IMG 2419 resize

CERIMÓNIA DE TOMADA DE POSSE DO COMANDANTE DO CORPO DE ALUNOS

A Academia Militar (AM) realizou no dia 8 de outubro, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Corpo de Alunos (CAl), Coronel de Engenharia Carlos Alberto Rocha Afonso, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante da Academia Militar, Major-General Luís António Morgado Baptista, e que teve lugar nas instalações da Amadora.

Revestida de simplicidade, mas sobretudo de grande significado para a AM, a cerimónia decorreu com a presença de todo o efetivo do CAl, salvaguardando a implementação das medidas de proteção individual e de distanciamento social impostas pela pandemia COVID 19.

O Coronel Rocha Afonso ingressou na AM em 1988 e concluiu o Curso de Engenharia Militar, em 1995. Para além desta formação académica, possui diversos cursos, formações e estágios curriculares.

Ao longo da sua carreira desempenhou funções em diversas Unidades e Estabelecimentos do Exército e das Forças Armadas, nomeadamente: na Escola Prática de Engenharia; no Regimento de Engenharia n.º 1; no Estado-Maior-General das Forças Armadas; na Direção de Infraestruturas; e na AM, enquanto diretor do Curso de Engenharia Militar, professor militar e assessor do Comandante da AM para a área das infraestruturas.

No âmbito da sua experiência internacional, destaca-se a sua participação no seio das Forças Nacionais Destacadas na Implementation Force no Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina; em Timor-Leste, no âmbito da missão UNTAET, e no Líbano, em Teatro de Operações.

Da sua folha de serviços constam catorze louvores, dos quais dois concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, dois pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, seis por Oficiais Generais e quatro por outras entidades militares.

É condecorado com a medalha da Ordem Militar de Avis (Grau Cavaleiro), medalha de Serviços Distintos (grau prata), medalhas de Mérito Militar (2.ª e 3.ª Classe), medalha da Cruz de S. Jorge (3.ª Classe), Medalha D. Afonso Henriques (2.ª Classe), medalha de Comportamento Exemplar (grau prata), e com as medalhas ONU, NATO e Comemorativas.

Imagens alusivas à cerimónia. Selecione para ampliar: