Cad Carvalho Olimpíadas 2022.46TH COMMON SECURITY AND DEFENSE POLICY OLYMPIAD

Entre 30 de maio a 03 e junho de 2022, o Cadete-Aluno Mário Carvalho, do 4.º ano da GNR, participou, em representação da Academia Militar, na 6ª Olimpíada da Política de Segurança e Defesa Comum da União Europeia (UE). O evento visou a participação de alunos das diversas academias militares de países da UE numa prova constituída por várias etapas, individuais e coletivas, que decorre a cada dois anos e organizada pelo Estado-Membro que preside ao Conselho da UE, estando atualmente a cargo da presidência francesa, desde 1 de janeiro de 2022. 

A participação do aluno da AM vai de encontro ao compromisso assumido por esta instituição de ensino superior público universitário militar, na preparação dos futuros Oficiais do Exército e da GNR para o desempenho das missões e operações subordinadas às políticas de Defesa e Segurança comuns da UE, as quais se caracterizam pelo trabalho conjunto das Forças Armadas e das Forças de Segurança, dos vários países, no combate às ameaças à liberdade e segurança dos cidadãos europeus.

A organização do concurso de 2022 teve início há cerca de um ano com a apresentação de vários artigos elaborados por cerca de 60 Cadetes-Alunos europeus, sobre um dos 10 temas disponíveis relacionados com a defesa e segurança europeia. No final desta primeira fase, as melhores inscrições foram selecionadas por um painel de avaliadores com a finalidade de participarem da fase residencial, realizada em Salon-de-Provence, na França, que visa determinar o vencedor das Olimpíadas através de uma prova final.

A prova foi dividida em pré-competição; apresentação dos dez melhores artigos; competição em equipa; e competição individual.

Cad Carvalho Olimpíadas 2022.1Cad Carvalho Olimpíadas 2022.2Cad Carvalho Olimpíadas 2022.3Cad Carvalho Olimpíadas 2022.4Cad Carvalho Olimpíadas 2022.6Cad Carvalho Olimpíadas 2022