IMG QWE 1EXERCÍCIO TÁTICO E DE FOGOS REAIS

A Academia Militar realizou, entre 21 e 24 de fevereiro de 2022, no Polígono de Tiro em Vendas Novas, o exercício tático e de fogos reais destinado aos Cadetes-Alunos do 4.º Ano do Curso de Artilharia.

Este exercício visou complementar, consolidar e validar os objetivos específicos das Unidades Curriculares Tática de Artilharia I e Sistemas de Armas de Artilharia e Tiro I.

Os alunos participaram em sessões práticas sobre procedimentos de pontarias, instrução sobre Escola de Secção, e assistiram à retificação dos aparelhos de pontaria e recuo artificial de obuses. No decorrer do exercício executaram reconhecimentos, selecionaram e ocuparam de posições, executaram exercícios de observação de tiro utilizando o sistema de simulação INFRONT/CESAFE, e executaram fogos reias, desempenhando os alunos as diferentes funções de Comandante de Bateria de Bocas de Fogo (Btrbf), Comandante da Bateria de Tiro, Adjunto do Comandante da Btrbf, Sargento de Tiro, Observador Avançado, Chefe do Posto Central de Tiro (PCT), Calculador, Operador de PCT, Guia do PCT e Guia das Transmissões.

O Regimento de Artilharia 5, o Regimento de Engenharia N.º 1, e a Direção de Saúde, apoiaram a concretização deste exercício, quer com meios humanos, quer com viaturas, equipamentos e materiais, de que se destacam duas Secções de Bocas de Fogo com o Obus M114A1 155mm/23, permitindo que fossem alcançados os objetivos estabelecidos para este essencial período de formação.

IMG QWE 2IMG QWE 3IMG QWE 4IMG QWE 5IMG QWE 6IMG QWE 7