DSC 9404 resize

COMEMORAÇÕES DO DIA DA ACADEMIA MILITAR 2018

Em 12 de janeiro de 2018, a Academia Militar comemorou mais um aniversário, 181 anos após a fundação da Escola do Exército, criada pelo Marquês de Sá da Bandeira em 1837, e 228 anos após a fundação da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho criada, por D. Maria I, em 1790, escola onde se formou o Patrono e que constitui a referência da nossa antiguidade como Instituição de Ensino Superior Militar em Portugal.

As Cerimónias de Comemoração visaram celebrar a efeméride, com a distinção, a elevação e a sobriedade que caracterizam o cerimonial castrense, exaltando a história, as tradições, os valores, e a cultura intrínsecos à Academia Militar (AM) e suas antecessoras, que têm constituído o sustentáculo da formação de sucessivas gerações de Oficiais dos Quadro Permanentes do Exército e, mais recentemente, desde 1991, da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Das solenidades, destacaram-se, a Missa de Sufrágio pelos Antigos Alunos e Servidores da AM já falecidos; a Homenagem aos Antigos Alunos Mortos ao Serviço da Pátria, por ocasião do centenário do fim da Grande Guerra, tendo sido homenageados os antigos alunos da Escola do Exército e da Escola de Guerra mortos em combate no derradeiro ano do conflito, concretamente no Teatro de Operações da Flandes; duas Exposições - “Academia Militar – Uma Escola de Comandantes ao Serviço da Pátria”; e “Um Ano de Imagem AM”, da autoria do Coronel Conde Falcão, o Jantar de Confraternização de Antigos Alunos e, como ponto alto, a Cerimónia Militar, presidida por S. Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico Rovisco Duarte, onde foram impostas condecorações.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: