PT CAVE FOTO 2019001 46 resize

HOMENAGEM AO MARQUÊS DE SÁ DA BANDEIRA, PATRONO DA ACADEMIA MILITAR

Por ocasião do 143.º aniversário da morte do General Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, Marquês de Sá da Bandeira, a Academia Militar (AM) prestou, na manhã do dia 06 de janeiro, na cidade de Santarém, a sentida homenagem ao seu patrono, antigo aluno da Academia Real de Artilharia Fortificação e Desenho, e fundador da Escola do Exército, ambas percursoras da AM.

A cerimónia teve início no Largo do Seminário com a deposição de duas coroas de flores junto à estátua do Marquês de Sá da Bandeira, a que se seguiu uma alocução alusiva à personalidade, vida e obra do Marquês. Seguidamente, no Cemitério Municipal de Santarém foi também depositada uma coroa de flores junto ao túmulo do Marquês de Sá da Bandeira, seguindo-se de um minuto de silêncio e de uma prece pelo Capelão da AM, Pe. Tenente-Coronel Borges da Silva.

À sentida homenagem associaram-se o Presidente da Câmara Municipal de Santarém, diversas distintas personalidades da cidade de Santarém, para além de familiares do Marquês de Sá da Bandeira, entre outros.

Recordamos, aqui, uma transcrição do Anuário, de 1956/1957, da Escola do Exército, pp. 15-17

Imagens alusivas à Cerimónia, selecione para ampliar: