3ª Fase | Pré-Requisitos

Nesta fase, as provas a realizar são efetuadas pela ordem descriminada de seguida, pelo que, os detalhes sobre estas provas poderão ser encontrados aqui:

Prova de Aptidão Física

Prova de Aptidão Física

A Prova de Aptidão Física (PAF) destina-se a verificar, mediante a execução de exercícios específicos, se os candidatos possuem as capacidades motoras indispensáveis para o ulterior desempenho da profissão de Oficial do Quadro Permanente. A PAF é eliminatória, sendo o resultado final expresso em APTO ou INAPTO.
 
De seguida, poderá consultar as listas dos candidatos convocados para a realização da Prova de Aptidão Física (PAF), a realizar em cada uma das seguintes datas:

Pode consultar aqui a lista de candidatos Aptos e Inaptos na Prova de Aptidão Física (PAF) referente ao Concurso de Admissão à Academia Militar - Ano Letivo 2022/23.

Os exercícios que constituem a PAF são sequênciais, em acumulação de esforço e são realizados de acordo com a seguinte ordem:

  1. Corrida de 60 metros planos
  2. Transposição de pórtico
  3.  Flexões de braços na trave ou suspensão na trave com braços fletidos, para candidatos femininos
  4. Salto em extensão
  5. Transposição de muro
  6. Transposição de vala
  7. Teste de Cooper (Corrida em 12 minutos)

Os candidatos que realizam, com sucesso, todas as provas físicas nas condições indicadas para o efeito, são considerados APTOS.
Os candidatos que não realizam com sucesso qualquer das provas físicas, indicadas para o efeito, são considerados INAPTOS e eliminados do concurso.

Tabela de Aptidão Fisica
Tabela Provas de Aptidão Fisica

Nota:

  • O intervalo entre exercícios ou entre repetições é, no mínimo, de 5 minutos;
  • Antes da corrida dos 12 minutos o intervalo é, no mínimo, de 10 minutos;
  • Todos os exercícios são eliminatórios, sendo o candidato considerado INAPTO na PAF desde que deixe de realizar um deles;
  • Os candidatos devem ser portadores de equipamento de ginástica (sapatos de desporto, calções e camisola) e artigos de higiene;
  • Antes do início da PAF os candidatos são elucidados pelo júri sobre todas as condições da sua realização e sobre as demais disposições regulamentares. 
A Prova de Aptidão Física tem como finalidade verificar, mediante a execução de exercícios físicos, se tens as capacidades motoras indispensáveis ao subsequente desempenho da profissão de Oficial do Quadro Permanente do Exército ou da Guarda Nacional Republicana.
Por vezes e fruto das nossas ocupações não dedicamos a atenção necessária à prática de atividade física, no entanto ela é determinante para o teu sucesso no concurso de admissão à Academia Militar.

Para isso, queremos promover a tua preparação para atingires esse tal sucesso, com essa finalidade realizámos os seguintes vídeos:

CorridaVelocidadeTransposiçãoPórticoFlexõesBarraSuspensãoTraveSaltoMuroSaltoValaSaltoExtensãoTesteCooper

Prova de Língua Inglesa

Prova de Língua Inglesa

Destina-se a determinar o nível de proficiência em Língua Inglesa dos candidatos e consiste em duas provas:
 
Prova Escrita de Avaliação Geral de conhecimentos:

Prova de escolha múltipla em que são avaliados os conhecimentos de gramática e vocabulário. Poderá encontrar exemplos da prova escrita, selecionando a prova e respetiva correção, seguidamente:
- Exemplo 1
- Exemplo 2 (Prova realizada em 2020)

Prova Oral:
Entrevista de aproximadamente 5 minutos em que são avaliadas as capacidades de compreensão e expressão oral.

A Prova de Língua Inglesa é eliminatória, sendo o seu resultado expresso em APTO ou INAPTO.

Candidatos APTOS:
Os que demonstrem possuir um perfil linguístico em língua inglesa definido como nível de proficiência 2222 pelo STANAG 6001 (ver - anexo B).

Candidatos INAPTOS:
Os que não demonstrem possuir um perfil linguístico em língua inglesa definido como nível de proficiência 2222 pelo STANAG 6001 (ver - anexo B).

Os candidatos APTOS na Prova de Língua Inglesa mantêm-se em concurso, destinando-se à fase seguinte do mesmo.

Os candidatos INAPTOS são eliminados do concurso de admissão.

Pode consultar aqui a lista de candidatos Aptos e Inaptos na Prova de Língua Inglesa (PLI) referente ao Concurso de Admissão à Academia Militar - Ano Letivo 2022/23. 

Alguns exemplos de sítios na internet onde podem treinar a Lingua Inglesa:

Inspeção Médica

Inspeção Médica

A Inspecção Médica destina-se a averiguar a existência de qualquer doença ou deficiência física susceptível de impedir o desempenho da profissão de Oficial do Quadro Permanente.

A Inspeção Médica é constituída por duas partes:

  • A primeira parte decorre no período inicial dos pré-requisitos, sendo o resultado expresso em INAPTO ou APTO CONDICIONAL;
  • A segunda parte decorre durante a Prova de Aptidão Militar, com a realização dos restantes exames complementares de diagnóstico.

A Inspecção Médica é eliminatória, sendo o seu resultado final expresso em Apto ou Inapto.

As tabelas gerais de inaptidão e de incapacidade para a prestação de serviço por militares e militarizados nas Forças Armadas podem ser consultadas aqui.

Para informações sobre o uso de tatuagens no Exército poderá consultar o Despacho N.º48/CEME/2018 (Apresentação e Atavio Militar).

Para informações sobre o uso de tatuagens na GNR poderá consultar o Regulamento Geral do Serviço da Guarda Nacional Republicana.

Consulte aqui, a lista de candidatos Condicionais e Inaptos na primeira fase da Inspeção Médica (IM) referente ao Concurso de Admissão à Academia Militar - Ano Letivo 2022/23.

Consulte aqui, a lista dos candidatos Aptos e Inaptos na Inspeção Médica referente ao Concurso de Admissão à Academia Militar - Ano Letivo 2022/23.

Exame Psicológico de Seleção

Exame Psicológico de Seleção

O Exame Psicológico de Seleção (EPS) destina-se a apurar as aptidões e competências psicológicas dos(as) candidatos(as), de modo a aferir a sua adaptabilidade à condição militar e ao exercício das funções inerentes à categoria de oficiais dos QP do Exército e da GNR, cujo conteúdo é fixado por despacho de S. Exa. o General CEME.

O EPS é constituído por dois momentos:

  • O primeiro momento decorre no período inicial dos pré-requisitos, sendo o resultado expresso em INAPTO ou APTO CONDICIONAL;
  • O segundo momento do EPS, decorre durante a Prova de Aptidão Militar.

O EPS é eliminatório, sendo o seu resultado final expresso em APTO ou INAPTO.

Pode consultar aqui a lista de candidatos Aptos Condicionais e Inaptos no primeiro momento do Exame Psicológico de Seleção referente ao Concurso de Admissão à Academia Militar - Ano Letivo 2022/23.

Consulte aqui, a lista dos candidatos Aptos e Inaptos no Exame Psicológico de Seleção referente ao Concurso de Admissão à Academia Militar - Ano Letivo 2022/23.