IMG 8189EVOCAÇÃO DA MEMÓRIA DO GENERAL JOSÉ ALBERTO LOUREIRO DOS SANTOS

O General Loureiro dos Santos faleceu em 2018 e a Academia Militar (AM), enquanto beneficiária do seu conhecimento, determinou a realização da Conferência “General Loureiro dos Santos”, com uma periodicidade anual, que em princípio devia coincidir com a data da sua morte, 17 novembro.

A conferência tem como objetivo continuar a estudar o seu inestimável legado, em matéria de História Militar, Estratégia, Relações Internacionais, Geopolítica e Segurança e Defesa, que pela sua intemporalidade nos fomenta a refletir o futuro.

Este ano, em consequência da pandemia COVID-19 e às recomendações da Direção Geral de Saúde, foi determinado adiar a conferência, que devia ocorrer em 17 de novembro.

O percurso do General Loureiro dos Santos foi notável, tendo um currículo académico e militar impar. Da sua formação releva-se o Curso de Artilharia da Escola do Exército, Curso de Estado-Maior e o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, onde também realizou o Doutoramento em Ciências Militares. Dotado de uma destacada inteligência e experiência académica, o General Loureiro dos Santos lecionou no Instituto de Altos Estudos Militares, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, no Instituto de Defesa Nacional e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Ao longo da sua carreira desempenhou diversas funções destacando-se a de Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, de Ministro da Defesa Nacional dos IV e V Governos Constitucionais e de Chefe de Estado-Maior do Exército.

O seu importante legado na área das Ciências Militares, nomeadamente em matéria de Estratégia, Segurança e Defesa, como autor de vários livros e artigos de opinião e a sua presença assídua enquanto comentador televisivo e como conferencista em vários fóruns, fazem do General Loureiro dos Santos uma das mentes mais brilhantes das últimas décadas.

Assinalando a passagem do 2º aniversário sobre o seu falecimento, a Academia Militar, através de uma pequena delegação de alunos, quis prestar a devida homenagem à figura e ao legado transmitido pelo General Loureiro dos Santos, com a deposição de uma coroas de flores, na sua campa, no cemitério de Carnaxide.