HISTÓRIA, ESTUDOS DE SEGURANÇA E DEFESA
Programa de Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa, realizado no Iscte em parceria com a Academia Militar, proporciona aos doutorandos uma formação aprofundada nos domínios científicos da História, dos Estudos de Segurança e da Defesa.
Os alunos frequentam uma parte curricular composta por dois semestres, participando em seminários sobre as várias áreas científicas do curso, ministrados por docentes da Academia Militar e do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Depois, dispõem de 3 anos lectivos para elaborar a sua tese de doutoramento.
O Doutoramento é fruto de uma parceria entre o Iscte e a Academia Militar, permitindo aos alunos usufruir do que de melhor estas duas instituções podem proporcionar em termos de recursos humanos e materiais.
Os seus alunos têm sido oriundos das mais diversas formações académicas (da História às Ciências Militares, passando pela Ciência Política e pelas Relações Internacionais, pela Economia e pela Gestão, pela Sociologia e a Antropologia) e dos mais diversos contextos profissionais (militares, professores, diplomatas, jornalistas, empresários).
A abertura das fases de candidatura está condicionada à existência de vagas.
Requisitos:
Podem candidatar-se ao Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa:
- Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
- Titulares do grau de licenciado detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do doutoramento;
- Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do doutoramento.
Para candidaturas e outras informações sobre o doutoramento, consulte a página web do Iscte, em: https://www.iscte-iul.pt/curso/123/doutoramento-historia-estudos-de-seguranca-defesa.