As Ciências Militares são um corpo de conhecimentos de natureza multidisciplinar, relativos à edificação e emprego de capacidades militares utilizadas na defesa, vigilância, controlo e segurança dos espaços sob soberania ou jurisdição nacional, na resposta a crises, conflitos e emergências complexas, em missões humanitárias e de paz, em apoio ao desenvolvimento e bem-estar, na cooperação e assistência militar, bem como na atividade de segurança interna. As ciências militares organizam-se nas seguintes áreas de conhecimento: estudo das crises e dos conflitos armados, operações militares, técnicas e tecnologias militares, comportamento humano e saúde em contexto militar e estudos de segurança interna e dos fenómenos criminais.
The Military Science is a body of multidisciplinary knowledge concerning the edification and use of military capabilities used in defense, surveillance, control and safety of spaces under national sovereignty or jurisdiction, in response to crises, conflicts and complex emergencies in humanitarian and peace missions, to support the development and well-being, cooperation and military assistance, as well as internal security activity. Military sciences are organized in the following areas of knowledge: study of crises and armed conflicts, military operations, technical and military technology, human behavior and health in the military context and internal security studies and criminal phenomena.
A INFANTARIA é uma Arma do Exército constituindo uma força militar preparada para atuar em todas as situações, paz, crise ou conflito, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas. Desloca-se a pé ou em viaturas de rodas ou de lagartas, podendo ser transportada ou lançada por meio aéreo. Inclui militares das Forças Especiais (Comandos, Operações Especiais e Paraquedistas).
INFANTRY is an Army branch constituting a military force prepared to act in all situations, peace, crisis or conflict, in all types of terrain and under any weather conditions. Moves on foot or in vehicles wheeled or tracked, and can be transported and launched by air. It includes military Special Forces (Command, Special Operations and Paratroopers).
Mestrado Integrado em Ciências Militares – Especialidade de Infantaria, destina-se a para preparar quadros com competências e capacidade para comandar unidades de Infantaria ou de armas combinadas, em situações de paz ou de risco do conflito armado, em resposta às exigências da defesa nacional. Para tal o seu conteúdo programático é direcionado para as seguintes áreas fundamentais:
- Formação científica de base técnica e tecnológica, destinada a satisfazer as qualificações profissionais indispensáveis ao desempenho de funções técnicas da especialidade de Infantaria;
- Formação comportamental escorada numa sólida educação militar, moral e cívica a fim de desenvolver qualidades de comando, direção e chefia inerentes à condição militar, preparação física e formação;
- Desenvolvimento da capacidade de raciocínio autónomo, análise e síntese, com espírito crítico, flexível e criativo;
The Master in Military Sciences - Specialty Infantry, intended to prepare staff with skills and ability to command infantry units or combined arms in situations of peace or risk of armed conflict in response to the demands of national defense. To this end its syllabus is directed to the following key areas:
- Scientific training of technical and technological basis designed to meet the professional qualifications essential to the performance of technical functions of Infantry specialty;
- Behavioral training based on a solid military education, moral and civic order to develop command qualities, direction and leadership inherent in the military condition, fitness and training;
- Development of independent reasoning skills, analysis and synthesis with critical, flexible and creative spirit;
Para saber mais sobre a Infantaria Portuguesa e as suas missões, consulta www.exercito.pt
Estrutura curricular e plano de estudos do Mestrado Integrado em Ciências Militares, na especialidade de Infantaria
1.º Ano
1.º Semestre
Matemática Geral I
Matemática Geral I
ECTS 8 Horas/Semana 5 Código UC N111
Química Geral e de Explosivos
Química Geral e de Explosivos
Compreensão da estrutura, propriedades e transformação da matéria em geral. Identificação da presença de espécies ácidas e bases presentes numa solução.
Geografia
Geografia
ECTS 4 Horas/Semana 3 Código UC M321
Reconhecer a evolução da Geografia;
Definir Geografia;
Definir Geografia Física e Humana;
Caracterizar e Identificar os Fatores geográficos;
Caracterizar o Oceano Glaciar Ártico;
Caracterizar o Oceano Atlântico;
Caracterizar o Oceano Índico;
Caracterizar o Oceano Pacífico;
Caracterizar o Oceano Glaciar Antártico;
Caracterizar o Continente Europeu;
Caracterizar o Continente Americano;
Caracterizar o Continente Africano;
Caracterizar o Continente Asiático;
Caracterizar a Oceânia;
Caracterizar o Espaço Estratégico de interesse Nacional Permanente de Portugal (de acordo com o Conceito Estratégico de Defesa Nacional);
Metodologia da Comunicação
Metodologia da Comunicação
ECTS 4 Horas/Semana 3 Código UC H222 OA1 – Adquirir técnicas para organizar o estudo e aprender ativamente, no trabalho individual e de grupo; OA2 – Aperfeiçoar a expressão escrita e oral, atendendo aos fatores linguísticos, pragmáticos e estilísticos; OA3 – Desenvolver capacidades de pesquisa para selecionar, tratar e utilizar informação; OA4 – Identificar os mecanismos do processo de comunicação e as suas condições de eficácia, para interagir eficazmente com outros interlocutores em situações diversificadas; OA5 - Usar a criatividade e o rigor intelectual na planificação, redação, apresentação e discussão de trabalhos académicos. Learning outcomes of the curricular unit: LO1 - Acquire techniques to organize the study and actively learn in individual and group work; LO2 - Improve written and oral expression, given the linguistic, pragmatic and stylistic factors; LO3 - Develop research skills to select, process and use information; LO4 - Identify the mechanisms of the communication process and its effectiveness conditions, to interact effectively with other interlocutors in diverse situations; LO5 - Use creativity and intellectual rigor in planning, writing, presentation and discussion of academic work.
Noções Fundamentais de Direito
Noções Fundamentais de Direito
ECTS 6 Horas/Semana 3 Código UC H311 Pretende-se desenvolver nos alunos as competências de raciocínio crítico, de raciocínio analítico (dimensão cognitiva), de trabalho de equipa (dimensão da liderança) e de comunicação (dimensão de liderança/influência), através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, metodologia de avaliação e conteúdos programáticos. Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 – Identificar o corpo conceptual atinente; OA2 – Interpretar o respetivo corpo conceptual; OA3 - Explicar o aludido corpo conceptual; OA4 –Aplicar o corpo conceptual. Learning outcomes of the curricular unit: It is intended to develop students' critical thinking competencies, analytical reasoning (cognitive dimension),teamwork (dimension of leadership) and communication (dimension of leadership/ influence), through the combined effect between teaching methodology, methodology evaluation and program content. These seek to contribute to achieving the following Learning Objectives (LO): LO 1 Identify the conceptual body regards; LO 2 Interpret its conceptual body; LO 3 Explain the concept alluded body; LO 4 Apply the conceptual body.
Inglês I
Inglês I
ECTS 2 Horas/Semana 3 Código UC I111 Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): OA1 – Reconhecer e utilizar (Rec&Ut) vocabulário relacionado (Voc Rel) com veículos militares e aeronaves. OA2 – Identificar e utilizar vocabulário relacionado com o treino básico. OA3 – Rec&Ut o alfabeto militar. OA4 – Rec&Ut Voc Rel com armas e equipamento. OA5 – Rec&Ut Voc Rel com a rotina militar do cadete. OA6 – Identificar e utilizar as horas no contexto militar. OA7 – Rec&Ut Voc Rel com a carreira militar. OA8 – Rec&Ut Voc Rel com o uniforme militar. OA9 – Rec&Ut Voc Rel com a organização militar; postos militares; unidades militares. OA10 – Rec&Ut Voc Rel com responsabilidades e funções de natureza militar. OA11 – Rec&Ut formas de tratamento dentro do contexto militar. OA12 – Rec&Ut Voc Rel com desporto e equipamento desportivo; a pista de obstáculos. OA13 – Identificar e utilizar Voc Rel com pessoal e edifícios de uma base militar. OA14 – Rec&Ut Voc Rel com a indicação de direções. AO15 – Aplicar conhecimentos adquiridos. Learning outcomes of the curricular unit: LO1 - Recognize and utilize (Rec&Ut) related vocabulary (Voc Rel) with military vehicles and aircraft. LO2 - Identify and use vocabulary related to basic training; LO3 - Rec&Ut military alphabet; LO4 - Rec&Ut Voc Rel with weapons and equipment; LO5 - Rec&Ut Voc Rel with military Cadet daily life; LO6 - Identify and use the time in the military context. LO7 - Rec&Ut Voc Rel with a military career; LO8 - Rec&Ut Voc Rel with military uniform; LO9 - Rec&Ut Voc Rel with the military organization, military ranks, military units; LO10 - Rec&Ut Voc Rel with responsibilities and functions of a military nature; LO11 - Rec&Ut forms of treatment within the military context; LO12 - Rec&Ut Voc Rel with sports and sports equipment; the obstacle course; LO13 - Identify and use Voc Rel with personnel and Buildings of a military base; LO14 - Rec&Ut Voc Rel with an indication direction; LO15 - Apply acquired knowledge.
2.º Semestre
Álgebra Linear
Álgebra Linear
Compreender os conceitos, técnicas básicas e aplicações elementares de Álgebra Linear: matrizes; determinantes; sistemas de equações lineares, aplicações lineares, dependência e independência linear; vetores e valores próprios; bases ortonormadas, ângulos, áreas e volumes.
Introdução à Programação
Introdução à Programação
Efetuar a análise, o desenho e desenvolvimento de aplicações de desktop, num ambiente integrado de desenvolvimento (e.g., BlueJ);
Organização Militar
Organização Militar
Identificar e explicar o corpo conceptual atinente às noções fundamentais de Segurança e Defesa e a identificação das diversas organizações, nomeadamente: Segurança e Defesa Nacional; a Organização Superior de Defesa Nacional; A final idade e as características das Forças Armadas; a Organização Superior das Forças Armadas e suas missões; a Cadeia de Comando e Estrutura do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Guarda Nacional Republicana.
Elementos de Armamento
Elementos de Armamento
Explicar e discutir conceitos sobre operar armas de fogo com segurança.
História de Portugal
História de Portugal
Caracterizar a formação do reino de Portugal
Introdução às Ciências Sociais
Introdução às Ciências Sociais
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA 1 - Descrever a génese e o desenvolvimento das Ciências Sociais e Humanas, a título histórico.
OA 2 - Reconhecer a especificidade da área das Ciências Sociais e Humanas no contexto das outras Ciências;
OA 3 - Identificar a pluralidade, multidisciplinaridade e interdependência das Ciências Sociais e Humanas;
OA 4 - Explicar o domínio da investigação científica em Ciências Sociais e Humanas;
OA 5 - Elaborar um Trabalho de Investigação de Grupo (TIG) utilizando correctamente a Metodologia de Investigação Científica em Ciências Sociais e Humanas.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1 - Describe the origin and development of the Social Sciences and Humanities, in a historic perspective.
LO2 - Recognizing the specificity of the area of Social and Human Sciences in the context of other sciences.
LO3 - Identify the plurality, multidisciplinary and interdependence of social and human sciences.
LO4 - Explain the scientific research in social sciences and humanities;
LO5 - Prepare a Research Working Group using correctly the Scientific Research Methodology in Social Sciences and Humanities.
Inglês II
Inglês II
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com a NATO.
OA2 – Identificar e utilizar vocabulário relacionado com a condição física.
OA3 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com exercícios militares.
OA4 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com operações de manutenção da paz; minas e desminagem.
OA5 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com funções e responsabilidades no quartel general da ONU; partes da espingarda; níveis de alerta; medidas de segurança. OA6 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com o colunas militares; ajuda humanitária; escolta militar; linguagem nas comunicações via rádio.
OA7 – Reconhecer e utilizar vocabulário relacionado com patrulhas.
OA8 – Aplicar conhecimentos adquiridos.
AO9 – Redigir diversos tipos de textos de cariz militar
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1 - Recognize and use NATO vocabulary.
LO2 - Identify and use vocabulary related to the physical condition.
LO3 - Recognize and use vocabulary related to military exercises.
LO4 - Recognize and use vocabulary related to peacekeeping operations; mines and demining.
LO5 - Recognize and use vocabulary related to tasks and responsibilities in the headquarters of the UN; parts of the shotgun; alert levels; security measures.
LO6 - Recognize and use vocabulary related to the military convoys; humanitarian aid; military escort; language in radio communications.
LO7 - Recognize and use patrols vocabulary.
LO8 - Apply knowledge acquired.
LO9 - Write different types of military texts.
2.º Ano
1.º Semestre
Matemática Geral II
Matemática Geral II
Classificar ângulos e triângulos, identificar os pontos notáveis de um triângulo, saber trabalhar com os conceitos trigonométricos fundamentais, saber determinar coordenadas na reta, no plano e no espaço, saber determinar equações de retas e identificar a posição relativa de duas retas.
Topografia I
Topografia I
Conhecimento da Trigonometria Plana, e algum domínio das ferramentas de cálculo que lhe são inerentes, são elementos facilitadores para o sucesso, ao que se adiciona um razoável domínio do cálculo de áreas e volumes.
Noções da Geometria Plana são igualmente mais-valias para a normalidade do entendimento da Topografia.
História Militar I
História Militar I
Caracterizar a atividade militar Medieval e descrever as táticas e técnicas militares dominantes;
Tática Geral e Operações Militares I
Tática Geral e Operações Militares I
Sociologia Militar
Sociologia Militar
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1.Compreender a construção do conhecimento em Sociologia e Sociologia Militar.
OA2. Enquadrar relações entre sociedade civil, profissão e instituição militar. OA3.Identificar padrões de cultura na profissão e instituição militar, e nas outras profissões e instituições.
OA4. Analisar processos de identificação entre sociedade civil e instituição castrense. OA5.Reconhecer nas Forças Armadas (FA) dinâmicas de socialização, integração e exclusão, com implicações na representatividade, identificação e legitimidade. OA6.Compreender o alcance da gestão de recursos humanos na instituição castrense e os reflexos nos processos de tomada de decisão e na eficiência organizacional. OA7.Reconhecer fundamentos e consequências dos processos de profissionalização nas FA.
OA8.Identificar inferências dos níveis de privatização do sector militar, na reflexão sobre o Poder e o Estado.
OA9.Analisar as forças militares nos cenários de conflito, relevando tipos de ameaças e suas consequências.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO 1 Understand the construction of knowledge in Sociology and Sociology Military.
LO 2 Frame relations between civil society, professional and military.
LO 3 Identify patterns of culture in the profession and military institution, and in other professions and institutions.
LO 4 Analyze processes of identification between civil society and castrense institution.
LO 5 Recognizing the dynamic military socialization, integration and exclusion, with implications for representation, identity and legitimacy.
LO 6 Understand the scope of human resource management in castrense institution and reflections in decisionmaking processes and organizational efficiency.
LO 7 Recognize grounds and consequences of the professionalization process in the military.
LO 8 Identify inferences from privatization levels of the military, in thinking about the power and the state.
LO 9 Analyze military forces in conflict scenarios, emphasizing types of threats and their consequences.
Sistemas Computacionais e de Comunicação
Sistemas Computacionais e de Comunicação
Inglês III
Inglês III
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 - Revisão, consolidação e desenvolvimento das competências linguísticas adquiridas nos semestres anteriores;
OA2 - Aquisição e ampliação de conhecimentos de índole técnico-militar em língua inglesa;
OA3 - Utilização de competências sistémicas/organizacionais e cognitivas no âmbito da língua inglesa, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências de comando e liderança, à construção de relações e à capacidade de exercer influência.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1: Review, consolidation and development of language skills acquired in previous semesters;
LO2: Acquisition and extension of military-technical nature of knowledge in English;
LO3: Use of systemic / organizational and cognitive skills within the English language, particularly with regard to the development of command and leadership skills, building relationships and the ability to exert influence.
2.º Semestre
Física
Física
Compreender os conceitos da mecânica.
Topografia II
Topografia II
Instrumentos Topográficos de Campo para a medição de ângulos.
Base de Dados
Base de Dados
Sistema de Gestão de Ficheiros vs Sistema de Gestão de Bases de Dados (BD)
Segurança da Informação dos Sistemas de Informação e Ciberdefesa
Segurança da Informação dos Sistemas de Informação e Ciberdefesa
Caraterizar os principais vetores de ataque de um possível adversário e explicar a modelação de métodos de ataque, através da técnica de árvores de ataque, dos diagramas de fluxos de dados e da análise morfológica geral.
Utilizar métodos de identificação e avaliação do risco de segurança da informação (e.g., método da Microsoft, ISO/IEC 27005).
Explicar algumas das principais abordagens de segurança da informação, dos Sistemas de Informação e de ciberdefesa ao nível Organizacional (e.g., ISO/IEC 27001, NIST 800-53, NATO).
Construir uma política e um plano de segurança da informação.
Identificar e analisar alguns dos principais problemas de segurança da informação, dos Sistemas de Informação e da ciberdefesa, e a sua possível solução.
Noções Gerais de Direito Administrativo
Noções Gerais de Direito Administrativo
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Identificar o conceito de Administração Pública nos vários sentidos do termo.
OA2 – Analisar o Direito Administrativo, designadamente, a sua função e caraterísticas. OA3 – Identificar e analisar os princípios gerais de Direito Administrativo.
OA4 – Reconhecer a organização administrativa (portuguesa).
OA5 – Analisar a hierarquia administrativa, nomeadamente, quais os poderes do superior. OA6 – Analisar o regime jurídico da pessoas coletivas e públicas.
OA7 – Identificar os conceitos de atribuições e competências.
OA8 – Analisar os principais atos do exercício administrativo: O regulamento e o ato administrativo.
OA9 – Analisar as fases do procedimento administrativo.
OA10 – Identificar os principais mecanismos de defesa dos particulares face à Administração.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1 - Identify the concept of public service in the various senses of the term.
LO2 - Analyze the Administrative Law, in particular, their function and features.
LO3 - Identify and analyze the general principles of administrative law.
LO4 - Recognize the administrative organization (Portuguese).
LO5 - Analyzing the administrative hierarchy, namely, what the higher powers.
LO6 - Analyze the legal framework of collective and public figures.
LO7 - Identify the concepts of duties and powers.
LO8 - Analyze the main acts of administrative exercise: The regulation and administrative action.
LO9 - Analyze phases of the administrative procedure.
LO10 - Identify the main defence mechanisms of individuals against the Administration.
Inglês IV
Inglês IV
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Adquirir e reconhecer vocabulário técnico de língua inglesa na área militar e de segurança;
OA2 – Redigir diversos tipos de textos de cariz específico militar e de segurança;
OA3 – descrever procedimentos e situações do quotidiano militar e de segurança;
OA4 – Utilizar vocabulário aprendido e/ou reconhecido para resolver situações diversas ligadas à vida militar;
OA5 – Demonstrar domínio do vocabulário específico adquirido.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO 1 Acquire and recognize English language technical vocabulary in the military and security.
LO 2 Compose different types of military specific nature of texts and security.
LO 3 describe procedures and situations of everyday military and security.
LO 4 Use vocabulary learned and / or recognized to solve different situations related to military life.
LO 5 Demonstrate specific vocabulary of the domain acquired.
3.º Ano
1.º Semestre
Probalidades e Estatística
Probalidades e Estatística
Recolha e agrupamento de dados estatísticos de acordo com a natureza dos mesmos;
Logística
Logística
Identificar a evolução do conceito de Logística e os seus princípios.
História Militar II
História Militar II
Caracterizar a atividade militar na transição da idade moderna para a idade contemporânea;
Introdução à Gestão
Introdução à Gestão
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1: Explicar o papel dos Gestores e da Gestão nas Organizações;
OA2: Reconhecer os marcos mais significativos atinentes à evolução da Gestão, das Metáforas Organizacionais e das Teorias Organizacionais;
OA3: Relacionar Sistema Organizacional, Contexto Organizacional e Sistema Comportamental;
OA4: Compreender o significado de Estratégia Empresarial, de Dinâmica Organizacional, de Mudança Organizacional e do Processo Racional de Tomada de Decisão;
OA5: Explicar o impacto da Gestão de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas nas Organizações;
OA6: Identificar as diferentes ópticas de análise de rendibilidade;
OA7: Reconhecer a importância da Ética e da Responsabilidade Social na Gestão.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1: Explain the role of Managers and Management in Organizations;
LO2: Recognize the most significant landmarks relating to the evolution of Management of Organizational Metaphors and Organizational Theories;
LO3: Relate Organizational system, organizational context and Behavioral System;
LO5: Understand the meaning of Business Strategy, Organizational Dynamics, Organizational Change and Rational Decision-making;
LO6: Explain the impact of Human Resource Management / Human Resources Management in Organizations;
LO7: Identify the profitability analysis of optical;
LO8: Recognize the importance of Ethics and Social Responsibility in Management.
Noções Fundamentais de Ciência Politica e Direito Constitucional
Noções Fundamentais de Ciência Politica e Direito Constitucional
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Identificar o objecto da Ciência Política
OA2 – Reconhecer os métodos da Ciência Política
OA3 – Sumarizar a História das Ideias Políticas
OA4 – Identificar os elementos constitutivos do Estado
OA5 – Explicar os elementos constitutivos do Estado
OA6 – Reconhecer as formas de Governo
OA7 – Explicar as formas de Governo
OA8 – Reconhecer os fins e as funções do Estado
OA9 – Explicar os fins e as funções do Estado
OA10 – Descrever a organização do poder político do Estado
OA11 – Identificar regimes políticos, sistemas de governo, sistemas eleitorais e partidos políticos
OA12 – Explicar regimes políticos, sistemas de governo, sistemas eleitorais e partidos políticos
OA13 – Reconhecer e justificar o Direito Constitucional como Conceito
OA14 – Sumarizar a História Constitucional Portuguesa
OA15 – Resumir e interpretar a Constituição da República Portuguesa de 1976
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1 - Identify the object of Political Science
LO2 - Recognize the methods of Political Science
LO3 - Summarize the History of Political Ideas
LO4 - Identify the elements of the State
LO5 - Explain the elements of the State
LO6 - Recognize forms of government
LO7 - Explain the forms of Government
LO8 - Recognize the purpose and functions of the state
LO9 - Explain the purpose and functions of the state
LO10 - Describe the organization of the political power of the state
LO11 - Identify political regimes, systems of government, electoral systems and political parties
LO12 - Explain political regimes, systems of government, electoral systems and political parties
LO13 - Recognize and justify the constitutional law as Concept
LO14 - Summarize the Portuguese Constitutional History
LO15 - Summarize and interpret the Constitution of the Republic 1976
Organização do Terreno
Organização do Terreno
Adquirir os conceitos básicos de Organização do Terreno, sua evolução histórica e enquadramento no moderno campo de batalha, relacionando o binómio Ameaça-Proteção ao nível das seguintes áreas:
- Vigilância/Contravigilância do campo de batalha;
- Explosivos e artifícios de fogo;
- Obstáculos convencionais e de reforço;
- Ameaça nuclear, biológica e química.
2.º Semestre
Investigação Operacional
Investigação Operacional
Programação Linear: O modelo de programação linear. Exemplos de formulação matemática deste modelo. Método gráfico. Método Simplex. Dualidade e interpretação económica. Análise de sensibilidade e pos-optimal.
Gestão da Comunicação
Gestão da Comunicação
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Reconhecer estruturas e tipologias da comunicação interna nas organizações militares.
OA2 – Elaborar planos de comunicação adequados às necessidades organizacionais, fazendo uso criterioso da informação e mobilizando as técnicas, suportes e redes adequadas às situações.
OA3 – Identificar o processo que vai do acontecimento ao produto jornalístico, tendo em conta as regras de funcionamento das redações dos diferentes órgãos de comunicação e as expectativas dos jornalistas.
OA4 - Identificar a relação entre os jornalistas e as fontes, para melhor agir perante a Comunicação Social respeitando princípios éticos, determinações institucionais e interesse público.
OA5 - Desenvolver planos de ação para a comunicação com os media, em situações rotineiras ou de crise, tendo por referência as necessidades da organização militar, as regras de funcionamento do campo mediático e o seu poder de influência, quer no que concerne aos media tradicionais, quer aos novos media.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1 - Recognize structures and types of internal communication in military organizations. LO2 - Developing appropriate communication plans to organizational needs by making judicious use of information and mobilizing the technical, media and networks appropriate to situations.
LO3 - Identify the process that goes from event to journalistic product, taking into account the operating rules of the newsrooms of various levels of communication and expectations of journalists.
LO4 - Identify the relationship between journalists and sources, to better take action before the Social Communication respecting ethical principles, institutional determinations and public interest.
LO5 - Develop action plans for communication with the media, in routine or crisis situations, with reference to the needs of the military organization, the operating rules of the media field and its power to influence, whether in relation to traditional media, either to new media.
Tática Geral e Operações Militares II
Tática Geral e Operações Militares II
Identificar e explicar os Fundamentos das Operações Ofensivas, bem como a sua tipologia.
Reconhecer e identificar a Doutrina Defensiva do Inimigo Genérico Tipo A.
Identificar e explicar os Fundamentos das Operações Defensivas, bem como a sua tipologia.
Reconhecer e identificar a Doutrina Ofensiva do Inimigo Genérico Tipo A.
Identificar e explicar as Operações de Estabilização, interpretando as finalidades, princípios e tarefas primárias que regem este tipo de operações.
Identificar e explicar as Operações de Apoio Civil, interpretando as finalidades, princípios e tarefas primárias que regem este tipo de operações.
Identificar, distinguir e explicar as diferentes Tarefas de Transição.
Identificar e explicar as Operações com capacidades específicas.
Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Recursos Humanos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 - Identificar o corpo conceptual quanto à direção de recursos humanos.
OA2 - Explicar o corpo conceptual relativamente ao planeamento, recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e das competências, desenho de postos e qualificação de funções.
OA3 - Aplicar adequada e corretamente os conhecimentos técnicos adquiridos.
OA4 - Interpretar e examinar questões e situações em Gestão de Recursos Humanos. OA5 - Analisar os problemas e apresentar as soluções da resolução de casos práticos. OA6 - Transmitir segurança nas apresentações orais, sabendo organizar e comunicar as ideias.
OA7 - Possuir capacidade de planeamento, coordenação, organização.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1: Identify the conceptual body on the direction of human resources.
LO2: Explain the conceptual body for the planning, recruitment, selection, performance evaluation and skills, put design and qualification functions.
LO3: Adequate and properly apply the expertise acquired.
LO4: Interpret and examine issues and situations in Human Resource Management.
LO5: Analyze problems and present solutions of solving practical cases.
LO6: Providing security in oral presentations, knowing organize and communicate ideas. LO7: Have capacity for planning, coordination, organization.
Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados
Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados
Enquadrar os conceitos atinentes ao Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados;
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Enquadrar os conceitos atinentes ao Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados;
OA2 – Identificar o disposto nas Normas de Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados;
OA3 – Enquadrar juridicamente as Operações de Resposta a Crises e as Operações de Apoio à Paz;
OA4 – Aplicar os princípios e regras do Direito Internacional Humanitário e dos Conflitos Armados às Forças e Observadores Militares em todo o espectro das operações militares.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1: Framing the concepts relating to International Humanitarian Law and Armed Conflict;
LO2: Identify the provisions of international law and humanitarian rules of armed conflict;
LO3: Legally frame the Crisis Response Operations (CRO) and Operations Support for Peace (OAP);
LO4: Apply the principles and rules of the International Humanitarian Law and Armed Conflict to the Forces and Military Observers across the spectrum of military operations.
Teoria Geral da Estratégia
Teoria Geral da Estratégia
A evolução do conceito Estratégia
Definir Estratégia
Explicar as interações entre a Política e a Estratégia
Relacionar Estratégia com Tática
Classificar as divisões da Estratégia
Descrever as fases do planeamento de ação estratégica
Explicar a estrutura da direção estratégica
Listar a documentação do Planeamento Estratégico
Caracterizar o CEDN
Caracterizar o CEM
Conhecer as MIFA
Explicar diferenças entre Estratégia Militar e Estratégia Empresarial
Explicar a diferença entre competição e conflito
Distinguir formas de coação
Explicar evolução do conceito Guerra
Definir Guerra
Diferenciar Guerra de operação de imposição de paz
Definir Paz e as correntes pacifistas
Descrever o modelo de desenvolvimento de uma crise internacional
Expor o pensamento de vários autores relacionados com a Estratégia e Guerra
Reconhecer os ensinamentos de Guerras passadas
Reconhecer os atores na guerra
Utilizar os conhecimentos adquiridos na TGE
4.º Ano
1.º Semestre
Ética e Liderança
Ética e Liderança
Metodologia da Investigação Científica Aplicada ao Trabalho de Investigação Aplicada
Metodologia da Investigação Científica Aplicada ao Trabalho de Investigação Aplicada
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Definir e delimitar os objetivos e objeto da pesquisa
OA2- Planificar o projeto de investigação, seguindo as etapas do procedimento científico
OA3 – Tomar decisões adequadas e fundamentadas quanto à escolha dos métodos e técnicas, de âmbito quantitativo e qualitativo
OA4 - Construir e aplicar técnicas de recolha e tratamento de dados
OA5 – Apresentar e interpretar resultados da investigação
AO6 – Estruturar e redigir o trabalho de investigação aplicada
AO7 – Cumprir preceitos éticos
Learning outcomes of the curricular unit:
LO 1 Define and define the objectives and purpose of the survey.
LO 2 Plan the research project, following the steps of the scientific procedure.
LO 3 Take appropriate and informed decisions regarding the choice of methods and techniques of quantitative and qualitative framework.
LO 4 Build and apply techniques for collecting and processing data.
LO 5 Present and interpret research results.
LO 6 Structure and write the applied research work.
LO 7 Comply with ethical principles
Sistemas de Armas da Manobra e Tiro
Sistemas de Armas da Manobra e Tiro
Tática de Infantaria I
Tática de Infantaria I
Identificar, explicar, empregar o corpo conceptual atinente
Inglês para Ambiente Operacional
Inglês para Ambiente Operacional
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Replicar as competências linguísticas adquiridas nos semestres anteriores.
OA2 – Interpretar termos e conceitos de índole técnico-militar;
OA3 – Identificar e analisar problemas de forma a resolver situações relacionadas com o ambiente militar;
OA4 – Redigir textos de carácter específico, nomeadamente na elaboração de briefings, ordens de operações;
OA5 – Avaliar e resolver problemas de carácter prático em ambientes que simulam situações reais.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1: Replicate the language skills acquired in previous semesters.
LO2: Interpreting terms and concepts of military-technical nature;
LO3: Identify and analyze problems in order to resolve situations related to the military environment;
LO4: Write specific texts, particularly in the preparation of briefings, operations orders;
LO5: Assess and solve practical problems in environments that simulate real situations.
2.º Semestre
Teoria das Relações Internacionais
Teoria das Relações Internacionais
Caracterizar a atividade militar medieval.
Administração e Finanças Públicas
Administração e Finanças Públicas
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 -Proporcionar a aquisição de conhecimentos relativos ao papel do Estado nas esferas económica e social e aos instrumentos que utiliza e desenvolver competências de raciocínio analítico e espírito crítico na análise dos problemas de natureza orçamental;
OA2 -Desenvolver competências técnicas para a compreensão e adequada utilização dos instrumentos relativos à atividade financeira das entidades da administração pública.
OA3 -Desenvolver a capacidade de encontrar soluções para problemas que, ao longo das suas carreiras, se espera que os mestrandos virão a desempenhar, nomeadamente, em funções direta ou indiretamente relacionadas com as áreas administrativas ou financeiras do Exército, GNR e, eventualmente, no futuro outros ramos das FA.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1: To help students acquire knowledge concerning the role of the state in economic and social and spheres to instruments that use and develop analytical thinking skills and critical thinking in the analysis of the problems of a budgetary nature;
LO2: Develop technical skills for understanding and proper use of instruments on the financial activity of public entities.
LO3: Develop the ability to find solutions to problems that, throughout their careers, it is expected that the master students will come to perform, particularly in direct functions or indirectly related to the administrative and financial areas of the Army, National Guard and possibly in the future other branches of the AF.
Sistemas de Armas de Infantaria
Sistemas de Armas de Infantaria
Explicar/Discutir conceitos base na área do Armamento: balística, técnica de tiro de Armas Especiais
Pedagogia da Educação Física
Pedagogia da Educação Física
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
OA1 – Avaliar os elementos fundamentais no processo ensino aprendizagem;
OA2 – Integrar as teorias de aprendizagem;
OA3 – Aplicar modelos de estratégias de ensino;
OA4 – Identificar os componentes fundamentais de uma estratégia de ensino;
OA5 – Conhecer as fases do processo pedagógico;
OA6 – Analisar os conhecimentos do processo ensino-aprendizagem no âmbito da formação de Educação Física no Exército.
Learning outcomes of the curricular unit:
LO1: Assess the key elements in the learning process;
LO2: Integrating learning theories;
LO3: Apply models of teaching strategies;
LO4: Identify the key components of a teaching strategy;
LO5: Knowing the stage of the educational process;
LO6: Analyze the knowledge of the teaching-learning process in the training of Physical Education in the Army.
Tática de Infantaria II
Tática de Infantaria II
Identificar/Explicar, empregar o corpo conceptual atinente;
5º ano
Tirocínio para Oficial de Infantaria
Formação Geral Militar Técnica e Tática
Formação Geral Militar Técnica e Tática
Identificar/Explicar, empregar o corpo conceptual atinente.
Interpretar e implementar Regulamentos, Normas e Diretivas em vigor no Exército.
Planear e conduzir operações em meio contaminado com agentes NBQR.
Implementar e dirigir a execução dos Planos de Tiro existentes nas forças militares.
Efetuar ações de primeiros socorros, assistência a vítimas de trauma, triagem e evacuação.
Conhecer o processo de gestão do risco.
Conhecer os procedimentos a executar na abordagem de obstáculos ao movimento.
Adquirir e aplicar os conhecimentos técnicos e táticos sobre o emprego de SubUn, Unidade Escalão Companhia (UEC).
Planear e conduzir missões em todo o espectro das Operações Militares.
Planear e empregar os sistemas de armas e equipamentos de uma UEC e UEP, incluindo a execução de fogo real.
Planear, executar e desenvolver ações coordenadas de combate, apoio de combate e ApSvc de uma UEC e UEP.
Analisar e resolver, problemas táticos ao nível de UEC e UEP.
Estágio de Natureza Profissional
Estágio de Natureza Profissional
