IMG 7842 resizeJURAMENTO DE BANDEIRA DOS ALUNOS DO 1.º ANO, DO CURSO "GENERAL ADOLFO ALMEIDA BARBOSA"

A Academia Militar (AM) realizou, em 05 de junho, na Amadora, a Cerimónia Militar do Juramento de Bandeira dos Alunos do 1.º Ano do Curso "General Adolfo Almeida Barbosa".

O evento, presidido por S. Exa. a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Doutora Catarina Sarmento e Castro, contou com a presença de S. Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca e de S. Exa. o Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), Tenente-General Rui Clero, entre um número muito restrito de outras entidades civis e militares, bem como dos seus familiares e amigos, que, dessa forma, quiseram associar-se ao acontecimento.

Após as honras regulamentares, teve início a cerimónia militar que contou com alocuções por parte do Comandante do Corpo de Alunos e de S. Exa. a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, a que se seguiram a leitura dos deveres militares e o ato solene do Juramento de Bandeira, durante o qual 77 Cadetes-Alunos (61 do Exército e 16 da GNR), dos quais 13 mulheres, juraram perante o Estandarte Nacional defender a sua Pátria e estar sempre prontos a lutar pela sua liberdade e independência, mesmo com o sacrifício da própria vida.

O Juramento de Bandeira constitui o compromisso solene para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais leis da República, bem como todos os deveres militares.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: