PT CAVE FOTO 2022038 12CERIMÓNIA DE DEDICAÇÃO DA CAPELA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E SÃO TEOTÓNIO

Realizou-se no dia 18 de fevereiro de 2022, a Cerimónia da Dedicação da Capela a Nossa Senhora de Fátima e a São Teotónio, na Academia Militar (AM), na Amadora.

A opção por Nossa Senhora de Fátima e por São Teotónio, como Orago da Capela da Academia Militar (AM), na Amadora, prende-se com a ligação dos Cadetes-Alunos da AM à figura de Nossa Senhora de Fátima, traduzida no transporte do Andor, nos dias 12 e 13 de maio, durante as peregrinações que anualmente são efetuadas, pelo menos desde 1946, data dos primeiros registos fotográficos de Alunos a transportar o Andor de Nossa Senhora de Fátima. A figura de S. Teotónio está associada ao processo político-religioso que levaria ao reconhecimento da independência do reino de Portugal pelo Papa Alexandre III, ao seu papel de aconselhamento do Rei D. Afonso Henriques, à sua capacidade de diálogo entre os povos e ao seu humanismo. Esta nossa nova Capela ficará, assim, associada, para sempre, ao dia 13 de maio e ao dia 18 de fevereiro. O primeiro por celebrar o aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora, em Fátima, e, o segundo, por ser o dia litúrgico de São Teotónio (aniversário do seu falecimento em 18 de fevereiro de 1162), tornando-se o primeiro Santo Português.

Esta cerimónia religiosa, presidida por Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, contou com a participação de Oficiais Generais da estrutura superior do Exército, de entidades eclesiásticas, nomeadamente Sua Excelência Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, do Vigário-Geral da Diocese das Forças Armadas e Forças de Segurança, do Capelão-Adjunto do Centro de Assistência Religiosa do Exército, do Capelão-Adjunto do Centro de Assistência Religiosa da GNR, do representante da Câmara Municipal da Amadora, para além de militares e civis da Academia Militar.

No decorrer da cerimónia foi celebrado o Pontifical da Dedicação da Capela e do Altar, oficiado por Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, que contou com a participação do Coro dos Alunos da AM para além da presença de convidados civis e militares.

Desejamos que a nossa Capela continue por muitos anos a servir a sua comunidade religiosa.

Imagens alusivas ao evento: