MGI

De acordo com a Portaria nº1394/2009 de 3 de Dezembro dos Ministérios da Defesa Nacional e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Academia Militar confere o grau de Mestre na especialidade de Guerra da Informação.
According to the Ordinance nº 1394/2009 of 2th of December of the Ministries of National Defence and Science, Technology and Higher Education, the Military Academy attributes a Master degree in the expertise of Information Warfare.

Este Mestrado pretende dar a compreender o papel da Guerra de Informação nos modelos organizacionais atuais e futuros. Neste tempo de mudança requerem-se gestores e quadros pró-ativos capazes de dominar a gestão e a informação em termos de discernir contextos estratégicos com o objetivo de protagonizar iniciativas, antecipar mudanças e capitalizar as oportunidades da "Nova Era Digital".
This Master intends to provide knowledge on the role of Information warfare in the current and future organizational models. This time of change requires managers and pro-active boards capable of handling management and information in terms of defining strategic contexts with the objective of creating initiatives, anticipating changes and capitalizing the opportunities of the “New Digital Era”.

O público-alvo do Mestrado é constituído por candidatos com formação de base em áreas disciplinares ligadas, preferencialmente, às Ciências Militares, Engenharia, Economia, Gestão, Sistemas e Tecnologias de Informação, Marketing, Recursos Humanos, Relações Internacionais, Estratégia e Ciências da Comunicação.
The target-public of the Masters is composed by candidates with formation in areas preferably linked to Military Sciences, Engineering, Economy, Management, Information Systems and Technologies, Marketing, Human Resources, International Relations, Strategy and Communication Sciences.

A existência de novas condições de competitividade das empresas e das organizações em geral (públicas ou privadas), implica também que este Mestrado seja dirigido a empresários, gestores, quadros de empresas e a todos aqueles que, possuindo uma formação de base noutros domínios, pretendam obter competências nesta área do saber.
The existence of new competitiveness conditions of companies and organizations in general (public or private), implies that this Master is addressed to businessmen, managers, higher boards of companies and all those that having a formation in other domains want to achieve competences in this area of knowledge.

Objetivos:
(Objectives)

 1. Criar e desenvolver competências avançadas na área emergente do acesso e utilização conflitual e competitiva da Informação, no contexto das atividades civis e militares.
1. Create and develop advanced competences in the emerging area of access and competitive use of Information, in the context of civilian and military activities.

2. Fomentar a reflexão sobre o binómio fluxo de informação – segurança, tendo em conta, nomeadamente, os requisitos de domínio, a complexidade das organizações e o papel do cidadão numa sociedade vincadamente interativa.
2. Encourage reflection on the binomial flow of information – security, having in account notably the requirements of domain, complexity of the organizations and the role of the citizen in a strongly interactive society.

3. Analisar metodologias para avaliação de ameaças, vulnerabilidades e riscos na Sociedade da Informação, Comunicação e Conhecimento.
3. Analyze methodologies for evaluation of threats, vulnerabilities and risks in the Society of Information, Communication and Knowledge.

4. Desenvolver atividades e iniciativas de forma a melhorar o intercâmbio entre a instituição militar e a sociedade civil, através da análise de assuntos emergentes de interesse mútuo, onde a Segurança e Defesa Nacional se apresentam como temas privilegiados de análise.
4. Develop activities and initiatives in order to improve interchange between the military institution and the civilian society, through the analysis of emerging matters of mutual interest, where Security and National Defence appear as privileged subjects of analysis.

Aos civis e militares gestores de tecnologias e de sistemas de informação, gestores estratégicos e empreendedores, situados aos diversos níveis de decisão, pretende-se assim facultar ferramentas de gestão e utilização integrada da informação que permitam operacionalizar iniciativas organizacionais, na área da Competitive e Business Intelligence, rumo à obtenção de superioridade na informação.
To the civilian and military managers of technologies and systems of information, strategic managers and entrepreneurs, at the several decision levels, it is intended to provide tools for management and integrated use of information that permit to accomplish organizational initiatives, in the area of Competitive and Business Intelligence, in order to achieve a higher level of information.

A existência de um conjunto de competências compromete este Mestrado no desenvolvimento rigoroso e atual, no alto sentido de gestão e na pretensão de oferecer formação avançada em novos domínios de liderança e utilização da informação que se afirmam nucleares no novo ambiente de mudança e complexidade em que hoje se vive.
The existence of a set of competences compromises this Master in the rigorous and current development, in the high sense of management and the intention to provide advanced formation in new domains of leadership and use of information, nuclear in the new environment of change and complexity of nowadays.

Informação e entrega de candidaturas:
Information and delivery of applications: 


Academia Militar
Departamento de Estudos Pós-graduados
Rua Gomes Freire
1169-203 Lisboa
Tel. 213 186 964

Candidaturas:
Applications:

Número de vagas – máximo 25; mínimo para a realização do curso 10.
Number of vacancies – maximum 25; minimum to the course 10.

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
Can be candidate to the cycle of studies to master degree:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
a)Those having Licentiate degree or legal equivalent;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado de acordo com o Processo de Bolonha;
b) Those having foreign higher academic degree granted after a first cycle of studies organized according to Bologna Process;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
c) Those having foreign higher academic degree that meets the objectives of the licentiate degree;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido, pelo Conselho Científico da Academia Militar, como atestando capacidade para a realização do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre.
d) Those with a scholar, scientific or professional curriculum recognized by the Scientific Board of the Military Academy, attesting the capacity to attend the cycle of studies to Master degree.

Documentação a entregar:
Documentation to be delivered:

a) Requerimento de candidatura/inscrição;
a) Application/inscription;

b) Certificado de habilitações, contendo a classificação obtida nas diferentes unidades curriculares e certidão de licenciatura;
b) Certificate of academic degree, with the mark obtained in the different curricular units and certificate of licentiate degree;

c) Certidão/certificado comprovativo da atribuição de uma equivalência/reconhecimento de habilitações, no caso de obtenção de grau académico no estrangeiro;
c) Certificate stating the equivalence of academic degree, in case of being achieved abroad;

d) Fotocópia do bilhete de identidade ou documento equivalente;
d) Copy of identity card or equivalent document;

e) Fotocópia do cartão de contribuinte;
e) Copy of tax card:

f) Duas fotografias, a cores, tipo passe;
f) Two color passport size photographs;

g) Curriculum Vitae (um exemplar).
g) Curiculum Vitae (one copy).

Duração do Mestrado:
Master Duration:

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Guerra da Informação encontra-se organizado em 120 créditos (ECTS) e uma duração de 4 semestres curriculares de trabalho dos alunos.
The cycle of studies to Master degree in Information Warfare is organized in 120 credits (ECTS) with the duration of 4 curricular semesters of students’ work.

Local de funcionamento do Mestrado:
As aulas decorrem nas instalações da Academia Militar em Lisboa (Campus de Lisboa). A entrada processa-se pela Rua Gomes Freire, dispondo a Academia Militar de estacionamento privativo.

Location:
Classes take place in the facilities of the Military Academy in Lisbon (Campus de Lisboa). Entrance by Rua Gomes Freire. The Military Academy has private parking area.

Propinas: (Fees)
2.000,00 euros

Observação: Por despacho do Tenente-General Comandante da AM, de 2 de outubro de 2015, é considerada a redução de 50% do valor para as vagas estatutárias (alunos com estatuto militar), mantendo-se, no entanto, o pagamento integral dos restantes emolumentos.
Remark:
By dispatch of Lieutenant-General Commander of the AM, of October, 2015, a 50% reduction on the value for the staff vacancies (students with military status). However, the total payment of the remaining emoluments is kept.

Plano de Curso

1.º Semestre

Gestão de Informação e do Conhecimento

Gestão de Informação e do Conhecimento

ECTS 6          Horas 30          Código UC GIS1

Desenvolver
a capacidade de projetar e gerir um sistema de informação (SI), contemplando as componentes tangíveis dos recursos assim como a definição de processos de partilha de conhecimento.

Tecnologias de Informação e Plataformas Internet

Tecnologias de Informação e Plataformas Internet

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIS2

Desenvolver
a capacidade de identificar e compreender a finalidade dos principais elementos de uma qualquer infraestrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma integrada com a missão e estratégia de negócio da organização e de modo a
potenciar as suas competências chave e o seu valor acrescentado numa perspetiva de economia de rede.

Estratégia e Relações Internacionais

Estratégia e Relações Internacionais

ECTS 6          Horas 25          Código UC GICP

Desenvolver
a capacidade de interpretar as vulnerabilidades e as possibilidades dos Estados Soberanos, com ênfase no caso
português, identificando os instrumentos ao dispor da Estratégia e o pano de fundo em que se desenvolvem as Relações Internacionais.

Metodologias de Investigação Científica

Metodologias de Investigação Científica

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIMI

Identificar um tema de estudo
Enquadrar esse tema no conhecimento científico atual
Identificar um tema / questão central a investigar
Elaborar hipóteses e questões derivadas
Definir métodos de pesquisa / análise
Elaborar um programa de trabalhos

Media e Opinião Pública

Media e Opinião Pública

ECTS 4          Horas 20          Código UC GICC

Identificar os processos de formação e de auscultação da opinião pública.
Reconhecer as lógicas de funcionamento do campo mediático.
Saber discutir e aplicar as principais teorias sobre a relação entre media e opinião pública.
Adquirir visão e capacidade de decisão face aos efeitos da mediatização em situações de crise ou de conflito.
Desenvolver competências de comunicação aplicadas ao audiovisual.
Treinar competências de comunicação em ambiente de media training

Informação, Incerteza e Risco

Informação, Incerteza e Risco

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC1

Analisar os processos decisórios investigando os valores em que se fundamentam os espaços de alternativas possíveis, os sistemas de comparação, de negociação e da aplicação das escolhas feitas;
Identificar fronteiras e fontes de incerteza;
Fornecer apoios decisórios com qualidade científica, num cenário de fatores não controláveis, ou seja, ajudar a estabelecer estratégias flexíveis e apoiar os processos de negociação essenciais à concretização de soluções

2.º Semestre

Guerra de Informação

Guerra de Informação

ECTS 6          Horas 30          Código UC GIS3

Desenvolver
a capacidade de de realizar uma análise estratégica estruturada relativamente às atividades relacionadas com a utilização competitiva (Competitive Intelligence) e conflitual da informação (Guerra de Informação), procurando simultaneamente desenvolver as suas capacidades críticas.

Competitive e Business Intelligence

Competitive e Business Intelligence

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIC2

Desenvolver
a capacidade de integrar ferramentas, técnicas e metodologias chave para compreenderem o comportamento de determinado Concorrente e do mercado. Esta integração deverá proporcionar uma dedução de qual a atuação de determinado Concorrente baseado no Ambiente Competitivo que enfrenta ou, em sentido oposto de como a suas Comunicações de Marketing traduzem a sua Estratégia na prática. Será partilhado uma perspetiva global de o Quê, Quando, Como e Porquê do uso destas ferramentas, de per se, ou integradas. O objetivo final é a criação de condições para impactarem positivamente a tomada de decisão estratégica nas organizações a que pertencem, ou venham a pertencer.

Segurança Digital

Segurança Digital

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIS4

Desenvolver
o conhecimento relativamente à Segurança da Informação e de Sistemas de Informação, em particular no contexto da Guerra de Informação e das Operações de Informação. Dada a abrangência do tema e a heterogeneidade ao nível da formação básica que normalmente é patente a este nível da formação, existe um esforço para expor os conceitos fundamentais e as principais características de algumas das tecnologias de segurança da informação disponíveis, com alguma enfâse nas redes de computadores (Internet). Procura-se ainda desenvolver as capacidades necessárias para permitir uma correta interpretação do que é uma Política de
Segurança da Informação e como a construir, usando diferentes modelos de referência, quer de origem civil, quer de origem militar.

Seminário de Gestão de Crises no Ciberespaço

Seminário de Gestão de Crises no Ciberespaço

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIS5

Desenvolver a capacidade de, autonomamente,
desenvolver cenários, planear Exercícios de Gestão de Crises no Ciberespaço (ajustados aos objetivos a atingir) e promover a sua execução. Após isso desenvolver a capacidade para assumir o papel de assessor de um decisor (ou de estruturas de decisão) de nível político-estratégico no domínio da Cibersegurança.

Direito da Sociedade de Informação

Direito da Sociedade de Informação

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIS6

Adquirir noções básicas de Direito para poder acompanhar uma unidade curricular nessa área e perceber as suas noções básicas;

Conhecer o enquadramento jurídico do tratamento de dados pessoais, incluindo no sector das comunicações, e a possibilidade de suspender o exercício de direitos, liberdades e garantias;
Conhecer as ferramentas jurídicas ao dispor das empresas para recolher informações estratégicas relevantes e para protegeras suas informações; conhecer os mecanismos de proteção dos consumidores;
Conhecer as formas e limitações de acesso aos documentos administrativos; perceber os sistemas estaduais de recolha de informação e as limitações jurídicas inerentes ao sistema de informações português, e entender o enquadramento legal das várias iniciativas de cibersegurança;
Saber enquadrar juridicamente as várias atuações ilícitas perante redes e sistemas de informação.

Metodologias e Técnicas de Apoio à Decisão

Metodologias e Técnicas de Apoio à Decisão

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC3

Utilização de modelos e de ferramentas de apoio à tomada de decisão que permitam a resolução de problemas complexos, através de processos de estruturação, análise e avaliação cientificamente corretos;

Aplicação dos modelos e das ferramentas na obtenção de soluções credíveis, através de processos abertos, transparentes, interativos e eficientes.

3.º Semestre

Gestão da Mudança e Inovação

Gestão da Mudança e Inovação

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIC4

Enquadrar a Gestão da Mudança no contexto da competitive intelligence;

Relacionar mudança com competitividade;
Discernir o contexto da mudança organizacional;
Caracterizar a natureza da mudança;
Identificar vários tipos de mudança (Hard vs. Soft);
Reconhecer as especificidades organizacionais subjacentes ao processo de mudança;
Perspetivar aspetos críticos nos processos de transformação e sua respetiva gestão;
Aplicar uma metodologia de gestão da mudança.
Discernir a Gestão da Inovação como fonte de competitividade, terreno fértil de mudança organizacional.

E -Business e Internet Strategy

E -Business e Internet Strategy

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC5

Avaliar o impacto da Internet num negócio (benefícios e dificuldades/ameaças)

Caracterizar e avaliar Modelos de negócio na Internet
Definir estratégias de negócio envolvendo atividade na Internet
Conseguir avaliar os principais fatores críticos de sucesso associado a negócio na Internet.

Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC6

Estudar, desenvolver e aplicar uma metodologia para criar um “plano de gestão de projeto” de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos na UC de Gestão de Projetos
Permitir interligar teorias e metodologias de GP a um exemplo prático de aplicação, a elaborar em trabalho colaborativo.

Dissertação

Dissertação

ECTS 16          Código UC GID1

 4.º Semestre

Dissertação

Dissertação

ECTS 16          Código UC GID2