MESTRADO EM ENGENHARIA MECÂNICA MILITAR

O Mestrado em Engenharia Mecânica Militar (EMM) constitui a formação inicial de acesso à carreira de Oficial do Serviço de Material dos Quadros Permanentes do Exército e da Guarda Nacional Republicana (GNR). O Mestrado em Engenharia Mecânica Militar é reconhecido pela Ordem dos Engenheiros e é ministrado em associação com o Instituto Superior Técnico (IST).

Pese embora a parte curricular do ciclo de estudos do Mestrado em EMM esteja centrada exclusivamente na Engenharia Mecânica, a dissertação com 30 ECTS (25%) realizada no âmbito de uma das respetivas áreas de especialização enquadra-se, preferencialmente, nas Ciências Militares com relevância para o Exército e para a GNR. O Mestrado em EMM, embora seja lecionado maioritariamente (parte curricular) no IST, em regime de associação, é a continuação obrigatória da licenciatura em EMM e constitui a condição de ingresso nos Quadros Permanentes do Exército e da GNR. As dissertações de mestrado podem ser realizadas exclusivamente no IST, exclusivamente na Academia Militar ou em regime de coorientação entre as duas instituições.

Objetivos gerais definidos para o Ciclo de Estudos:

  • Conferir formação científica nas Ciências Exatas, na Engenharia Mecânica e nas Ciências Militares, destinada a satisfazer as qualificações necessárias ao desempenho das funções de um Oficial do Serviço de Material dos Quadros Permanentes do Exército e da GNR;
  • Conferir formação comportamental escorada numa sólida educação militar, moral e cívica para desenvolver qualidades de comando, direção e chefia inerentes à condição militar;
  • Desenvolver a capacidade de raciocínio autónomo, análise e síntese, com espírito crítico, flexível e criativo;
  • Desenvolver capacidade de expressão e comunicação oral e escrita, indispensáveis para o comando militar.

Estrutura curricular e plano de estudos

A estrutura curricular obedece a três áreas de especialização distintas, nomeadamente no ramo da Energia, no ramo da Produção e no ramo de Sistemas.

Nota: As Horas/Semana são estimadas a partir do número de horas de contacto totais

(Página em construção. Procuramos ser breves)