DSC 6443 resizeCERIMÓNIA DE ENTREGA DAS ESPADAS AOS NOVOS OFICIAIS DO EXÉRCITO

A Academia Militar (AM) assinalou na tarde do dia 04 de outubro de 2018, nas suas instalações em Lisboa, o ingresso de 76 novos Oficiais (56 homens e 20 mulheres) nos Quadros Permanentes do Exército, numa cerimónia presidida por S. Exa, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, e que teve como expoente máximo a entrega das espadas aos Oficiais recém-formados.

A entrega das espadas aos Oficiais que terminam o curso de formação, simboliza a autoridade que lhes é conferida para a função de comando e liderança. O ingresso no Quadro Permanente de Oficiais do Exército tem por base a formação ministrada na Academia Militar que confere o grau de mestrado em Ciências Militares (na especialidade de Infantaria, Artilharia e Cavalaria), em Engenharia Militar, em Engenharia Electrotécnica Militar (na especialidade de Transmissões), em Engenharia Mecânica Militar (na especialidade de Material), em Administração Militar, e em Formação Complementar do Mestrado de Medicina.

Dos 76 novos Oficiais, 35 pertencem às seguintes especialidades: quatro de Infantaria, três de Artilharia, um de Cavalaria, um de Administração Militar, oito de Engenharia Militar, cinco de Formação Complementar do Mestrado de Medicina, nove de Engenharia Electrotécnica Militar (na especialidade de Transmissões), três de Engenharia Mecânica Militar (na especialidade de Material), um de Engenharia Electrótecnica Militar (na especialidade de Material) e 41 Oficiais do Quadro Especial de Técnicos de Saúde, que ingressaram no Quadro de Oficiais Permanentes do Exército na categoria de Oficial ao abrigo da Portaria nº.379/2015 de 22 de Outubro de 2015. Estes 41 novos Oficiais são provenientes dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Diagnóstico Terapêutica, tendo realizado a Formação para a Transição para a Categoria de Oficiais no Quadro Especial de Técnicos de Saúde de modo a integrarem os Quadros Permanentes do Exército.

Imagens alusivas à cerimónia. Selecione para ampliar: