Notícias

I 17 resize


JURAMENTO DE BANDEIRA DOS ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO "GENERAL JOSÉ AUGUSTO SIMAS MACHADO"

Ler mais

IMG 8929 resize


BAILE DO CORPO DE ALUNOS DA ACADEMIA MILITAR

Ler mais

IMG 8625 resize

 

I SIMPÓSIO “A SAÚDE NO DESPORTO”

Ler mais

IMG 8625 resize

 

CONFERÊNCIA “NATIONAL & NATO SECURITY: A CHALLENGE FOR PORTUGUESE INDUSTRY”

Ler mais

APRESENTAÇÃO DO PLANO DE I&DI PARA O PERÍODO 2017-2019

IMG 7619 resize

O Estado-Maior do Exército, através da Divisão de Planeamento de Forças, em coordenação com o Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL), elaborou o Plano de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&DI) do Exército, para o período 2017-2019, que foi apresentado no passado dia 09 de maio, pelas 14:30, no Auditório Abel Hipólito da Academia Militar (AM) - Campus de Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Exmo. Comandante da AM, Major-General João Vieira Borges, em representação do Exmo. Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), Tenente-General Rodrigues da Costa.

Na cerimónia, o Presidente do CINAMIL fez um resumo da actividade de ID&I em 2016, seguindo-se uma apresentação de resultados de quatro projectos considerados relevantes. A cerimónia prosseguiu com a apresentação do Plano de ID&I pelo Major de Engenharia Gabriel Gomes, após o que o Chefe da Divisão de Planeamento de Forças do EME, Coronel Tirocinado Boga Ribeiro proferiu algumas palavras alusivas ao evento, anunciando a abertura das novas candidaturas de projectos a financiamento pelo EME.

No evento, estiveram presentes, para além de representantes do EME, investigadores e directores de projecto do CINAMIL, de várias Unidades Estabelecimentos Orgãos do Exército, bem como da Guarda Nacional Republicana e, do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea - CIAFA.

Imagens alusivas ao evento:

ASSINATURA DE PROTOCOLO ENTRE A ACADEMIA MILITAR E A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA

IMG 7664 resize

Decorreu, no passado dia 11 de maio, pelas 09:30, na Sala de Honra do Aquartelamento da Academia Militar na Amadora (AAMA), a assinatura de um Protocolo entre o Exército Português, através da Academia Militar (AM), e a Federação Portuguesa de Esgrima (FPE). Da assinatura do referido Protocolo, resultará a criação e desenvolvimento de uma Escola de Sabre nas instalações do AAMA, garantindo, através dos seus quadros, o enquadramento técnico necessário para colaborar na formação dos Cadetes-Alunos da AM.

Na cerimónia, a Academia Militar esteve representada ao mais alto nível, através do Exmo. Comandante da AM, Major-General João Vieira Borges e, do 2.º Comandante da AM e Diretor de Ensino, Brigadeiro-General Maio, para além de outros Oficiais Superiores, chefes de diversos Órgãos e Departamentos. Por parte da FPE estiveram presentes o Exmo. Presidente da FPE, Frederico Valarinho e o Representante Técnico, daquela Federação.

Imagens alusivas à Cerimónia:

PEREGRINAÇÃO ANUAL DOS ALUNOS DA ACADEMIA MILITAR A FÁTIMA E VISITA APOSTÓLICA DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO

AQ7A8697 resize

Nos passados dias 12 e 13 de maio, alunos e oficiais da Academia Militar (AM), participaram nas Cerimónias do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima e Canonização de Francisco e Jacinta Marto, presididas por Sua Santidade o Papa Francisco, em Visita Apostólica.

As cerimónias tiveram início na Base Aérea nº 5, em Monte Real, com a participação de uma Companhia de Alunos da AM, que constituiu a Guarda de Honra à chegada de Sua Santidade.

Já em Fátima, a participação da Academia Militar na Cerimónia Católica, que já se verifica há várias décadas, contou com uma forte presença da AM, este ano, constituída por uma delegação de 170 voluntários que incluiu a presença do 2.º Comandante e Diretor de Ensino, Brigadeiro-General Herminio Teodoro Maio. Assim, uma vez mais, a nobre missão do transporte do andor de Nossa Senhora de Fátima foi efetuado com brilho, honra e fé, pelos Alunos da AM, que ainda colaboraram nos cortejos de entrada e “abertura de alas”, permitindo de forma eficaz e sustentada o socorro e o auxílio aos milhares de peregrinos que se encontravam no recinto do Santuário. O apoio dos nossos Alunos estendeu-se ainda ao acompanhamento dos sacerdotes no momento da distribuição da Sagrada Comunhão.

Imagens alusivas à Peregrinação:

IMG 20170513 132513 resizeAQ7A8720 resizeAQ7A8586 resizeAQ7A8398 resizeIMG 20170513 WA0000 resizeIMG 20170513 WA0003 resize

IMG 7536 resize

LANÇAMENTO DO LIVRO “CAETANO, SPÍNOLA E MOBUTU - AS RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE PORTUGAL E O ZAIRE (1968-1974)"

Decorreu, no passado dia 04 de maio, pelas 18:00, na Sala D. João IV da Academia Militar – Campus de Lisboa, a sessão de lançamento da obra "Caetano, Spínola e Mobutu - As Relações Bilaterais entre Portugal e o Zaire (1968-1974)", da autoria do Tenente-Coronel Rui Bonita Velez, com edição pela Editora “Fronteira do Caos Editores”.

A Cerimónia foi presidida pelo Exmo. Comandante da Academia Militar, Major-General João Vieira Borges, e a obra foi apresentada pelo Professor Doutor Luís Nuno Rodrigues.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: