A Europa e a Seguranca 2 001

O FUTURO DA UNIÃO EUROPEIA EM DEBATE
Uma nova utopia para a União Europeia: Paz, segurança e defesa

“O projeto Uma Nova Utopia Europeia tem como objetivo central colocar no debate a questão da utopia no mundo contemporâneo, muito particularmente no contexto da União Europeia. Procuraremos fazê-lo debatendo quais são as utopias que hoje inspiram os cidadãos dos Estados europeus, analisando como elas são vistas por cidadãos de outros países do mundo, até chegar a um debate final sobre uma hipotética Nova Utopia Europeia.

Este Ciclo de Conferências conta com a colaboração da Fundação da Casa Mateus, do CEIS20 da Universidade de Coimbra, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Academia Militar.

A crise europeia é feita de muitos nomes, sendo a perda de poder mobilizador da utopia kantiana da paz perpétua, ou da paz democrática entre os Estados da União Europeia, um deles. A paz foi a motivação essencial dos fundadores da Comunidade Europeia, depois da tragédia apocalíptica das duas guerras europeias e mundiais. A razão de ser primeira da União, a paz entre as nações da Europa, aparece hoje como a utopia realizada, tão impensável é para a maioria uma guerra entre os Estados da União. Porém, num momento em que a União está rodeada de guerras e de conflitos – ditos «congelados» – no Leste europeu, em que se voltam a agravar as tensões nos Balcãs e em que o Sul do Mediterrâneo é palco de tragédias sem fim, a questão da paz volta a ser de uma enorme atualidade.

Como as políticas de defesa e de segurança, tanto em termos internacionais como internos, dos Estados membros e da União se podem inscrever no debate sobre uma nova utopia para a União Europeia é o objetivo central do seminário, cuja organização resulta da colaboração entre a Academia Militar e o CEIS20 da Universidade de Coimbra.”

O futuro da UE