líder e o seguidor;
Referir a importância da gestão e do controlo do stress nas organizações de cariz militar e enumerar o papel do líder na motivação dos seguidores;
Fornecer bases teóricas e práticas para o desenvolvimento da aptidão para liderar e formar equipas eficazes;
Construir e testar abordagens pedagógicas adequadas à formação da liderança.

Metodologia de Investigação Científica Aplicada ao Trabalho Individual de Aplicação

Metodologia de Investigação Científica Aplicada ao Trabalho Individual de Aplicação

ECTS 2          Horas/Semana 3          Código UC H252

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Definir e delimitar os objetivos e objeto da pesquisa

OA2­ Planificar o projeto de investigação, seguindo as etapas do procedimento científico

OA3 – Tomar decisões adequadas e fundamentadas quanto à escolha dos métodos e técnicas, de âmbito quantitativo e qualitativo

OA4 ­ Construir e aplicar técnicas de recolha e tratamento de dados

OA5 – Apresentar e interpretar resultados da investigação

AO6 – Estruturar e redigir o trabalho de investigação aplicada

AO7 – Cumprir preceitos éticos.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO 1 Define and define the objectives and purpose of the survey.

LO 2 Plan the research project, following the steps of the scientific procedure.

LO 3 Take appropriate and informed decisions regarding the choice of methods and techniques of quantitative and qualitative framework.

LO 4 Build and apply techniques for collecting and processing data.

LO 5 Present and interpret research results.

LO 6 Structure and write the applied research work.

LO 7 Comply with ethical principles.

Inglês para Ambiente Operacional

Inglês para Ambiente Operacional

ECTS 2          Horas/Semana 2          Código UC I120

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Replicar as competências linguísticas adquiridas nos semestres anteriores.

OA2 – Interpretar termos e conceitos de índole técnico­militar;

OA3 – Identificar e analisar problemas de forma a resolver situações relacionadas com o ambiente militar;

OA4 – Redigir textos de carácter específico;

OA5 – Avaliar e resolver problemas de carácter prático em ambientes que simulam situações reais.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1: Replicate the language skills acquired in previous semesters.

LO2: Interpreting terms and concepts of military­technical nature;

LO3: Identify and analyze problems in order to resolve situations related to the military environment;

LO4: Write specific texts, particularly in the preparation of briefings, operations orders;

LO5: Assess and solve practical problems in environments that simulate real situations.

2.º Semestre

Gestão da Comunicação

Gestão da Comunicação

ECTS 5          Horas/Semana 3          Código UC H223

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Reconhecer estruturas e tipologias da comunicação interna nas organizações militares.

OA2 – Elaborar planos de comunicação adequados às necessidades organizacionais, fazendo uso criterioso da informação e mobilizando as técnicas, suportes e redes adequadas às situações.

OA3 – Identificar o processo que vai do acontecimento ao produto jornalístico, tendo em conta as regras de funcionamento das redações dos diferentes órgãos de comunicação e as expectativas dos jornalistas.

OA4 - Identificar a relação entre os jornalistas e as fontes, para melhor agir perante a Comunicação Social respeitando princípios éticos, determinações institucionais e interesse público.

OA5 - Desenvolver planos de ação para a comunicação com os media, em situações rotineiras ou de crise, tendo por referência as necessidades da organização militar, as regras de funcionamento do campo mediático e o seu poder de influência, quer no que concerne aos media tradicionais, quer aos novos media.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 - Recognize structures and types of internal communication in military organizations. LO2 - Developing appropriate communication plans to organizational needs by making judicious use of information and mobilizing the technical, media and networks appropriate to situations.

LO3 - Identify the process that goes from event to journalistic product, taking into account the operating rules of the newsrooms of various levels of communication and expectations of journalists.

LO4 - Identify the relationship between journalists and sources, to better take action before the Social Communication respecting ethical principles, institutional determinations and public interest.

LO5 - Develop action plans for communication with the media, in routine or crisis situations, with reference to the needs of the military organization, the operating rules of the media field and its power to influence, whether in relation to traditional media, either to new media.

Medicina Legal

Medicina Legal

ECTS H328          Horas/Semana  3         Código UC 4

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Identificar e explicar o corpo conceptual atinente à Medicina Legal e outras Ciências Forenses;

OA2 – Identificar e analisar as interações entre agentes/atores da GNR e do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. e outros agentes forenses de escala nacional, com vista contribuir para uma melhor realização da Justiça.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 ­ Identify and explain the concept of Corp regarding Forensic Sciences.

LO2 ­ Identify and analyze the interactions between GNR and Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. and other forensic agents.

Direito Rodoviário

Direito Rodoviário

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC H329

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 - Aplicar a legislação rodoviária e regulamentar, no âmbito prático e dentro das competências atribuídas à GNR.

OA2 - Identificar e caracterizar os princípios gerais rodoviários.

OA3 - Caracterizar o trânsito de veículos, peões e animais e identificar os princípios, regras e normas que o regem.

OA4 - Identificar e classificar os diferentes tipos de veículos, suas características, órgãos e acessórios, bem como os regimes especiais que lhe são aplicáveis.

OA5 - Identifica e analisar os princípios e regras da habilitação legal para conduzir.

OA6 - Identificar os princípios gerais e especiais da responsabilidade contraordenacional e civil, resultante da violação das normais de direito rodoviário.

OA7 - Identificar e aplicar os conhecimentos técnicos e táticos adequadas às mais diversas situações rodoviárias.

OA8 - Identificar e aplicar as regras e princípios atinentes ao processo contraordenacional no âmbito da legislação rodoviária.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1 - Implement the road laws and regulations, on practical scope and within the powers conferred on the GNR.

LO2 - Identify and characterize the road general principles.

LO3 - Characterize the traffic of vehicles, pedestrians and animals and identify the principles, rules and regulations that govern it.

LO4 - Identify and classify the different types of vehicles, their features, fittings and accessories, as well as special rules that apply.

LO5 - Identify and analyze the principles and rules of the legal capacity to drive.

LO6 - Identify the general and special principles of contraordenacional and civil liability resulting from a violation of normal road right.

LO7 - Identify and apply technical knowledge and tactical appropriate to various road situations.

LO8 - Identify and apply the rules and principles relating to contraordenacional process under the law road.

Direito Fiscal

Direito Fiscal

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC H322

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final do semestre é expectável que os alunos dominem o quadro conceptual do Direito Fiscal e, bem assim, tenham contacto direto e específico com matérias relevantes para o desempenho profissional futuro.

Learning outcomes of the curricular unit:

At the end of the semester it is expected that students master the conceptual framework of Tax Law and, also, have a direct and specific contact with matters relevant to the future professional performance.

Tática da GNR II

Tática da GNR II

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC M142

Explicar e Aplicar o Processo de Decisão Militar e os Procedimentos de Comando às Operações policiais;
Explicar e aplicar as regras para elaboração de uma Ordem de Operações;
Descrever e explicar o enquadramento legal e deontológico das operações a realizar pela GNR;
Desenvolver temas táticos relativos às Operações Policiais.

Teoria das Relações Internacionais

Teoria das Relações Internacionais

ECTS 5          Horas/Semana 4          Código UC M421

Explicar e discutir conceitos base na área das Relações Internacionais.
Explicar e aplicar a teoria dos sistemas ao domínio cientifico das Relações Internacionais;
Analisar, aplicar e relacionar o conceito de soberania com a capacidade jurídica internacional plena;
Explicar, desenvolver e aplicar as diferentes perspetivas sobre as Relações Internacionais, em particular, comparar as teorizações realista e idealista/liberal;
Distinguir, explicar e relacionar as diferentes componentes do Poder;
Interpretar, discutir e relacionar efeitos produzidos pelas principais fontes de insegurança internacional.

Pedagogia da Educação Física

Pedagogia da Educação Física

ECTS 4          Horas/Semana 3          Código UC H411

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

OA1 – Avaliar os elementos fundamentais no processo ensino aprendizagem;

OA2 – Integrar as teorias de aprendizagem;

OA3 – Aplicar modelos de estratégias de ensino;

OA4 – Identificar os componentes fundamentais de uma estratégia de ensino;

OA5 – Conhecer as fases do processo pedagógico;

OA6 – Analisar os conhecimentos do processo ensino-aprendizagem no âmbito da formação de Educação Física no Exército.

Learning outcomes of the curricular unit:

LO1: Assess the key elements in the learning process;

LO2: Integrating learning theories;

LO3: Apply models of teaching strategies;

LO4: Identify the key components of a teaching strategy;

LO5: Knowing the stage of the educational process;

LO6: Analyze the knowledge of the teaching-learning process in the training of Physical Education in the Army.

 5.º Ano

Tirocínio para Oficial das Armas da GNR

Formação Geral Militar

Formação Geral Militar

ECTS 30          Horas/Semana              Código UC FGMTT

Exercer a função de comandante de subdestacamento ou adjunto de comandante de destacamento
Exercer a função de comandante de pelotão, adjunto de comandante de subunidade de escalão companhia, esquadrão, ou unidade equivalente
Desempenhar funções técnicas e exercer funções de formador, prioritariamente no âmbito geral e complementar dos cursos destinados à categoria de Guardas ou, excecionalmente, em outras áreas de interesse para a GNR
Desempenhar funções de serviço interno, externo e de justiça da competência de Oficial Subalterno da GNR
Desempenhar funções de polícia ou outras de natureza especializada, em organismos nacionais, externos à GNR, ou em organismos internacionais
Aplicar competências e desenvolver a capacidade de compreensão nos domínios da segurança interna e defesa como forma de potenciar a integração das diversas valências da GNR no quotidiano laboral.

Estágio de Natureza Profissional

Estágio de Natureza Profissional

ECTS 35          Horas/Semana  30         Código UC ENP

O ENP concorre para a formação militar, científica, técnica, física e comportamental indispensável aos futuros oficiais da GNR, desenvolvendo as competências e aptidões no âmbito do comando e liderança, e inclui duas componentes formativas:
A Prática de Comando, que tem por objetivo desenvolver as competências de comando e liderança com base na formação de Guardas, ou noutras atividades práticas de comando que permitam aplicar, complementar e consolidar a formação militar, técnico-profissional, comportamental e organizacional.
O Trabalho de Investigação Aplicada, que visa desenvolver competências próprias no âmbito da pesquisa, metodologia e investigação em assuntos de natureza multidisciplinar em contexto e ambiente profissional, que permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida, através da realização de um trabalho de investigação aplicada sobre assuntos pertinentes para a GNR.