img012xFALECIMENTO DO MESTRE YOKOCHI

A Academia Militar lamenta o desaparecimento de um dos seus mais ilustres professores, Shintaro Yokochi, que ao longo de mais de duas décadas serviu este estabelecimento de ensino superior público militar, facto que nos deixa “de luto” pela perda do tão consagrado professor (mestre) de natação, de inúmeros cadetes e atletas olímpicos de Portugal.

Na vida, aquilo que nos marca de uma forma indelével é, inevitavelmente, o relacionamento que estabelecemos com as pessoas com que nos cruzamos ao nível familiar, profissional ou de lazer, e na sua Academia Militar, o professor Yokochi, ganhou o respeito de militares e civis, professores e alunos e ainda hoje, na memória de muitos, permanece a imagem extremamente disciplinada de um civil, numa posição respeitosa, em sentido, recebendo uma formatura de alunos no recinto da piscina, momentos antes de se iniciar um treino.

Das palavras que proferia, nem todas facilmente percetíveis no meio ruidoso da piscina, o “Mestre” Yokochi será recordado pelo seu inesquecível “ir e bir” no início das sessões de treino e, sobretudo, pela sua entrega e esforço na evolução dos jovens cadetes-alunos.

Neste sentido, importa divulgar quem dedicou uma grande parte da sua existência a transmitir conhecimento, assim como a incutir disciplina e espírito de sacrifício a muitos daqueles que passaram pela instituição ou que ainda estão ao seu serviço.

À família enlutada a Academia Militar apresenta as mais sentidas condolências.