CERIMÓNIA DE ENTREGA DAS ESPADAS AOS NOVOS OFICIAIS DO EXÉRCITO
O Exército Português, assinalou, na tarde do dia 01 de outubro de 2021, pelas 15.45, nas instalações da Academia Militar, em Lisboa, o ingresso de 61 novos Oficiais (50 homens e 11 mulheres) no Quadro Permanente da Instituição.
A cerimónia, que contou com a presença de S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Dr. João Gomes Cravinho, entidade que presidiu ao evento, e de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, teve como expoente máximo a entrega das espadas aos Oficiais recém-formados.
A entrega das espadas aos Oficiais que terminam o curso de formação, simboliza a autoridade que lhes é conferida para a função de comando e liderança. O ingresso no Quadro Permanente de Oficiais do Exército tem por base a formação ministrada na Academia Militar que confere o grau de mestrado em Ciências Militares (na especialidade de Infantaria, Artilharia e Cavalaria), em Engenharia Militar, em Engenharia Eletrotécnica Militar (na especialidade de Transmissões, e Material), em Engenharia Mecânica Militar, em Administração Militar, e em Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, e Medicina Veterinária.
Dos 61 novos Oficiais, 42 pertencem às seguintes especialidades: 12 são de Infantaria; seis de Artilharia; seis de Cavalaria; quatro de Administração Militar; quatro de Engenharia Militar; cinco de Engenharia Eletrotécnica Militar (quatro na especialidade Transmissões e um na especialidade Material); três Engenharia Mecânica Militar; um de Medicina Farmácia; e um de Medicina Veterinária. Os restantes 19 Oficiais são provenientes de outros cursos (oito do Curso Ordinário para o ingresso nos Quadros Especiais do Serviço de Saúde e 11 provenientes do Curso de Formação Militar e Complementar para o ingresso nos Quadros de Técnicos de Saúde do Exército).
No final, houve ainda lugar à entrega das Cartas e Distintivos de Curso e dos Diplomas de Mestrado aos dois alunos finalistas, oriundos dos Países Amigos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que terminam com aproveitamento o Mestrado em Ciências Militares na especialidade de Administração Militar. Ao aluno PALOP melhor classificado foi ainda entregue o Prémio “Ministro da Defesa Nacional”, o qual foi instituído em 1991, com a finalidade de agraciar o melhor classificado entre estes alunos.
Imagens alusivas à cerimónia. Selecione para ampliar: