Notícias

Uma delegação da Academia Militar, constituída por 01 Oficial e 02 Cadetes do 4º ano, participaram entre os dias 04 a 09 julho de 2016, no exercício “TIERRA 2016”, na Academia General Militar (AGM) em Saragoça-Espanha.
O exercício “TIERRA 2016” é um exercício de postos de comando (CPX), dirigido aos Cadetes do último ano da AGM, com a finalidade de inteirar os Cadetes nas funções que irão desempenhar como Oficiais, das diferentes armas e serviços.
Juntamente com uma delegação francesa, a participação dos Cadetes da Academia Militar no exercício “TIERRA 2016” foi bastante enriquecedora, pois permitiu ter contacto com uma outra realidade, partilhar algumas ideias e procedimentos, e ainda cimentar alguns dos conceitos já aprendidos, o que proporcionou a criação de alguns laços de amizade entre os Cadetes das Academias.

P7080850DSC 0209

Entre os dias 27 de junho e 29 de julho teve lugar a fase preliminar da Prova Documental do Concurso de Admissão de Alunos à Academia Militar para o ano letivo de 2016/2017.

Esta fase, que incluiu pela primeira vez candidaturas via online, registou 1150 candidaturas, das quais foram validadas 987 (773 referentes a candidatos masculinos e 214 referentes a candidatos femininos). Estes números materializam um acréscimo de 364 candidaturas relativamente ao ano letivo 2015/2016.

A fase complementar desta prova documental, irá decorrer até 09 de Agosto, data limite para os candidatos confirmarem a sua candidatura, com a apresentação dos documentos exigidos nas Normas de Admissão.

A 2ª parte do concurso inicia-se a 17 de agosto e decorrerá até 31 de agosto, com a realização das provas de Aptidão Física, prova de Língua Inglesa, Inspeção Médica e Avaliação Psicológica.


Os candidatos então aprovados serão convocados para a fase final, a Prova de Aptidão Militar, que decorrerá entre 12 e 30 de setembro, no aquartelamento da Amadora.

As 63 vagas propostas pelo Exército ao Ministério da Defesa Nacional (aguarda-se decisão e publicação em DR) são assim distribuídas: 38 para as Armas; 20 para as Engenharias; 5 para Administração Militar.

As 25 vagas propostas pela GNR ao Ministério da Administração Interna (aguarda-se decisão e publicação em DR) são as seguintes: 19 para as Armas; 1 para Engenharia Eletrotécnica; 3 para Administração GNR; 1 para Medicina; 1 para Veterinária.

slide 2

SESSÃO SOLENE DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO QETS

Celebrou-se em 29 de julho de 2016, na Academia Militar, a Cerimónia de Entrega dos diplomas aos Oficiais do Exército que concluíram a ação de formação para a transição para o quadro de Oficiais Técnicos de Saúde (QETS), no auditório General José Morais Sarmento do aquartelamento da Academia Militar na Amadora.

Presidiu à cerimónia o Excelentíssimo Comandante da Academia Militar, Major-General Vieira Borges, estando ainda presente, o Excelentíssimo Diretor de Saúde do Exército, Major-General Médico Esmeraldo Alfarroba, bem como o Diretor de Curso TCor Infª Queiroga Pereira, oficiais da Direção de Ensino e o corpo docente.

O ato da Entrega dos Diplomas, revestindo-se de elevado valor, tanto simbólico como inédito pelo facto de se constituir como o primeiro curso QETS realizado, concretizou-se após as alocuções do Chefe do Curso, Alferes TS António Caldeira e do Diretor do Curso.

A cerimónia terminou após o Excelentíssimo Comandante da Academia Militar ter usado da palavra, dirigindo-se em especial aos novos Oficiais do Exército, numa alocução alusiva à efeméride.

Seguiu-se um almoço festivo de confraternização, que culminou com um Porto de Honra.

2016 07 29 1555042016 07 29 155635

No dia 26 de julho de 2016 teve lugar, no Palácio da Bemposta - Lisboa, a entrega de uma referência elogiosa, pelo Comandante da Academia Militar, Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges, à Coordenadora Superior de Investigação Criminal, Dr.ª Carla Maria Arrabaça Martins Falua, da Polícia Judiciária.

A ato visou o reconhecimento e consideração pela forma como a Dr.ª Carla Falua exerceu as suas funções de Professora Regente da Unidade Curricular (UC) de Criminalística, do Plano de Estudos da Guarda Nacional Republicana, durante oito anos letivos. Ao longo deste período, os serviços prestados Dr.ª Carla Falua, na qualidade de Diretora da Escola da Polícia Judiciária, como docente e coordenadora da UC de Criminalística , foram unanimemente considerados um exemplo de competência profissional e determinação e contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Academia militar e, consequentemente, do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

20160726 124550
 20160726 124554 20160726 124609

SEMANA INTERNACIONAL DE CADETES NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS – BRASIL

Decorreu entre os dias 27 de junho e 01 de julho, a Semana Internacional de Cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) do Brasil, na qual a Academia Militar portuguesa (AM) participou com uma delegação, constituída por um Oficial e três Cadetes.

O evento compôs-se de diversas provas do âmbito da educação física militar, nomeadamente: pista de obstáculos, pista de cordas, orientação, natação utilitária e corrida utilitária com tiro prático.

Neste intercâmbio, os alunos da AM tiveram a oportunidade de conhecer a organização e o ensino, não só da AMAN, mas também das Academias de: Africa do Sul, Alemanha, Angola, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Egipto, Equador, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Turquia, Uruguai e Venezuela.
De salientar o desempenho dos Cadetes portugueses, que alcançaram o primeiro lugar na prova de orientação e um honroso 8º lugar na classificação geral final.

DSC 3064DSC 3520DSC 3545DSC 3722DSC07392Pedro Luz 27 0409DSC07372

CERIMÓNIA DE ASSINATURA DO PROTOCOLO DE ADESÃO À UNCEPOL

Na sequência da criação da Unidade Nacional CEPOL (UNCEPOL) e da recente aceitação, pelo Colégio Europeu de Polícia (CEPOL), da Academia Militar (AM) como um dos Framework Partners portugueses da CEPOL, teve lugar no passado dia 11 de julho de 2016, pelas 10H00, no Salão Nobre da Escola de Polícia Judiciária, na Quinta do Bom Sucesso, Barro, Loures, a Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Adesão à UNCEPOL.

Esteve presente na cerimónia em apreço, assinando o protocolo de adesão, o Exmo. Comandante da AM, Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges, o qual se fez acompanhar pelo Ponto de Contato da AM na CEPOL e Chefe do Gabinete de Ligação da GNR na AM, Coronel de Infantaria, João Nuno Alberto dos Santos Faria.

Assinaram igualmente o protocolo as seguintes entidades: O Comandante da Escola da Guarda, Major-General Domingos Luís Dias Pascoal, O Diretor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Superintendente-Chefe Pedro José Lopes Clemente, A Diretora da Escola de Polícia Judiciária, Coordenadora Superior de Investigação Criminal Isabel Filomena de Gil Polónia Manita Nico, bem como representantes da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Universidade Nova e da Universidade Lusíada.

Foto UNCEPOL

EXERCÍCIO “LEÃO 16”

De acordo com o Planeamento das atividades para o Ano Letivo – 2015/2016 da Academia Militar, decorreu entre os dias 04 e 15 de julho, os exercícios finais - Bloco de Formação Militar n.º 3, Exercício "LEÃO 16”, na área do Campo Militar de Santa Margarida e concelhos de Vila Nova da Barquinha, Bemposta, Tramagal e Constância.

Em 14 de julho, realizou-se um dia aberto com demonstração de capacidades, na região de Valeira Alta, pelos Cadetes-Alunos do Exército, e em Constância, pelos Cadetes-Alunos da GNR, e que permitiram aos alunos do Exército e da GNR aplicar os conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares da Formação Geral Militar, as Técnicas, Táticas e Procedimentos próprios de cada Arma e Serviço, bem como, no âmbito das Unidades Curriculares da Direção de Ensino, planear e avaliar opções de emprego de capacidades militares, na conduta de operações militares, como resposta a uma situação tática definida.

O dia aberto, contou com a presença de S. Exa. o General Chefe de Estado-Maior do Exército, da Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Constância, entre outras entidades.

 MG 3666 MG 3682 MG 3690 MG 3709 MG 3869 MG 3877 MG 4358 MG 4500 MG 4571 MG 4656 MG 4658 MG 4790

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS - PROVAS “PATRULHA D. MARIA I" E "RUNNING CHALANGE (LINHAS DE TORRES)”

No passado dia 10 de julho e no decorrer dos exercícios finais, da Academia Militar (AM), relativos ao Bloco de Formação Militar 3 (BFM3) - Exercício “LEÃO 16”, teve lugar a cerimónia de entrega dos prémios referentes à “Patrulha D. Maria I” e à prova “Running Chalange – Linhas de Torres”.

A “Patrulha D. Maria I” destina-se a praticar e avaliar os conhecimentos adquiridos durante a Formação Geral Militar e Educação Física, incrementar o espirito de corpo e as capacidades de liderança dos alunos, testar a destreza física e intelectual e avaliar a capacidade de reação a situações inopinadas. Tem uma duração de 24 horas, compreendendo diversas estações onde os alunos são postos à prova, num percurso variável, que chega, em alguns casos, aos 96 Km de distância.

A “Patrulha D. Maria I” contou com a participação de alunos da Academia da Força Aérea, da Escola Naval e do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, bem como, de alguns oficiais, estes últimos a título não competitivo. Os diplomas de participação foram entregues pelo Exmo. Major-General Vieira Borges, Comandante da AM.

A prova “Running Challenge” é uma corrida solidária, que tem como objetivo homenagear todos aqueles que construíram e guarneceram o sistema defensivo das Linhas de Torres, tendo a prova decorrido no pretérito dia 22 de Maio, na região de Torres Vedras. Com 100 KM de extensão, esta prova contou com a participação de cinco equipas de 12 Alunos da Academia Militar, representativas das cinco Companhias de Alunos.

O Coronel Tirocinado de Engenharia, Sousa Lobo, e o Engenheiro, António Teixeira Duarte, procederam à entrega do Prémio à Equipa melhor classificada, a da 3ª Companhia de Alunos.

O Exmo. Major-General, Comandante da AM, encerrou a cerimónia com uma breve alocução ao momento, após o que convidou os presentes para um jantar convívio.

 MG 3853 MG 4021

 MG 4026 MG 4033