la lys 8CERIMÓNIAS DE HOMENAGEM À MEMÓRIA DOS MILITARES PORTUGUESES DO CORPO EXPEDICIONÁRIO PORTUGUÊS

A Academia Militar participou em 2 e 3 de abril de 2022, com uma delegação composta por sete Cadetes-Alunos do Exército, nas Cerimónias de Homenagem à Memória dos Militares Portugueses do Corpo Expedicionário Português mortos durante a Primeira Guerra Mundial, em França, no âmbito do 104.º aniversário da Batalha de La Lys.

No dia 02 de abril, pela manhã, as cerimónias realizaram-se em Richebourg, no Cemitério Militar Português, e em La Couture, junto ao Monumento aos Portugueses Mortos na Grande Guerra. Neste dia, à tarde, foi também inaugurado o Jardim da Paz, em Richebourg.

Já no dia 03 de abril, a cerimónia realizou-se em Boulogne-Sur-Mer, junto do Memorial da Cruz Vermelha, seguindo-se, no Cemitério de Ambleteuse a inauguração da Cruz de Cristo, e a inauguração da Exposição relativa à presença portuguesa em Ambleteuse.

Além de um importante centro estratégico para as forças aliadas, Boulogne-Su-Mer foi, no decurso da Primeira Guerra Mundial, também a base do Corpo Expedicionário Português, onde estavam sediadas as infraestruturas de comando, de sustentação logística e sanitárias.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: