LANÇAMENTO DO LIVRO: “AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS E A GUERRA DO ULTRAMAR (1961-1975)”
Realizou-se, no passado dia 23 de janeiro de 2023, na Academia Militar-Amadora, a sessão de lançamento da obra “As Forças Armadas Portuguesas e a Guerra do Ultramar”.
A obra, editada pela Fronteira do Caos, particulariza a questão da adaptação das Forças Armadas às novas missões que foram chamadas a cumprir, bem como as evoluções que as circunstâncias da guerra obrigaram. Coordenada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Rui Bonita Velez, professor de História Militar da Academia Militar, a obra está organizada em cinco eixos temáticos, tendo sido possível incorporar um conjunto original de temas que abrangem todos os aspetos do emprego da força, desde logo o doutrinário, passando pelo operacional, o organizativo, o tático, o logístico, o da instrução ou do pessoal militar, ou ainda o das informações e do ambiente psicológico. Sistematiza ainda outras dimensões que, de uma maneira ou de outra, as Forças Armadas também se viram envolvidas. Como é o caso do ambiente político-militar-estratégico e, numa vertente mais humanista, a questão do memorialismo.
Para o efeito, este livro, que teve o apoio do Centro de Investigação da Academia Militar, contou com o prestimoso contributo de mais de três dezenas de autores, militares, do ativo e ex-combatentes, e civis, investigadores e académicos de reconhecido saber.
A obra foi apresentada pelo Major-General Nuno Lemos Pires, Diretor Geral de Política de Defesa Nacional.
Estiveram presentes no evento os autores, outras individualidades, militares e civis, e uma representação dos cadetes da Academia Militar.
Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: