FORMAÇÃO MILITAR COMPLEMENTAR DO QUADRO ESPECIAL DO SERVIÇO DE SAÚDE E DO QUADRO DE TÉCNICOS DE SAÚDE
A Academia Militar (AM) iniciou hoje, dia 05 de abril de 2021, a formação militar complementar dos sete candidatos (três médicos veterinários e cinco farmacêuticos) do concurso ordinário do Quadro Especial do Serviço de Saúde e 12 do concurso de ingresso no Quadro Permanente de sete enfermeiros e cinco enfermeiros veterinários.
Para marcar o início da formação realizou-se uma cerimónia de apresentação e graduação dos candidatos no posto de Alferes, numa cerimónia presidida pelo Comandante da Academia Militar, Major-General Luís António Morgado Baptista, na qual proferiu uma alocução. Tomou ainda a palavra, o Diretor de Curso, Tenente-Coronel de Infantaria Roberto Mariano.
A Formação Militar Complementar, que irá terminar em 30 de setembro, tem como objetivo proporcionar a formação militar e a preparação física indispensáveis ao ingresso, como Oficiais do Quadro Permanente, no Quadro Especial do Serviço de Saúde e no Quadro de Técnicos de Saúde.
No período de formação compreendido entre 05 de abril e 15 de julho serão ministradas as seguintes disciplinas:
- Noções Gerais de Direito Administrativo;
- Organização Militar;
- Logística;
- Tática Geral e Operações Militares;
- Ética e Liderança;
- Teoria Geral da Estratégia;
- História Militar;
- Teoria das Relações Internacionais;
- Formação Geral Militar.
Após um período de avaliação dos conteúdos programáticos atrás mencionados, os formandos irão colocar em prática a Formação Geral Militar num Bloco de Formação Militar, a que se seguirá o Tirocínio.
Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: