Notícias

COMEMORAÇÕES POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE D.ª CATARINA DE BRAGANÇA

Para assinalar o dia 25 de novembro de 1638, ano em que nascia, em Vila Viçosa, D. Catarina, Duquesa de Bragança, a Academia Militar recebeu na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, na sua sede, o Palácio da Bemposta, em Lisboa, a Freguesia de Arroios e a Associação «Danças Com História». O Palácio da Bemposta – espaço repleto de história, foi o local escolhido, por ter sido a residência de D. Catarina de Bragança aquando do seu regresso a Portugal.

As comemorações iniciaram-se pelas 16h00 com o descerrar do Painel de Azulejos alusivo ao evento, no exterior da Capela da N. Senhora da Conceição, pela Junta de Freguesia de Arroios. Pela 16h30 foi servido um Chá no átrio do Palácio, homenagem ao requinte do chá e a elegância da postura que D. Catarina de Bragança levou à corte inglesa de Carlos II, onde introduziu o famoso five o’clock tea.

Pelas 17h30 decorreu uma visita guiada ao Palácio da Bemposta, conduzida pelo Coronel Vítor Marçal Lourenço e pelas 19h00 teve lugar a Dança Seiscentista e a contextualização histórica evocando D. Catarina de Bragança, pela Associação Danças com História, que assim comemorou também o seu 16º aniversário.

Imagens alusivas às comemorações:

IMG 8504IMG 8517IMG 8546IMG 8548IMG 8597IMG 8598 1IMG 8598 2IMG 8598 3

ACADEMIA MILITAR AGRACIADA COMO MEMBRO HONORÁRIO DA ORDEM DOS ENGENHEIROS

No passado dia 26 de novembro teve lugar nas instalações da Estufa-fria, em Lisboa, a Sessão Solene comemorativa dos 80 anos da Ordem dos Engenheiros.

Das várias entidades distinguidas e agraciadas pela Ordem, a Academia Militar, por decisão do Conselho Diretivo Nacional, foi honrada com a atribuição da Categoria de Membro Honorário, como reconhecimento pela "contribuição desta Instituição de ensino superior para a dignificação e prestígio do ensino e da profissão de Engenheiro e, ainda, pelo relevante facto de todos os alunos e oficiais da Arma de Engenharia serem membros da Ordem dos Engenheiros”.

O Diploma e a Placa Comemorativa foram assim entregues pelo Excelentíssimo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Engenheiro Carlos Alberto Mineiro Aires, ao Excelentíssimo Comandante da Academia Militar, Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges.

Na mesma Sessão Solene, foram também homenageados, o Tenente-General Frutuoso Pires Mateus e o Tenente-General João Carlos de Azevedo de Araújo Geraldes, por terem completado, em 2016, 50 anos como membros da Ordem dos Engenheiros.

12 3

CERIMÓNIA DE ABERTURA DA 1.ª EDIÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIBERSEGURANÇA E CIBERDEFESA

No passado dia 25 de novembro, pelas 16h00, realizou-se no Auditório General Abel Hipólito, da Academia Militar (AM) - Sede, a Cerimónia de Abertura da 1.ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Cibersegurança e Ciberdefesa.

A cerimónia foi presidida pelo 2.º Comandante e Diretor de Ensino da AM, Brigadeiro-General Teodoro Maio, que proferiu uma alocução de boas vindas a todos os presentes, tendo ainda sido efetuada uma breve apresentação da AM, bem como, da informação necessária relativa ao curso, que contará com 30 alunos no total, sendo que, metade dos quais frequentará presencialmente as sessões de formação na AM, e a outra metade na Universidade do Minho.

No final, o grupo visitou as salas de apoio, o servidor do Ciber Range e a Biblioteca.

IMG 8560

COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DE ENTRADA NA ACADEMIA MILITAR

Decorreu, no Aquartelamento da Academia Militar, na Amadora (AAMA), na passada quarta-feira, dia 16 de novembro, a Comemoração do 25.º Aniversário de Entrada na Academia Militar (AM), do curso “D. Francisco de Almeida”, curso este que foi, em simultâneo, o primeiro a integrar alunos, futuros oficiais da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A comemoração teve início pelas 10 horas com a apresentação de cumprimentos, ao Exmo. Comandante da AM, pela Comissão organizadora. Seguiu-se uma missa no Auditório General Morais Sarmento e uma cerimónia de homenagem, no átrio do Edifício do Comando, aos antigos Alunos já falecidos. Ainda pela manhã os alunos do curso “D. Francisco de Almeida” tiraram a fotografia de conjunto na escadaria da parada Coronel Gentil Beça, após o que assistiram à formatura e desfile do Corpo de Alunos.

Para marcar os 25 anos do primeiro curso que integrou alunos futuros oficiais da GNR sucedeu, pelo meio-dia, o descerramento da placa alusiva aos 25 anos de entrada do 1º Curso da Guarda Nacional Republicana, no Gabinete da GNR, no AAMA. O descerramento foi precedido de um conjunto de alocuções proferidas, pelo Oficial mais antigo do 1º Curso de Oficiais da GNR, na AM, pelo Major-General Pascoal, Comandante da Escola da Guarda, em representação do Exmo. Comandante-Geral da GNR, e pelo Exmo. Comandante da AM.

Os antigos alunos almoçaram no refeitório da AM onde puderam conviver com a realidade atual através da confraternização com a nova geração de Cadetes-Alunos. Após o almoço deu-se o descerramento da placa comemorativa dos 25 anos de entrada do Curso Geral D. Francisco de Almeida, na AM.

Imagens alusivas ao evento:

IMG 8319IMG 8167 IMG 8171IMG 8184IMG 8194IMG 8205IMG 8235IMG 8242IMG 8246IMG 8304

COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DE ENTRADA NA ACADEMIA MILITAR

Teve lugar, no Aquartelamento da Academia Militar, na Amadora (AAMA), na passada terça-feira, dia 15 de novembro, a Comemoração do 60.º Aniversário da entrada na Academia Militar (AM). Os antigos alunos foram recebidos no AAMA, onde puderam conviver com a realidade atual da AM através da comunhão com a nova geração de Cadetes-Alunos.

A comemoração teve início pelas 11 horas com a apresentação de cumprimentos, ao Exmo. Comandante da AM, pela Comissão organizadora. Seguiu-se uma missa no Auditório General Morais Sarmento, e uma fotografia de conjunto, na escadaria da parada Coronel Gentil Beça, após o que o curso teve oportunidade de assistir à formatura e desfile do Corpo de Alunos.

Os antigos alunos almoçaram ainda no refeitório da AM, juntamente com os atuais Cadetes-Alunos. Durante este almoço de convívio, não só puderam inteirar-se sobre a realidade atual da AM, como também, evocaram memórias dos seus tempos académicos. A visita terminou com a assinatura do livro de honra.

Imagens alusivas ao evento: 

IMG 81001 6IMG 81001 1IMG 81001 2IMG 81001 3IMG 81001 4IMG 81001 5

ABERTURA SOLENE ACADEMIA MILITAR 2016/2017

04112016 MG 1518

Realizou-se no dia 4 de novembro de 2016, no Auditório Marquês de Sá da Bandeira do Aquartelamento da Academia Militar na Amadora, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2016/2017 da Academia Militar (AM).

A cerimónia, presidida por S. Ex.ª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte, contou com a presença das mais altas individualidades do Exército e da GNR, da Exma. Senhora Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Dr.ª Carla Tavares, bem de como, de outros ilustres convidados civis e militares, titulares ou representantes das mais prestigiadas instituições do ensino superior universitário civil e militar nacional.

A sessão teve início com a alocução do Exmo. Comandante da AM, Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges, seguida da tradicional Lição Inaugural subordinada ao tema “O Espectro da Liderança do Individual ao Coletivo”, brilhantemente proferida pelo Tenente-Coronel de Artilharia António José Palma Esteves Rosinha.

Neste evento, muito importante para a AM, sucedeu-se também a entrega das Cartas de Curso aos novos Oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana, que terminaram os respetivos cursos no Ano Letivo 2015/2016 e a entrega dos Prémios Escolares aos alunos que mais se distinguiram no Ano Letivo que passou.

A encerrar a sessão, foi entoado o Hino Nacional pelo Grupo Coral da Academia Militar.

Imagens alusivas à Cerimónia. Clique para ampliar:

07112016 MG 1973

CONGRESSO INTERNACIONAL “A GRANDE GUERRA E A CONSTRUÇÃO DO MUNDO MODERNO”

Decorreu na Academia Militar, na Amadora, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o Congresso Internacional “A Grande Guerra e a Construção do Mundo Moderno”, com a participação de reputados conferencistas nacionais e estrangeiros, que abordaram esta temática sob as perspetivas da Grande Guerra e a Sociedade, as Estratégias dos Grandes Poderes, a Grande Guerra em África, o Paradigma da Guerra e as Mudanças na Arte Militar.

Destacou-se a participação no evento dos três principais responsáveis pela evocação do Centenário da Grande Guerra, em França, General Elrick Irastorza, na Grã-Bretanha, Dr. Andrew Murrison e em Portugal, Tenente-General Mário Oliveira Cardoso.

Estiveram presentes ainda, conferencistas da Alemanha, de França, da Polónia e da África do Sul, com comunicações que abordaram temas como "A Grande Guerra e a Sociedade", "As Estratégias dos Grandes Poderes", "A Grande Guerra e África", "O Paradigma da Guerra e A Grande Guerra" e "As Mudanças na Arte Militar".

Imagens alusivas ao congresso Internacional. Clique para ampliar:

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE MEDALHAS E DIPLOMAS DOS 25 ANOS

Decorreu na passa terça-feira, dia 25 de outubro, na sede da Academia Militar, em Lisboa, a Cerimónia de Entrega de Diplomas e Medalhas aos Funcionários Civis que perfazem 25 anos de serviço na Academia Militar.

A cerimónia que teve início pelas 10 horas da manhã, decorreu no Salão Nobre. Após uma alocução do Exmo. Comandante da Academia Militar, Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges, foram entregues os diplomas e medalhas aos funcionários civis agraciados. Estas medalhas foram entregues aos nossos professores, funcionários civis e militares aos quais deixamos o nosso obrigado por estes 25 anos de trabalho e dedicação prestados. A cerimónia terminou com um chá de honra “Catarina de Bragança”.

Imagens alusivas à cerimónia:

  MG 0817 MG 0753 MG 0759 MG 0762 Editar MG 0763 MG 0801 MG 0804 MG 0814