Logo

DSC 6014 resize5ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DOS PROJETOS SMART DEFENCE DE CIBERDEFESA DA NATO

Realizou-se em 16 de maio de 2019, na Academia Militar - Amadora, a 5ª Conferência Internacional dos Projetos Smart Defence de Ciberdefesa da NATO.

Oradores dos mais prestigiados organismos do panorama internacional de Ciberdefesa e Cibersegurança participaram no evento, com cerca de 320 participantes de cerca de 30 países, e que contou a presença de Sua Excelência o Presidente da República.

No seu discurso de encerramento, Marcelo Rebelo de Sousa chamou a atenção para a necessidade de cooperação atlântica, salientando a importância de projetos como o Multinational Cyber Defense Education and Training (MN CD E&T), liderado por Portugal desde o seu início em 2014, que terminou no dia da Conferência com a entrega do Relatório Final à NATO, pelo Diretor e o Gestor do projeto.

O projeto MN CD E&T tinha como grande objetivo o desenvolvimento de um currículo cyber para a futura Escola da NATO em Oeiras (NCI Academy) e a proposta de soluções para preencher as lacunas identificadas na área de Educação, Treino e Exercícios cyber, na NATO e nas nações Aliadas.

Já no dia 17 de maio de 2019, e ainda no âmbito do Cyber Defence, foi assinado o protocolo “Cyber Academia and Innovation Hub”, entre o Exército Português, através da Academia Militar, e a Direção Geral de Recursos de Defesa Nacional, que irá permitir instalar na Academia Militar, num futuro próximo, o desenvolvimento de capacidades associadas à Segurança e Defesa Nacional, potenciando o papel de Portugal na área da Educação e Treino em Cibersegurança e Ciberdefesa.

Apresentações realizadas no decorrer da Conferência:

Imagens alusivas ao evento.Selecione para ampliar:

Fotos de: António Homem Cardoso | Academia Militar | CAVE
Copyright 2016 Academia Militar | Powered by mindshaker