Logo

asd 22

SESSÃO SOLENE 2020 DA CÁTEDRA "BERNARDO DE SÁ NOGUEIRA"

A 17 de junho de 2020 realizou-se, na Academia Militar - Amadora, a Sessão Solene 2020 da "Cátedra Bernardo de Sá Nogueira", que foi presidida por Sua Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca.

Devido à COVID-19, a Sessão Solene, contou com um número muito restrito de presenças, alargada a uma audiência mais vasta por via da sua transmissão por Colibri Zoom e pelo canal Youtube.

A Abertura da Sessão esteve a cargo do Comandante da Academia Militar e Presidente da Cátedra, Major-General João Vieira Borges que deu as boas vindas e proferiu algumas palavras alusivas à Sessão Solene.

Seguiu-se a entrega dos Prémios de “Mérito Científico 2020” ao antigo docente da AM, Professor António Farinha Cadete, distinguindo-se desta forma os distintos serviços prestados como docente da AM ao longo de mais de 36 anos, bem como o ímpar percurso académico e profissional, que contribuiu significativamente para a formação de várias gerações de Oficiais do Exército, das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, assim como para o sistema científico nacional e a sociedade civil em geral. Depois foram atribuídos os prémios de “Mérito de Investigação 2020”, ao Capitão da GNR, Luís Malheiro, “A questão do género e os instrumentos de regulação internacional: a agenda mulheres paz e segurança na Guarda Nacional Republicana”; ao Alferes de Artilharia Rafael Ferreira, “Análise e desenvolvimento do conceito de Exosqueleto para a aplicação em ambiente operacional”; e ao Alferes da GNR, Inês José, “A capacidade de resposta dos núcleos de proteção ambiental às denúncias de maus-tratos e abandono de animais de companhia”.

O Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, proferiu de uma forma brilhante e didáctica a Conferência Anual da Cátedra, subordinada ao tema “A ação militar terrestre – emprego operacional”, a que se seguiu um período de debate, moderado pelo Presidente da Cátedra, e alargado dos participantes presenciais aos que assistiam por via telemática.

A finalizar a Sessão Solene 2020, da Cátedra Bernardo de Sá Nogueira, Sua Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, proferiu uma alocução em que sublinhou a importância da Cátedra, tendo relevado o "Mérito Cientifico" do Professor Farinha Cadete, os premiados com "Mérito de Investigação" e a conferência anual proferida pelo Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira.

Trabalhos de Investigação premiados:

 

Fotos de: António Homem Cardoso | Academia Militar | CAVE
Copyright 2016 Academia Militar | Powered by mindshaker