LICENCIATURA EM ENGENHARIA MECÂNICA MILITAR

O Serviço de Material é um serviço do Exército Português preparado para atuar em todas as situações, paz, crise ou conflito, com o objetivo último de garantir o fornecimento e a operacionalidade de todos os equipamentos do Exército, contribuindo de forma decisiva para assegurar o máximo potencial de combate das forças que apoia. Dispõe de um corpo de engenheiros mecânicos e eletrotécnicos e ainda de meios humanos altamente especializados que operam auto oficinas e/ou oficinas de campanha. Neste contexto, o Ciclo de Estudos da Licenciatura em Engenharia Mecânica Militar (EMM) constitui a formação inicial de acesso à carreira de Oficial dos Quadros Permanentes do Exército ou da Guarda Nacional Republicana (GNR). A Licenciatura é requisito para frequência no Mestrado em Engenharia Mecânica Militar, ministrado em associação com o Instituto Superior Técnico (IST).

Objetivos gerais definidos para o Ciclo de Estudos:

    • Conferir formação científica de base nas Ciências Exatas, na Engenharia Mecânica e nas Ciências Militares, destinada a satisfazer as qualificações necessárias ao desempenho das funções de um Oficial do Serviço de Material do Exército ou da GNR;
    • Conferir formação comportamental sustentada na formação militar, moral e cívica, a fim de desenvolver qualidades de comando, direção e chefia, inerentes à condição militar, bem como a preparação física e formação;
    • Desenvolver a capacidade de raciocínio autónomo, análise e síntese, com espírito crítico, flexível e criativo;
    • Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação oral e escrita, indispensáveis ao comando militar.

Estrutura curricular e plano de estudos do Mestrado em Engenharia Mecânica Militar

1.º Ano

1.º Semestre

Álgebra Linear

Álgebra Linear

ECTS 6 | Horas/Semana 6 | Código UC E107

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • AO 1 - Dominar os conceitos, técnicas básicas e aplicações elementares de Álgebra Linear, nomeadamente: matrizes, determinantes, sistemas de equações lineares, dependência e independência linear, núcleo de aplicações alineares e cálculo de dimensões de espaços;
  • AO 2 - Aprender a determinar vetores e valores próprios, a trabalhar com produto interno, a determinar bases ortonormadas, produtos externos, ângulos, áreas e volumes.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Learn how: to compute determinants, to discuss and to solve systems of linear equations, to construct sets of linearly independent vectors, to determine the kernel of a linear map, to determine dimensions of spaces;
  • LO 2 - Learn how to compute eigenvalues and eigenvectors, working with inner products, to compute orthonormal bases, angles, cross products, areas and volumes.

Introdução à História Militar

Introdução à História Militar

ECTS 3 | Horas/Semana 3 | Código UC M120

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Caracterizar a atividade militar medieval;
  • OA 2 - Descrever a transição da atividade militar para a Idade Moderna;
  • OA 3 - Caracterizar a atividade militar na expansão Europeia;
  • OA 4 - Caracterizar a atividade militar na transição da idade moderna para a idade contemporânea;
  • OA 5 - Caracterizar a atividade militar no século XIX;
  • OA 6 - Descrever as inovações militares nas Guerras Industriais;
  • OA 7 - Caracterizar a guerra na Europa no início do século XX (1ª Guerra Mundial);
  • OA 8 - Descrever as inovações militares na 2ª Guerra Mundial;
  • OA 9 - Caracterizar o período da Guerra Fria 1945 – 1990;
  • OA 10 - Caracterizar o período do mundo bipolar.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Characterize the medieval military activity;
  • LO 2 - Describe the military activity in the transition to the modern age;
  • LO 3 - Characterize the military activity in the European expansion;
  • LO 4 - Characterize military activity in the transition of the modern age to the contemporary age;
  • LO 5 - Characterize the military activity in the nineteenth century;
  • LO 6 - Describe the military innovations in Industrial Wars;
  • LO 7 - Characterize the war in Europe in the early twentieth century (WW1);
  • LO 8 - Describe the military innovations in the 2nd World War;
  • LO 9 - Characterize the Cold War period 1945-1990;
  • LO 10 - Characterize the period of the bipolar world.

Gestão

Gestão

ECTS 4 | Horas/Semana 4 | Código UC A151

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Explicar o Papel dos Gestores nas Organizações, incluindo o respeito e integração adstritos às construções sociais;
  • OA 2 - Reconhecer as Obras Clássicas e os marcos mais significativos na evolução da Gestão, Metáforas Organizacionais e Teorias Organizacionais;
  • OA 3 - Relacionar Ambiente Económico, Sistema Organizacional, Contexto Organizacional e Sistema Comportamental;
  • OA 4 - Compreender o significado da Informação Financeira e as classificações da Estratégia, Dinâmica Organizacional, Mudança Organizacional, Processo de Gestão Estratégica e Processo Racional de Tomada de Decisão;
  • OA 5 - Explicar o impacto da Análise de Projetos de Investimento, da Gestão Estratégica nas Organizações e das Estratégias de Internacionalização;
  • AA 6 - Identificar análises de rentabilidade, análises de sensibilidade e fluxos das atividades empresariais sob as óticas Financeira, Económica e Monetária;
  • OA 7 - Reconhecer a importância do Benchmarking, do Marketing, da Inovação Disruptiva, da Ética e da Responsabilidade Social.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Explain the role of Managers in Organizations, including respect and integration attached to social constructions;
  • LO 2 - Recognize the classic books and the most significant milestones related to the evolution of Management, Organizational Metaphors and Organizational Theories;
  • LO 3 - Relate Economic Environment, Organizational System, Organizational Context and Behavioral System;
  • LO 4 - Understand the meaning of financial information and the classifications of Strategy, Organizational Dynamics, Organizational Change, Strategic Management Process and the Rational Decision Making Process;
  • LO 5 - Explain the impact of Investment Project Analysis, of Strategic Management on Organizations and of the Internationalization Strategies;
  • LO 6 - Identify profitability analyzes, sensitivity analyzes and flows of business activities from a financial, economic and monetary perspective;
  • LO 7 - Recognize the importance of Benchmarking, Marketing, Disruptive Innovation, Ethics and Social Responsibility in Management.

Inglês Aplicado às Operações I

Inglês Aplicado às Operações I

ECTS 2 | Horas/Semana 2 | Código UC A151

Os Objetivos de Aprendizagem (OA) pretendem desenvolver os 4 parâmetros que compõem o perfil linguístico (Listening, Speaking, Reading, Writing), de modo a desenvolver e melhorar a proficiência linguística dos alunos em contexto militar:

  • OA 1 - Rever, consolidar e desenvolver as competências linguísticas;
  • OA 2 - Identificar, distinguir, desenvolver e aplicar vocabulário militar;
  • OA 3 - Planificar e desenvolver um projeto oral, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

The Learning Objectives (LO) that follow intend to develop the four language skills in order to enable the students to develop and improve their linguistic proficiency in the military context:

  • LO 1 - Revise, consolidate and develop languages skills;
  • LO 2 - Identify, distinguish, develop and apply military vocabulary;
  • LO 3 - Plan and develop an oral project in which the student will apply the knowledge gained throughout the semester.

Geografia dos Grandes Espaços

Geografia dos Grandes Espaços

ECTS 5 | Horas/Semana 5 | Código UC M102

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Os Teorizadores do Poder Geográfico;
  • OA 2 - Definir Geografia;
  • OA 3 - Definir Geografia Física e Humana;
  • OA 4 - Caracterizar e Identificar os Fatores geográficos;
  • OA 5 - Caracterizar o Oceano Glaciar Ártico;
  • OA 6 - Caracterizar o Oceano Atlântico;
  • OA 7 - Caracterizar o Oceano Índico;
  • OA 8 - Caracterizar o Oceano Pacífico;
  • OA 9 - Caracterizar o Oceano Glaciar Antártico;
  • OA 10 - Caracterizar o Continente Europeu;
  • OA 11 - Caracterizar o Continente Americano;
  • OA 12 - Caracterizar o Continente Africano;
  • OA 13 - Caracterizar o Continente Asiático;
  • OA 14 - Caracterizar a Oceânia;
  • OA 15 - Caracterizar o Espaço Estratégico de interesse Nacional Permanente;
  • OA 16 - Caracterizar o Futuro da Geografia.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Theorizers of Geographic Power;
  • LO 2 - Define Geography;
  • LO 3 - Define Physical and Human Geography;
  • LO 4 - Characterize and Identify the Geographic Factors;
  • LO 5 - Characterize the Ocean Arctic Glacier;
  • LO 6 - Characterize the Atlantic Ocean;
  • LO 7 - Characterize the Indic Ocean;
  • LO 8 - Characterize the Pacific Ocean;
  • LO 9 - Characterize the Antarctic Glacier Ocean;
  • LO 10 - Characterize the European Continent;
  • LO 11 - Characterize the American Continent;
  • LO 12 - Characterize the African Continent;
  • LO 13 - Characterize the Asian Continent;
  • LO 14 - Characterize the Oceania;
  • LO 15 - Characterize the Strategic Area of Permanent National Interest;
  • LO 16 - Characterize the Future of Geography.

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I

ECTS 6 | Horas/Semana 6 | Código UC E105

A unidade curricular de Cálculo Diferencial e Integral I tem como objetivo fornecer aos alunos uma ferramenta matemática que permita ao Cadete-Aluno lidar com os conceitos básicos de várias disciplinas dos cursos a que se destina. Nomeadamente, pretende-se atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Conjuntos numéricos;
  • OA 2 - Diferenciabilidade e integração de funções reais de variável real;
  • OA3 - Séries de funções.

The curricular unit of Differential and Integral Calculus I aims to provide students with a mathematical tool that enables the Student Cadet to deal with the basic concepts of various subject courses. In particular, it is intended to achieve the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Numerical sets;
  • LO 2 - Differentiability and integration of real functions of real variables; LO3. Series of functions.

Mecânica, Eletricidade e Ótica Clássica

Mecânica, Eletricidade e Ótica Clássica

ECTS 3 | Horas/Semana 3 | Código UC E301

Pretende-se nesta UC que os cadetes-alunos adquiram conhecimento sobre algumas Leis da Física e suas aplicações nas áreas laboratoriais de (C-M) Mecânica, (C-E) Eletricidade e (C-O) Ótica, bem como aptidões e competências de acordo com os seguintes Objectivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Planear e efetuar um trabalho laboratorial;
  • OA 2 - Analisar, apresentar e interpretar dados experimentais;
  • OA 3 - Deduzir Leis de Física a partir de experiência.

It is intended in this curricular unit to allow the students to learn some of the basic Laws of Physics and their applications in the laboratory for Mechanics (C-M) , Electricity (C-E) and Optics (C-O). Students should aquire skills and competences, according to the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Plan and carry out experimental work;
  • LO 2 - Analyse, present and interpret experimental data;
  • LO 3 - Deduce Physical Laws from experimental data.

2.º Semestre

Metodologia da Comunicação

Metodologia da Comunicação

ECTS 1,5 | Horas/Semana 2 | Código UC H222

A Unidade Curricular tem como objetivo central compreender as dinâmicas básicas da comunicação no âmbito académico e socioprofissional. Os Objetivos de Aprendizagem (OA) visam desenvolver nos estudantes as seguintes competências:

  • OA 1 - Identificar os mecanismos do processo de comunicação, considerando quer as barreiras, quer as condições de eficiência, para interagir adequadamente com diferentes interlocutores em diferentes contextos;
  • OA 2 - Aperfeiçoar a expressão escrita e oral atendendo aos fatores linguísticos, pragmáticos e estilísticos;
  • OA 3 - Pesquisar, selecionar e organizar informação extraída de bases de dados científicas;
  • OA 4 - Planear e redigir trabalhos académicos de diferentes tipologias;
  • OA 5 - Organizar apresentações em público.

The main objective of the Curricular Unit is to understand the basic dynamics of communication in the academic and socio-professional scope. In particular, the Learning Outcomes (LO) aim to develop in the students the following skills:

  • LO 1 - Identify mechanisms of the communication process and its effectiveness conditions, to interact effectively with other interlocutors in diverse situations;
  • LO 2 - Improve oral and written expression, given the linguistic, pragmatic and stylistic factors;
  • LO 3 - Develop research capabilities to select, process and use information retried from scientific databases;
  • LO 4 - Plan and write academic papers;
  • LO 5 - Organize public presentations.

Programação

Programação

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC N132

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Compreender programas escritos na linguagem de Programação C/C++, identificando o objetivo que se pretende alcançar com a sua execução;
  • OA 2 - Capacidade de abordar os vários problemas utilizando uma aproximação modular;
  • OA 3 - Compreender a tipologia dinâmica da programação, bem como o recurso ao conceito de trabalho por objetos;
  • OA 4 - Implementar e usar estruturas de dados básicas e manipulação de ficheiros;
  • OA 5 - Ter a capacidade de criar autonomia para a aprendizagem de outras linguagens procedimentais, a partir de documentação existente em suporte adequado, e entender a conexão global entre as várias linguagens disponíveis.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Understanding programs written in the programming language C/ C ++, identifying the goal to be achieved in its implementation;
  • LO 2 - Ability to address the various problems using a modular approach;
  • LO 3 - Understanding the dynamics type of programming as well as the use of the concept of work by objects;
  • LO 4 - Implement and use basic data structures and file manipulation;
  • LO 5 - Having the ability to create autonomy for learning other procedural languages, from existing documentation on suitable media, and understand the global connection between different languages available.

Elementos de Armamento

Elementos de Armamento

ECTS 5 | Horas/Semana 3 | Código UC M211

Objetivos de Aprendizagem (OA):

Os objetivos gerais no final da frequência será dotar os alunos com capacidades para identificar, classificar e operar em segurança armamento, em diversas circunstâncias ou situações profissionais, através dos seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Explicar e discutir conceitos sobre operar armas de fogo em segurança;
  • OA 2 - Enunciar e descrever a divisão e classificação das armas;
  • OA 3 - Explicar e discutir a evolução do armamento;
  • OA 4 - Explicar e discutir conceitos relacionados com o funcionamento das armas;
  • OA 5 - Enunciar as condições que devem satisfazer as armas de mão e de fogo;
  • OA 6 - Descrever a organização de uma arma de fogo ordinária;
  • OA 7 - Descrever a organização e funcionamento dos revolveres;
  • OA 8 - Caracterizar armas de fogo semi-automáticas e automáticas;
  • OA 9 - Identificar os diferentes tipos de automatismos;
  • OA 10 - Enunciar a organização e funcionamento das granadas de mão e munições;
  • OA 11 - Caracterizar as armas Bullpup;
  • OA 12 - Caracterizar as armas de let.Red.

Learning Objectives (LO):

The general objectives at the end of the frequency will be assigned to students with identification, classification and operation in security armaments, in different circumstances or professional professionals, through the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Explain and discuss concepts about the operation of firearms safely;
  • LO 2 - Enunciate and describe a division and classification of weapons;
  • LO 3 - Explain and discuss an evolution of armament;
  • LO 4 - Explain and discuss concepts related to the operation of weapons;
  • LO 5 - Cancel the conditions that must be respected with hand and firearms;
  • LO 6 - Describe an organization of a common firearm;
  • LO 7 - Description of the organization and operation of the revolvers;
  • LO 8 - Characterize semi-automatic and automatic firearms;
  • LO 9 - Identify the different types of automation;
  • LO 10 - Announcement of organization and operation of hand grenades and ammunition;
  • LO 11 - Characterize as Bullpup weapons;
  • LO 12 - Characterize the Red.let. weapons.

Inglês Aplicado às Operações de Engenharia

Inglês Aplicado às Operações de Engenharia

ECTS 2 | Horas/Semana 2 | Código UC A452

Pretende-se desenvolver nos alunos as competências de conhecimento técnico (domínio da Engenharia), através de análise crítica, de raciocínio analítico (dimensão cognitiva) e da aplicação dos conceitos na resolução de problemas relacionados com a área de estudo. Objetivos de aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Reconhecer e utilizar vocabulário técnico em língua inglesa no âmbito da engenharia;
  • OA 2 - Identificar e analisar problemas de forma a resolver situações relacionadas com engenharia;
  • OA 3 - Descrever procedimentos e situações no contexto da engenharia;
  • OA 4 - Redigir textos de carácter técnico no domínio da engenharia;
  • OA 5 - Demonstrar domínio de vocabulário técnico aprendido em situações técnicas no âmbito específico da engenharia.

It is intended to develop in students the skills of technical knowledge (Engineering), through critical review, analytical thinking (cognitive dimension) and the use of the concepts in the resolution of problems related to the study area. Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Recognize and use technical vocabulary in English regarding engineering;
  • LO 2 - Identify and analyze problems in order to solve situations related to engineering;
  • LO 3 - Describe procedures and situations in the context of engineering;
  • LO 4 - Write technical texts in the field of engineering.

Química Geral

Química Geral

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E308

Esta unidade curricular apresenta os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Compreensão da estrutura, propriedades e transformação da matéria em geral;
  • OA 2- Identificar a presença de espécies ácidas e bases presentes numa solução;
  • OA 3 - Compreender a cinética e a termoquímica de uma reação;
  • OA 4 - Compreender a transferência de energia nas células eletroquímicas.

This curricular unit has the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Understanding of the structure, properties and processing of matter in general;
  • LO 2 - Identify the presence of acidic species and gifts bases in a solution;
  • LO 3 -Understanding the kinetics and thermochemistry of a reaction;
  • LO 4 - Understand the energy transfer in electrochemical cells.

Fundamentos da Organização Militar

Fundamentos da Organização Militar

ECTS 3 | Horas/Semana 3 | Código UC M202

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Identificar a legislação e as diversas organizações que associadas à Segurança e Defesa Nacional;
  • OA 2 - Identificar a finalidade, organização, missões e características das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana;
  • OA 3 - Reconhecer as relações de comando e apoio;
  • OA 4 - Utilizar as abreviaturas e os sinais convencionais militares;
  • OA 5 - Identificar a constituição das Grandes Unidades do Exército Português.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Identify the legislation and the organizations associated to the National Security and Defense;
  • LO 2 - Identify the finality, organization, missions and characteristics of the Armed Forces and the Republican Nacional Guard;
  • LO 3 - Recognize command and support relationships;
  • LO 4 - Use military abbreviations and military symbols;
  • LO 5 - Identify the constitution of the Great Units of the Portuguese Army.

Cálculo Diferencial e Integral II

Cálculo Diferencial e Integral II

ECTS 1,5 | Horas/Semana 2 | Código UC H222

A unidade curricular de Cálculo Diferencial e Integral II tem como objetivo fornecer aos alunos uma ferramenta matemática que permita ao Cadete-Aluno lidar com os conceitos básicos de várias disciplinas dos cursos a que se destina. Nomeadamente, pretende-se atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Limites e continuidade de funções escalares e vetoriais em Rn;
  • OA 2 - Diferenciabilidade em Rn;
  • OA 3 - Resolução de integrais em Rn.

The curricular unit of Differential and Integral Calculus II aims to provide students with a mathematical tool that allows the Cadet-Student to deal with the basic concepts of the various disciplines of the courses for which they are intended. In particular, it is intended to achieve the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Limits and continuity of scalar and vector functions in Rn;
  • LO 2 - Differentiability in Rn;
  • LO 3 - Resolution of integrals in Rn.

2.º Ano

1.º Semestre

Balística

Balística

ECTS 3 | Horas/Semana 3 | Código UC M320

Pretende-se desenvolver nos alunos as competências, conhecimento técnico, raciocínio crítico e trabalho de equipa, através do efeito conjugado entre metodologia de ensino, avaliação e conteúdos programáticos. Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Contribuir para a formação técnico-militar necessária ao eficiente desempenho das funções inerentes aos Oficiais de Artilharia e do Serviço de Material, no âmbito da Balística;
  • OA 2 - Desenvolver a capacidade de identificação dos fatores influenciadores em todo o processo de cadeia de tiro pirobalístico, na trajetória de projéteis desde o início da deflagração das pólvoras, movimento da munição dentro da arma, passando pela atmosfera até ao alvo e seus efeitos;
  • O A3 - Desenvolver nos alunos um raciocínio analítico e crítico de forma a poderem sugerir eventuais alterações nos procedimentos operacionais;
  • OA 4 - Informar os alunos sobre os STANAG e NEP existentes.

It is intended to develop in students the skills, technical knowledge, critical reasoning and teamwork, through the combined effect between teaching methodology, and evaluation and programmatic content. These will seek to contribute to achieving the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - To contribute to the technical-military training necessary to the efficient performance of the functions inherent to the Artillery Officers and the Material Service, in the sphere of Ballistics;
  • LO 2 - To develop the ability to identify the influencing factors in the whole process of pyrobalistic chain of fire, in the trajectory of projectiles from the beginning of the explosion of the gunpowder, movement of the ammunition inside the weapon, passing through the atmosphere to the target and its effects;
  • LO 3 - To develop in the students an analytical and critical reasoning in order to be able to suggest possible changes in the operational procedures;
  • LO 4 - Inform students of existing STANAG and SOP.

Ciência dos Materiais

Ciência dos Materiais

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E601

Objetivos de Aprendizagem (OA):

Pretende-se que habilitar o Cadete-Aluno a:

  • OA 1 - Prever as principais propriedades dos materiais e as suas relações com a estrutura;
  • OA 2 - Selecionar os materiais mais apropriados para um dado projeto de engenharia.

Learning Objectives (LO):

The student should be able to:

  • LO 1 - Predict the main properties of materials and their relations to structure;
  • LO 2 - Select a material for a specific engineering application.

Tática Geral I

Tática Geral I

ECTS 4 | Horas/Semana 3 | Código UC M214

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Conhecer o contexto e conceitos doutrinais em ambiente operacional: Princípios de Guerra, Níveis e Fundamentos de Operações;
  • OA 2 - Caracterizar genericamente o Espectro e Tipologia das Operações Militares;
  • OA 3 - Conhecer os conceitos: Armas Combinadas, Funções de Combate, Potencial de Combate, Forças Conjuntas e Combinadas;
  • OA 4 - Descrever a organização do Campo de Batalha;
  • OA 5 - Caracterizar a tipologia das diferentes Ameaças nas Operações Militares.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Know the framework and doctrinal concepts in the operational environment: Principles of War, Levels and Fundamentals of Operations;
  • LO 2 - Generally characterize the Spectrum and Typology of Military Operations;
  • LO 3 - Know the concepts: Combined Weapons, Combat Functions, Combat Potential, Joint and Combined Forces;
  • LO 4 - Describe the organization of the Battlefield;
  • LO 5 - Characterize the typology of the different Threats in Military Operations.

Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

ECTS 4 | Horas/Semana 3 | Código UC E603

Com esta unidade curricular pretende-se proporcionar uma formação teórico-prática avançada que confira competências nos domínios da gestão de projetos, mediante boas práticas e princípios, oferecendo uma visão sistémica e integradora dos seus diferentes vetores. Apresentar métodos e instrumentos de gestão de operações em sistemas de engenharia e desenvolver competências nos domínios da gestão de projetos. O aluno deverá ficar capacitado para:

  • OA 1 - Identificar as situações em que se deve utilizar a gestão de projetos, respetivos princípios, metodologias e instrumentos;
  • OA 2 - Conhecer e aplicar adequadamente modelos e metodologias de gestão de projetos, se necessário customizando para contextos e necessidades específicas;
  • OA 3 - Planear e controlar eficazmente as variáveis relevantes de um projeto (tempo, custo, qualidade, âmbito, risco e benefícios).

This curricular unit aims to provide an advanced theoretical-practical training that confers competencies in the fields of project management, through good practices and principles, offering a systemic and integrative view of its different vectors. Present methods and tools for managing operations in engineering systems and develop skills in the fields of project management. The successful student should be able to:

  • LO 1 - Identify the situations in which project management should be used, namely its principles, methodologies and instruments;
  • LO 2 - Know and properly apply models and methodologies of project management, if necessary tailoring to specific contexts and needs;
  • LO 3 - Plan and effectively control all relevant project variables (time, cost, quality, scope, risk and benefits).

Cálculo Diferencial e Integral III

Cálculo Diferencial e Integral III

ECTS 7,5 | Horas/Semana 5 | Código UC E106

A unidade curricular de Análise Complexa e Equações Diferenciais tem como objetivo fornecer aos alunos uma ferramenta matemática que permita ao Cadete-Aluno lidar com os conceitos básicos de várias disciplinas dos cursos a que se destina. Nomeadamente, pretende-se atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Análise complexa;
  • OA 2 - Equações diferenciais ordinárias;
  • OA 3 - Séries de Fourrier e equações diferenciais parciais;
  • OA 4 - Transformada de Laplace.

The curricular unit of Complex Analysis and Differential Equations aims to provide students with a mathematical tool that allows the cadet-student deal with the basics of various disciplines of the courses to which they relate. In particular, it is intended to achieve the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Comprehensive analysis;
  • LO 2 - Ordinary differential equations;
  • LO 3 - Fourier series and partial differential equations;
  • LO 4 - Laplace transform.

Mecânica e Ondas

Mecânica e Ondas

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E302

Nesta unidade curricular pretende-se dotar o Cadete-Aluno com conhecimento sobre as Leis de Física na sua aplicação para a Mecânica. Pretende-se assim que os alunos desenvolvam aptidões e competências para analisar:

  • C1) Movimento de um corpo;
  • C2) Energia e a interação entre partículas;
  • C3) O comportamento de fluidos;
  • C4) Ondas e Oscilações;
  • C5) Relatividade.

In this curricular unit it is intended to provide to the students’ knowledge on the Laws of Physics and their application to mechanics. The student should develop skills and competences in order to analyse:

  • C1) Movement;
  • C2) Energy and the interaction between particles;
  • C3) The behaviour of fluids;
  • C4) Waves and oscillations;
  • C5) Relativity.

2.º Semestre

Materiais em Engenharia

Materiais em Engenharia

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E602

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Adquirir os conhecimentos fundamentais da engenharia dos materiais seguindo a sequência: Microestrutura, Propriedades, Requisitos para determinada aplicação. Dotar o aluno com a capacidade de selecionar materiais para uma dada aplicação com base nas suas propriedades, conhecendo os métodos necessários para a sua caracterização;
  • OA 2 - Identificar o melhor método de selecionar materiais para uma aplicação específica e de fazer a integração entre a escolha de materiais e o desenho técnico;
  • OA 3 - Identificar necessidades de clientes de um produto, traduzindo-as em especificações realistas; perceber toda a envolvente do produto, desde os primeiros esboços conceptuais até à produção e comercialização e projetar um produto em equipa. É dada ênfase especial nesta disciplina aos ensaios mecânicos bem como à metodologia de seleção de materiais assistida por computador (metodologia de Ashby).

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Acquire the fundamental knowledge of materials engineering following the sequence: Microstructure, Properties, Requirements for a given application;
  • LO 2 - Select materials for a given application based on their properties, knowing the methods required for their characterization;
  • LO 3 - Identify the best method of selecting materials for a specific application and integrating material selection with technical drawing. Students should be able to identify customer needs of a product by translating them into realistic specifications; understand the entire product environment, from first concept sketches to production and marketing, and design a product as a team.

Matemática Computacional

Matemática Computacional

ECTS 5 | Horas/Semana 3 | Código UC E115

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Obter conhecimentos em: Origem, propriedades e propagação de erros;
  • OA 2 - Aprender a desenvolver algoritmos para determinar zeros de funções; para resolução de equações lineares; para interpolação e aproximação; e para derivação e quadratura; para integração de EDO; sua implementação através de programação; suas propriedades numéricas;
  • OA 3 - Desenvolver aptidão para: avaliar e controlar a eficácia de algoritmos;
  • OA 4 - Desenvolver e programar algoritmos; aplicar algoritmos em problemas práticos;
  • OA 5 - Escolher algoritmos adequados para cada problema;
  • OA 6 - Interpretar os resultados da aplicação dum algoritmo.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Get knowledge in: Origin, properties and propagation of errors;
  • LO 2 - Develop algorithms for determining zeros of functions; for solving linear equations; for interpolation and approximation; for derivation and quadrature; for integration of ODE; its implementation through programming; its numerical properties;
  • LO 3 - Develop skills in Algorithm avaliation and control of its effectiveness;
  • LO 4 - Algorithm development and programming; Application of algorithms in practical problems;
  • LO 5 - Be able to select the appropriate algorithm for each problem;
  • LO 6 - Be able to interpret algorithm results.

Desenho e Modelação Geométrica I

Desenho e Modelação Geométrica I

ECTS 4,5 | Horas/Semana 4 | Código UC E407

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Adquirir conhecimentos básicos de Desenho Técnico de construções mecânicas como linguagem privilegiada de comunicação em Engenharia, e simultaneamente necessária a unidades curriculares subsequentes;
  • OA 2 - Adquirir capacidade de visualização espacial e apreender a sua aplicação ao nível do Desenho Técnico e de representação gráfica, como modo de registo e comunicação de informação acerca da configuração da forma.

In this curricular unit it is intended to achieve the following learning objectives (LO):

  • LO 1 - Achieve basic knowledge of Technical Design of mechanical constructions as a privileged language of communication in Engineering and simultaneously necessary to subsequent curricular units;
  • LO 2 - Achieve spatial visualization capability and apprehension of its application about Technical Design and graphic representation, as a way of registering and communicating information about shape configuration.

Tática Geral II

Tática Geral II

ECTS 4 | Horas/Semana 3 | Código UC M215

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Compreender o processo de Resolução de Problemas na Tomada de decisão; OA 2 - Aplicar o processo de Resolução de Problemas numa situação;
  • OA 3 - Identificar os contributos das Funções de Combate;
  • OA 4 - Compreender o Processo de Decisão Militar (PDM);
  • OA5 - Elaborar Planos e Ordens.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Understand the Problem Resolution Process in Decision Making;
  • LO 2 - Apply the Problem Resolution process in a situation;
  • LO 3 - Identify the contributions of the Combat Functions;
  • LO 4 - Understand the Military Decision Process (PDM);
  • LO 5 - Develop Plans and Orders.

Mecânica Aplicada I

Mecânica Aplicada I

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E606

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Proporcionar aos alunos uma boa formação no domínio da Estática dos Corpos Rígidos e da Geometria de Massas;
  • OA 2 - Proporcionar aos alunos uma boa formação no domínio da Geometria de Massas;
  • OA 3 - Capacitar os alunos de conhecimentos em Multiplicidades¸ de modo a permitir escrever as equações físicas em notação indicial.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - To give a solid background to the students in Equilibrium;
  • LO 2 - To give to the students a solid background in Moments of Inertia;
  • LO 3 - To give to the students the fundamental principles of Multiplicities.

Eletromagnetismo

Eletromagnetismo

ECTS 4 | Horas/Semana 3 | Código UC E307

Pretende-se nesta unidade curricular que o Cadete-Aluno desenvolva conhecimento sobre as Leis de Física na sua aplicação para o Eletromagnetismo. Pretende-se, neste contexto que o aluno desenvolva diversas aptidões e competências, de acordo com os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Esta unidade curricular apresenta os conceitos e princípios básicos do eletromagnetismo e da ótica física, reforçando a compreensão desses conceitos através de aplicações ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular esses conceitos e saber aplica-los à resolução de problemas;
  • OA 2 - Os estudantes serão motivados por exemplos de aplicação dos princípios da física noutras áreas do conhecimento científico e tecnológico. O ensino teórico será complementado com apoio teórico-prático e a realização de demonstrações laboratoriais.

In this curricular unit it is intended that the student will learn on the Laws of Physics in their applications to electromagnetism. The student should develop several skills and competences, according to the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - This course presents the concepts and basic principles of electromagnetism and optics, reinforcing the comprehension of these concepts via real-world examples;
  • LO 2 - The students should attain the capability to manipulate these concepts and know how to apply them to solving problems. Theory is complemented by problem solving and laboratory demonstrations.

3.º Ano

1.º Semestre

Gestão da Manutenção de Sistemas de Armas

Gestão da Manutenção de Sistemas de Armas

ECTS 3,5 | Horas/Semana 3 | Código UC E604

O objetivo desta unidade curricular é o de proporcionar aos estudantes uma visão integrada dos conceitos, técnicas e estratégicas mais utilizadas na Gestão da Manutenção. No final do ciclo de estudos espera-se que os estudantes atinjam os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Detenham uma visão global dos conceitos, problemas e ferramentas disponíveis por forma a poderem tomar as melhores decisões no âmbito da Gestão da Manutenção;
  • OA 2 - Sejam capazes de utilizar as diferentes ferramentas apresentadas ao longo da unidade curricular na tomada das melhores decisões de apoio à gestão da manutenção. Em particular, espera-se que os estudantes saibam escolher as técnicas quantitativas de fiabilidade, otimização e outras adequadas;
  • OA 3 - Que sejam, ainda, capazes de decidir sobre as melhores estratégias de manutenção planeada baseadas nas ferramentas de cálculo apreendidas.

The aim of this curricular unit is to provide students with an integrated overall view of the most common concepts, techniques and strategies used in Maintenance Management. A decision support system for maintenance is presented in order to allow students to solve the main maintenance management problems and to help them make the best decisions in the scope of Maintenance Management. At the end of this course unit student are expected to achieve the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Have a global view of the concepts, problems and tools available to make the best decisions possible in Maintenance Management;
  • LO 2 - Be able to use the different tools presented throughout the curricular unit in decision making to support maintenance management. In particular, students are expected to be able to choose the best quantitative reliability, optimization and other appropriate techniques;
  • LO 3 - In addition, students should be able to make a decision regarding the best planned maintenance strategies based on the acquired calculation tools.

Probabilidades e Estatística

Probabilidades e Estatística

ECTS 6 | Horas/Semana 5 | Código UC N125

Objetivos de Aprendizagem (OA):

Adquirir conhecimento em:

  • OA 1 - Recolha e agrupamento de dados;
  • OA 2 - Esboço e interpretação de representações gráficas;
  • OA 3 - Cálculo e interpretação de estatísticas;
  • OA 4 - Conceito e propriedades da medida de probabilidade;
  • OA 5 - Funções de distribuição;
  • OA 6 - Modelos probabilísticos;
  • OA 7 - Técnicas de Inferência estatística;
  • OA 8 - Desenvolver aptidão para recolha, organização e interpretação de dados;
  • OA 9 - Desenvolver aptidão para medir probabilidades em situações práticas;
  • OA 10 - Aplicar modelos probabilísticos;
  • OA 11 - Interpretar resultados e relatórios estatísticos;
  • OA 12 - Identificar na estatística conceitos gerais da matemática.
  • OA 13 - Adquirir competências em: Valorização pessoal, Planeamento e análise, Autonomia e iniciativa, Inteligência geral, Raciocínio analítico, Raciocínio crítico, Pensamento criativo, Tomada de decisão, e Autoconfiança.

Learning Objectives (LO):

Getting Knowledge in:

  • LO 1 - Collecting and grouping of data;
  • LO 2 - Sketching and interpreting graphical representations;
  • LO 3 - Computation and interpretations of statistics;
  • LO 4 - Concept and properties of probability measure;
  • LO 5 - Distribution function;
  • LO 6 - Probabilistic models;
  • LO 7 - Statistical inference techniques;
  • LO 8 - Develop skills in Collecting, organizing and interpreting statistical data;
  • LO 9 - Develop skills in probability measuring in practical situations;
  • LO 10 - Apply probabilistic models;
  • LO 11 - Interpret statistical reports and results;
  • LO 12 - Identify general mathematical concepts in Statistics.
  • LO 13 - Acquire competences in: Personal valorization; Planning and analysis, Autonomy and initiative, Overall intelligence, Analytical reasoning, Critical reasoning, Creative thinking, Decision making and Self Confidence.

Mecânica Aplicada II

Mecânica Aplicada II

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E607

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Proporcionar aos alunos uma boa formação no domínio da Dinâmica dos Corpos Rígidos;
  • OA 2 - Capacitar os alunos de conhecimentos em Análise Tensorial¸ de modo a permitir escrever as equações físicas em sistemas de coordenadas curvilíneos.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Provide to the students a solid background in Dynamics of Rigid Bodies;
  • LO 2 - Provide to the students the Principles of Tensor Analysis.

Logística Militar

Logística Militar

ECTS 5 | Horas/Semana 3 | Código UC M151

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Identificar a evolução do conceito de Logística e os seus princípios;
  • OA 2 - Identificar os conceitos fundamentais das diferentes Funções Logísticas;
  • OA 3 - Identificar a Organização do Apoio de Serviços no Teatro de Operações;
  • OA 4 - Identificar a Organização Logística da Brigada Mecanizada;
  • OA 5 - Identificar o âmbito da Proteção da Área da Retaguarda;
  • OA 6 - Identificar a Área de Apoio de Serviços;
  • OA 7 - Identificar os documentos logísticos;
  • OA 8 - Identificar o Apoio Logístico às Forças Nacionais Destacadas;
  • OA 9 - Identificar o Apoio Logístico nas Organizações Internacionais;
  • OA 10 - Identificar a organização e estrutura logística da Guarda Nacional Republicana;
  • OA 11 - Identificar o planeamento e controlo dos Órgãos Superiores de Comando e Direção da GNR;
  • OA 12 - Identificar as atividades e responsabilidades dos Órgãos de Apoio e Execução da GNR;
  • OA 13 - Identificar a organização do Sistema Nacional de Compras Públicas;
  • OA 14 - Identificar o Apoio Logístico da GNR em Missões Externas.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - The evolution of the concept of Logistic and its principles;
  • LO 2 - Identification of fundamental concepts to the different Logistic Function;
  • LO 3 - Understanding of the Service Support organization in the Operations Area;
  • LO 4 - Understanding the Logistic Organization of the Mechanize Brigade;
  • LO 5 - Understanding of the security of the backward area of operations;
  • LO 6 - Identification of the Area of Service Support;
  • LO 7 - Adaptation with Logistic documents;
  • LO 8 - Identification of the Service Support concerning the National Forces in Operations;
  • LO 9 - Understanding the Logistical support of the International Organizations;
  • LO 10 - Identify the Logistical organization and structure of the National Guard (NG);
  • LO 11 - Understand the planning and control of the Senior Hierarchy (SH) of the NG;
  • LO 12 - Identify the activities of the SH of the NG;
  • LO 13 - Understand the organization of the NG system of public acquisitions;
  • LO 14 - Understand the Logistical in the NG during the mission accomplishment.

Ética e Liderança

Ética e Liderança

ECTS 5 | Horas/Semana 3 | Código UC M311

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Analisar a Moral e ética na liderança;
  • OA 2 - Enunciar os conceitos inerentes ao Comando, Chefia e Direção no âmbito da liderança;
  • OA 3 - Compreender os enquadramentos teóricos, modelos e perspetivas no âmbito da liderança;
  • OA 4 - Identificar as competências de liderança em termos teóricos e práticos;
  • OA 5 - Desenvolver reflexões críticas sobre testemunhos e liderança efetiva.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Analyse Moral and Ethics in Leadership;
  • LO 2 - Enunciate the concepts inherent to Command, Leadership and Direction in the scope of leadership;
  • LO 3 - Understand the theoretical frameworks, models and perspectives in leadership;
  • LO 4 - Identify the leadership skills in theoretical and practical terms;
  • LO 5 - Develop critical reflections on testimonies and effective leadership.

Desenho e Modelação Geométrica II

Desenho e Modelação Geométrica II

ECTS 4,5 | Horas/Semana 3 | Código UC N142

Com esta unidade curricular pretende-se desenvolver conhecimentos de Desenho Técnico e da Modelação Geométrica específicos do domínio da Engenharia Mecânica e do Desenho de Construção Mecânica. Pretende-se também desenvolver conhecimentos essenciais na especificação técnica de projeto, incluindo especificações de fabrico e controlo e realizar pequenos projetos de construção mecânica, utilizando sistemas de modelação geométrica baseada em CAD. São ainda apresentados conhecimentos de seleção de materiais e de processos de fabrico e respetivos modos de indicação em especificações técnicas e em peças desenhadas. Estes procurarão contribuir para atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Toleranciamento Dimensional, Ajustamentos e Estados de Superfície;
  • OA 2 - Toleranciamento Geométrico;
  • OA 3 - Materiais. Processos de Fabrico;
  • OA 4 - Processos de Engenharia Inversa;
  • OA 5 - Soldadura;
  • OA 6 - Projeto Mecânico.

This curricular unit is intended to develop basic knowledge about Technical Drawing and Geometrical Modulation within the field of Mechanical Engineering and specifically in Mechanical Drafting applications. This curricular unit also aims to prepare students with the essential knowledge to define mechanical design product specification, including manufacturing and control specifications and to develop mechanical engineering design products, by means of geometrical modulation CAD software. Also, basic knowledge is expected to be attained about materials selection and manufacturing processes and the way they are indicated both on technical specifications and in draft parts These goals will try to achieve the following Learning Outcomes (LO):

  • LO 1 - Dimensional tolerancing, Fittings and Surface Finish;
  • LO 2 - Geometric tolerancing;
  • LO 3 - Materials. Manufacturing Processes;
  • LO 4 - Reverse Engineering Processes;
  • LO 5 - Welding;
  • LO 6 - Mechanical Design.

2.º Semestre

Mecânica dos Materiais

Mecânica dos Materiais

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E608

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Compreender os mecanismos de deformação de componentes estruturais sujeitos a esforços de tração, flexão, e torção, atuando individual ou conjuntamente;
  • OA 2 - Adquirir capacidade de dimensionar treliças, vigas e veios de transmissão.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Understand the deformation mechanisms of structural components subjected to traction/compression, bending and torsion, acting individually or together;
  • LO 2 - Acquire the capacity for the dimensioning of truss structures, beams and transmission shafts.

Redes e Instalações Elétricas Industriais

Redes e Instalações Elétricas Industriais

ECTS 4 | Horas/Semana 4 | Código UC E605

Objetivos de Aprendizagem (OA)

Os objetivos principais consideram o desenvolvimento da capacidade dos alunos para:

  • OA 1 - Analisar e interpretar a regulamentação de segurança, normas e outros documentos técnicos relacionados à conceção e operação de instalações elétricas de média e alta tensão;
  • OA 2 - Analisar e interpretar a regulamentação de segurança, normas e outros documentos técnicos relacionados à conceção e operação de instalações de Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios;
  • OA 3- Adotar uma abordagem sistemática dos problemas, utilizando conhecimentos técnico-científicos gerais e específicos; - Integração em grupos de trabalho de maneira eficiente;
  • OA 4 - Aprender a trabalhar com o AutoCAD;
  • OA 5 - Reconhecer (funções, recursos, faixas) o equipamento utilizado em instalações elétricas, bem como alguns equipamentos utilizados para a a sua verificação e testá-los.

Learning Objectives (LO):

The main goals address the development of students’ ability to:

  • LO 1 - Analyse and interpret the security regulation, norms and other technical documents related to the conception and operation of medium and high voltage electrical installations;
  • LO 2 - Analyse and interpret the security regulation, norms and other technical documents related to the conception and operation of infrastructures telecommunications ((in buildings) installations;
  • LO 3 - Adopt a systematic approach to problems, using general and specific technical-scientific knowledge; - Integrate in working groups in an efficient way;
  • LO 4 - Use AutoCAD;
  • LO 5 - Recognize (Functions, Features, ranges) the equipment used in electrical installations, as well as some equipment used for verification and test them.

Teoria Geral da Estratégia

Teoria Geral da Estratégia

ECTS 4 | Horas/Semana 3 | Código UC M110

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Reconhecer a importância da unidade curricular;
  • OA 2 - Explicar a evolução do conceito Estratégia;
  • OA 3 - Definir Estratégia;
  • OA 4 - Explicar as interações entre Política e Estratégia;
  • OA 5 - Relacionar Estratégia com Tática;
  • OA 6 - Classificar as divisões da Estratégia;
  • OA 7 - Descreveras fases do planeamento de ação estratégica;
  • OA 8 - Explicar a estrutura da direção estratégica;
  • OA 9 - Listar a documentação associada ao «Planeamento Estratégico»;
  • OA 10 - Caracterizar o CEDN;
  • OA 11 - Caracterizar o CEM;
  • OA 12 - Conhecer as MIFA;
  • OA 13 - Explicar as diferenças entre Estratégia Militar e Estratégia Empresarial;
  • OA 14 - Explicar a diferença entre «competição» e «conflito»;
  • OA 15 - Distinguir as diferentes formas de coação;
  • OA 16 - Explicar a evolução do conceito Guerra;
  • OA 17 - Definir Guerra;
  • OA 18 - Diferenciar Guerra de operação de imposição de paz;
  • OA 19 - Defesa da Paz e o valor das correntes pacifistas;
  • OA 20 - Descrever o modelo de desenvolvimento de uma crise internacional;
  • OA 21 - Reconhecer a existência de novos atores na Guerra;
  • OA 22 - Utilizar os conhecimentos adquiridos no âmbito da TGE, pelos alunos;

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Recognize the importance of the curricular unit;
  • LO 2 - Explain the Strategy concept evolution;
  • LO 3 - Define Strategy;
  • LO 4 - Explain the interactions between the Policy and Strategy;
  • LO 5 - Relate Strategy and Tactic;
  • LO 6 - Classify the divisions of Strategy;
  • LO 7 - Describe the phases of strategic action planning;
  • LO 8 - Explain the structure of the strategic direction;
  • LO 9 - List the Strategic Planning documentation;
  • LO 10 - Characterize the NDSC;
  • LO 11 - Characterize the MSC;
  • LO 12 - Knowing the AFSM;
  • LO 13 - Explain differences between Military Strategy and Business Strategy;
  • LO 14 - Explain the difference between competition and conflict;
  • LO 15 - Distinguish forms of coercion;
  • LO 16 - Explain War concept evolution;
  • LO 17 - Define War;
  • LO 18 - Differentiate War of peace enforcement operation;
  • LO 19 - Define Peace and currents pacifists;
  • LO 20 - Describe the development model of an international crisis;
  • LO 21 - Recognize the actors in the war;
  • LO 22 Using the knowledge gained in discipline.

Cibersegurança e Ciberdefesa

Cibersegurança e Ciberdefesa

ECTS 4 | Horas/Semana 3 | Código UC E202

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Explicar os principais conceitos e abordagens no âmbito da Cibersegurança e Ciberdefesa;
  • OA 2 - Compreender as principais ameaças nas diversas dimensões;
  • OA 3 - Modelar cenários de ataque e avaliar o risco;
  • OA 4 - Identificar os principais controlos de Cibersegurança;
  • OA 5 - Planear a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI);
  • OA 6 - Descrever sumariamente a doutrina de Ciberdefesa das FA / Exército;
  • OA 7 - Compreender os mecanismos de segurança, com enfoque à Criptografia, Assinaturas Digitais, protocolos de segurança e autenticação;
  • OA 8 - Identificar aspetos legais e potencialidades da análise forense digital e compreender a execução de algumas tarefas críticas neste âmbito, bem como realçar as técnicas anti-forense;
  • OA 9 - Compreender a utilização segura dos sistemas operativos, aplicações, redes Wi-Fi, cloud, dispositivos IoT, canais seguros para comunicar;
  • OA 10 - Realizar técnicas de reconhecimento através de fontes abertas na internet.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Explain the main concepts and approaches in the field of Cyber-security and Cyber-defence;
  • LO 2 - Understand the main threats in the various dimensions;
  • LO 3 - Model attack scenarios and assess risk;
  • LO 4 - Identify the main cyber-security controls;
  • LO 5 - Plan the implementation of an Information Security Management System (SGSI);
  • LO 6 - Describe briefly the doctrine of Cyberdefense of the FA / Army;
  • LO 7 - Understand the security mechanisms, focusing on Cryptography, Digital Signatures, security protocols and authentication;
  • LO 8 - Identify legal aspects and potentialities of digital forensic analysis and understand the execution of some critical tasks in this field, as well as highlighting the anti-forensic techniques;
  • LO 9 - Understand the secure use of operating systems, applications, Wi-Fi networks, cloud, IoT devices, secure channels to communicate;
  • LO 10 - To perform recognition techniques through open sources on the Internet.

Termodinâmica I

Termodinâmica I

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E612

Pretende-se que o Cadete-Aluno desenvolva competências nos seguintes pontos, de acordo com os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Competências para realizar uma análise fundamental e das leis que governam os fenómenos de transporte de massa, quantidade de movimento, energia e entropia e que as aplica a sistemas/processos reais.
  • OA 2 - Pretende-se ainda que o aluno compreenda e aprenda a identificar sistemas/processos termodinâmicos de conversão de energia, que adquira a noção de propriedades da matéria e que tenha noção e capacidade de definir limites máximos de operação dos sistemas de conversão de energia a diferentes escalas.

The student is expected to develop new competences, according to the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Develop competencies and skills in the fundamental analysis and knowledge of the laws governing mass, momentum, energy and entropy transport and apply them to real systems / processes;
  • LO 2 - It is also intended that the student is able to perceive and identify thermodynamic systems for energy conversion, and acquires the notion of properties of matter and that has notion and ability to define maximum limits of operation of energy conversion systems considered at different scales.

Sinais e Sistemas Mecatrónicos

Sinais e Sistemas Mecatrónicos

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E616

Objetivos de Aprendizagem (OA):

Formação teórica e laboratorial na área dos sistemas mecatrónicos. O Cadete-Aluno deverá ficar capacitado para:

  • OA 1 - Modelar e analisar o comportamento no tempo e na frequência de sistemas dinâmicos, representados no tempo contínuo ou em frequência;
  • OA 2 - Analisar e aplicar conceitos de instrumentação, atuação e programação de microcontroladores para sistemas mecatrónicos.

Learning Objectives (LO):

Theoretical and laboratory training in the area of mechatronic systems. The student should be able to:

  • LO 1 - Model and analyse the behaviour in the time and frequency of dynamic systems, represented in continuous time or frequency;
  • LO 2 - Analyse and apply concepts of instrumentation, actuation and programming of microcontrollers for mechatronic systems.

4.º Ano

1.º Semestre

Mecânica dos Fluidos I

Mecânica dos Fluidos I

ECTS 4 | Horas/Semana 4 | Código UC E605

Objetivos de Aprendizagem (OA)

Os objetivos principais consideram o desenvolvimento da capacidade dos alunos para:

  • OA 1 - Analisar e interpretar a regulamentação de segurança, normas e outros documentos técnicos relacionados à conceção e operação de instalações elétricas de média e alta tensão;
  • OA 2 - Analisar e interpretar a regulamentação de segurança, normas e outros documentos técnicos relacionados à conceção e operação de instalações de Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios;
  • OA 3- Adotar uma abordagem sistemática dos problemas, utilizando conhecimentos técnico-científicos gerais e específicos; - Integração em grupos de trabalho de maneira eficiente;
  • OA 4 - Aprender a trabalhar com o AutoCAD;
  • OA 5 - Reconhecer (funções, recursos, faixas) o equipamento utilizado em instalações elétricas, bem como alguns equipamentos utilizados para a a sua verificação e testá-los.

Learning Objectives (LO):

The main goals address the development of students’ ability to:

  • LO 1 - Analyse and interpret the security regulation, norms and other technical documents related to the conception and operation of medium and high voltage electrical installations;
  • LO 2 - Analyse and interpret the security regulation, norms and other technical documents related to the conception and operation of infrastructures telecommunications ((in buildings) installations;
  • LO 3 - Adopt a systematic approach to problems, using general and specific technical-scientific knowledge; - Integrate in working groups in an efficient way;
  • LO 4 - Use AutoCAD;
  • LO 5 - Recognize (Functions, Features, ranges) the equipment used in electrical installations, as well as some equipment used for verification and test them.

Controlo de Sistemas

Controlo de Sistemas

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E618

Objetivos de Aprendizagem (OA):

Análise e projeto de sistemas de controlo. Dotar os alunos de conhecimentos de projeto de sistemas de controlo automático. O Cadete-Aluno deverá ficar apto para:

  • OA 1 - Identificar as principais arquiteturas de controlo para os sistemas lineares invariantes no tempo (SLIT) definidos em tempo contínuo;
  • OA 2 - Analisar estabilidade em anel fechado para SLIT definidos em tempo contínuo;
  • OA 3 - Utilizar um conjunto de ferramentas para o projeto de controladores de sistemas SISO de dinâmica linear, definidos em tempo contínuo, tanto no domínio do tempo contínuo como no domínio do tempo discreto, em qualquer domínio aplicacional da engenharia.

Learning Objectives (LO):

Analysis and Design of Control Systems. Provide students with knowledge of design of automatic control systems. The student should be able to:

  • LO 1 - Identify control architectures for continuous-time Linear Time Invariant Systems (LTIS);
  • LO 2 - Analyse stability for LTIS;
  • LO 3 - Use a set of tools to design controllers for continuous-time SISO systems, with linear dynamics, both in continuous and discrete time domains, in any engineering field of application.

Tecnologia Mecânica

Tecnologia Mecânica

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E610

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Adquirir os conhecimentos indispensáveis à compreensão dos princípios que servem de base à generalidade dos processos tecnológicos de fabrico;
  • OA 2 - Apresentar os fundamentos teóricos das teorias da plasticidade, do atrito, desgaste e lubrificação, aplicadas aos processos de fabrico e fornecer conhecimentos gerais no domínio do processamento mecânico de materiais metálicos, lubrificação, aplicadas aos processos de fabrico e fornecer conhecimentos gerais no domínio do processamento mecânico de materiais metálicos.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Understand the basic principles of the majority of the manufacturing technological processes.
  • LO 2 - Present the theoretical foundations of the plasticity, friction and lubrification, applied to the manufacturing processes and provide general knowledge as far as the mechanical processing of metallic material is concerned. Describe and specify requirements for information systems.

Termodinâmica II

Termodinâmica II

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E613

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Ser capaz de avaliar os processos termodinâmicos de mistura de multicompetentes com e sem reação química com vista a saber caracterizar processos de tratamento de ar húmido (psicrometria) e de combustão e, com base no conhecimento adquirido em Termodinâmica I;
  • OA 2 - Avaliar o desempenho energético e ambiental de sistemas reais de conversão de energia (e.g. motores de combustão interna, turbinas a gás, centrais a vapor, sistemas de refrigeração);
  • OA 3 - Reconhecer técnicas de diagnóstico utilizadas para a caracterização experimental do ar húmido e processos com combustão.

This curricular unit addresses the following Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Be able to analyse thermodynamic processes of multicomponent mixtures with and without chemical reaction, which are necessary to characterize wet air treatment (psychometric) and combustion processes and, based on the knowledge acquired in Thermodynamics I;
  • LO 2 - Evaluate the energy and environmental performance of real energy conversion systems (e.g. internal combustion engines, gas turbines, steam plants, cooling systems);
  • LO 3 - Recognize diagnostic techniques used characterize a variety of thermodynamic processes.

Mecânica dos Sólidos

Mecânica dos Sólidos

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E609

Objetivos de Aprendizagem (OA):

Munir os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam definir, comparar e melhorar as soluções em Elasticidade Linear, desenvolvendo:

  • OA 1 - Competência na descrição rigorosa dos campos de deslocamentos, deformações, tensões e propriedades dos respetivos tensores em função dos referenciais considerados;
  • OA 2 - Competência na descrição rigorosa das leis constitutivas da elasticidade linear;
  • OA 3 - Competência na análise rigorosa (soluções analíticas) de problemas da elasticidade linear, nomeadamente, na análise de deslocamentos e tensões em: placas sujeitas a tensões no plano (com e sem furo), vigas, cilindros e esferas com pressão interna e externa, bem como em veios de secção arbitrária (fechada, aberta, unicelular e multicelular) sujeitos à torção;
  • OA 4 - Competência na análise rigorosa por métodos energéticos na solução de problemas estruturais simples;
  • OA 5 - Competência na análise rigorosa da estabilidade estrutural (linearizada) de vigas e cálculo de cargas críticas de Euler.

Learning Objectives (LO):

Provide students with theoretical and practical knowledge to define, compare and improve solutions in Linear Elasticity, developing:

  • LO 1 - Competence in accurately describing the displacement fields, strain, stresses and properties of the respective tensor according to the coordinate reference systems used;
  • LO 2 - Competence in accurately describing constitutional laws for linear elastic materials;
  • LO3 - Competence in rigorous analysis (analytical solutions) of linear elasticity problems, namely analysis of displacements and stresses in: plates subject to stresses within the plate's plane (with/without hole), beams, cylinders/balls with internal/external pressure, as well as in shafts of arbitrary cross-section (closed, open, unicellular and multicellular) subject to pure twisting;
  • LO4 - Competence in rigorous analysis by energy methods in solving simple structural problems;
  • LO5 - Competence in rigorous structural (linearized) beam stability analysis and calculation of Euler critical loads.

2.º Semestre

Tática do Serviço de Material

Tática do Serviço de Material

ECTS 4 | Horas/Semana 4 | Código UC M270

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Reconhecer os requisitos necessários para implementar a Área de Apoio de Serviços (AApSvç) duma Unidade tipo Brigada;
  • OA 2 - Conhecer o BApSvc orgânico de uma Brigada Independente;
  • OA 3 - Conhecer a CMan orgânica do BApSvc;
  • OA 4 - Ser capaz de aplicar o processo de planeamento tático e tomada de decisão, iniciado ao nível do BApSvc e finalizado ao nível da CMan e seus pelotões, nomeadamente: Planear e executar o emprego tático e técnico da CMan (e seus pelotões) em campanha; Planear e executar a implantação dos órgãos de apoio de serviços da CMan na área de apoio de serviços; Articular o apoio logístico prestado pela CMan com os trens das Pequenas Unidades; Planear, preparar e executar medidas de segurança e defesa da CMan na área de apoio de serviços;
  • OA 5 - Caracterizar o Apoio Logístico às Forças Nacionais Destacadas em missão OTAN e ONU.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Recognize the requirements for implementing the Brigade Support Area (BSA);
  • LO 2 - Know the BSA composition of an Independent Brigade;
  • LO 3 - Know the Maintenance Company composition at the BSA;
  • LO 4 - Being able to apply the tactical planning process and decision making, starting at the BSA level and ending at the platoons of maintenance company level, namely: Plan and execute the Maintenance Company employment (tactical and technical) at operational level; Plan and execute the Maintenance Company layout at BSA; Articulate the logistical support conducted by Maintenance Company to the maintenance teams of combat units; Plan, prepare and implement security and defence measures in the Maintenance Company area;
  • LO 5 - Characterize the logistic support in the deployed armed forces during NATO and UN missions.

Automação Industrial

Automação Industrial

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E617

Objetivos de Aprendizagem:

Introdução à tecnologia de automação industrial e à modelação e comando automático de processos industriais. O Cadete Aluno deverá ficar capacitado para:

  • OA 1 - Criar o modelo de um processo de produção numa forma normalizada; reconhecer e identificar os principais componentes de uma célula de fabrico; especificar os sinais de entrada e de saída dos controladores lógicos e criar programas de comando;
  • OA 2 - Projetar e implementar sistemas de acionamento mecânico baseados em pneumática e hidráulica;
  • OA 3 - Utilizar ferramentas de modelação para analisar o sistema industrial e identificar situações críticas para o seu desempenho ou segurança;
  • OA 4 - Adquirir conhecimento sobre protocolos de comunicação industriais, respetivas vantagens, desvantagens e diferenças.

Learning Objectives (LO):

Introduction to industrial automation technology and the modelling and automatic control of industrial processes. The successful student should be able to:

  • LO 1 - Create a model of a production process in a standardized form; recognize and identify the main components of a manufacturing cell; specify the input and output signals of the logic controllers (PLC) and create control programs;
  • LO 2 - Design and implement actuation systems based on the use of pneumatic and hydraulic components;
  • LO 3 - Use modelling tools to analyse the industrial system and identify situations critical to its performance or security;
  • LO 4 - Know the main differences between industrial communication protocols.

Mecânica Computacional

Mecânica Computacional

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E611

Objetivos de Aprendizagem (OA):

  • OA 1 - Apresentação de técnicas para a solução numérica de equações diferenciais em Engenharia Mecânica: estruturas, fluidos, transmissão de calor, eletromagnetismo e acústica;
  • OA 2 - Apresentação e aplicação dos métodos dos elementos finitos, diferenças finitas e elementos de fronteira;
  • OA 3 - Apresentação dos fundamentos teóricos, descrição e prática de programas de elementos finitos, com aplicações a estruturas e fluidos;
  • OA 4 - Análise crítica de resultados.

Learning Objectives (LO):

  • LO 1 - Presentation of the numerical methods for the solution of differential equations in mechanical engineering: structures, fluids, heat transfer, electromagnetism, acoustics;
  • LO 2 - Presentation and application of the finite element method, finite differences method and boundary elements method;
  • LO 3 - Presentation of the theoretical fundaments, description and practice with finite element computer codes with applications to structures and fluids;
  • L0 4 - Critical analysis of the results.

Mecânica dos Fluidos II

Mecânica dos Fluidos II

ECTS 6 | Horas/Semana 4 | Código UC E615

Objetivos de Aprendizagem (OA):

Os alunos devem ficar aptos a projetar e gerir os principais tipos de instalações hidráulicas do domínio de engenharia mecânica, que se particularizam nos seguintes objetivos:

  • OA 1 - Conhecer e compreender as equações diferenciais que regem os escoamentos;
  • OA 2 - Analisar escoamentos de camada limite laminar e turbulenta;
  • OA 3 - Estimar forças aplicadas em corpos imersos em escoamentos exteriores;
  • OA 4 - Conhecer as diferentes formas de resistência num corpo imerso num escoamento exterior;
  • OA 5 - Calcular força de sustentação num corpo emerso num escoamento exterior;
  • OA 6 - Compreender e calcular escoamentos potenciais;
  • OA 7 - Compreender os princípios de funcionamento de ferramentas computacionais de escoamento potencial;
  • OA 8 - Compreender os princípios básicos de escoamento compressível em condutas com variação de área;
  • OA 9 - Compreender os princípios de escoamento compressível a 2D;
  • OA 10 - Analisar e projetar os principais órgãos de turbomáquinas, nomeadamente, compressor e turbinas.

Learning Objectives (LO):

Students should be able to design and manage the main types of hydraulic systems and mechanical engineering domain, that distinguish the following goals:

  • LO 1 - Know and understand the differential equations governing the flow;
  • LO 2 - Analyse flows of laminar and turbulent boundary layer;
  • LO 3 - Estimate forces applied in bodies in external flows;
  • LO 4 - Meet the different forms of resistance on a body immersed in a drain outside;
  • LO 5 - Calculating support force on a body immersed in a drain outside;
  • LO 6 - Understand and calculate potential outlets;
  • LO 7 - Understand the operating principles of computational tools of potential flow;
  • LO 8 - Understand the fundamentals of compressible flow in pipes with varying area;
  • LO 9 - Understand the principles of compressible 2D flows;
  • LO 10 - Analyse and design the main organs of turbomachinery, namely, compressor and turbines.

Projeto Integrador em Engenharia Mecânica Militar

Projeto Integrador em Engenharia Mecânica Militar

ECTS 8 | Horas/Semana 4 | Código UC E619

Objetivos de Aprendizagem (OA):

UC de integração dos conhecimentos das UC do 1º ciclo do curso em Engenharia Mecânica Militar. UC baseada numa filosofia de Project-based learning (aprender fazendo) e Systems Engineering. A abordagem encorajada será holística considerando os aspetos técnicos sempre num enquadramento ético, social e ambiental. Os conceitos básicos de desenvolvimento de projetos serão apresentados e os alunos encorajados a seguir uma abordagem metódica e sistemática. O Cadete-Aluno deverá ficar capacitado para:

  • OA 1 - Desenvolver capacidades de conceção de sistemas mecânicos, com integração de conhecimentos multidisciplinares (dentro da Engenharia Mecânica Militar);
  • OA 2 - Desenvolver competências de trabalho autónomo e de investigação;
  • OA 3 - Desenvolver competências de redação de documentos técnicos, apresentação e discussão de conteúdos em engenharia.

Learning Objectives (LO):

Curricular Unit aimed at integrating knowledge and competencies acquired along the undergraduate course in Military Mechanical Engineering. The contents are based on Project-based Learning (learning by doing) and Systems Engineering approaches. The teaching approach will be holistic, considering technical aspects within an ethical, social and environmental framework. The basic concepts of project development will be presented and students encouraged to follow a methodical and systematic approach. The successful student should be able to:

  • LO 1 - Develop skills in the design of mechanical systems, with the integration of multidisciplinary knowledge within Military Mechanical Engineering;
  • LO 2 - Develop skills and abilities to develop autonomous work and research;
  • LO 3 - Develop knowledge in writing technical documents, presenting and arguing engineering topics.