Boletim de Candidatura

MGI

Ao longo das sete edições do Mestrado em Guerra da Informação que decorreram entre 2009 e 2017, frequentaram este mestrado 106 auditores das mais diversas áreas disciplinares – Ciências Militares, Engenharia, Economia, Gestão, Sistemas e Tecnologias de Informação, Marketing, Recursos Humanos, Relações Internacionais, Estratégia e Ciências da Comunicação.

Throughout the seven editions of the Master's in Information Warfare that took place between 2009 and 2017, 106 auditors from the most diverse disciplinary areas attended this master's course – Military Sciences, Engineering, Economics, Management, Information Systems and Technologies, Marketing, Human Resources, International Relations, Strategy and Communication Sciences.


De acordo com a Portaria nº1394/2009 de 3 de Dezembro dos Ministérios da Defesa Nacional e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Academia Militar confere o grau de Mestre na especialidade de Guerra da Informação.

According to Ordinance No. 1394/2009 of December 3 of the Ministries of National Defence and Science, Technology and Higher Education, the Military Academy awards the Master degree in Information Warfare.

Este Mestrado pretende dar a compreender o papel da Guerra de Informação nos modelos organizacionais atuais e futuros. Neste tempo de mudança requerem-se gestores e quadros pró-ativos capazes de dominar a gestão e a informação em termos de discernir contextos estratégicos com o objetivo de protagonizar iniciativas, antecipar mudanças e capitalizar as oportunidades da "Nova Era Digital".

This Master’s degree intends to provide knowledge on the role of Information warfare in the current and future organizational models. This time of change requires proactive managers and boards, capable of handling management and information in terms of defining strategic contexts to create initiatives, anticipating changes and capitalizing on the “New Digital Age” opportunities.

O público-alvo do Mestrado é constituído por candidatos com formação de base em áreas disciplinares ligadas, preferencialmente, às Ciências Militares, Engenharia, Economia, Gestão, Sistemas e Tecnologias de Informação, Marketing, Recursos Humanos, Relações Internacionais, Estratégia e Ciências da Comunicação.

The Master’s target audience comprises candidates with basic training in disciplinary areas preferably linked to Military Sciences, Engineering, Economics, Management, Information Systems and Technologies, Marketing, Human Resources, International Relations, Strategy and Communication Sciences.

A existência de novas condições de competitividade das empresas e das organizações em geral (públicas ou privadas), implica também que este Mestrado seja dirigido a empresários, gestores, quadros de empresas e a todos aqueles que, possuindo uma formação de base noutros domínios, pretendam obter competências nesta área do saber.

The existence of new conditions for the competitiveness of companies and organizations in general (public or private), implies that this Master’s degree is addressed to entrepreneurs, managers, corporate executives and all those who, having basic training in other domains, wish to obtain skills in this area of knowledge.

Objetivos: / Objectives:

1. Criar e desenvolver competências avançadas na área emergente do acesso e utilização conflitual e competitiva da Informação, no contexto das atividades civis e militares.

1. Create and develop advanced skills in the emerging area of conflicting and competitive access and use of Information in civilian and military activities.

2. Fomentar a reflexão sobre o binómio fluxo de informação – segurança, tendo em conta, nomeadamente, os requisitos de domínio, a complexidade das organizações e o papel do cidadão numa sociedade vincadamente interativa.

2. Foster reflection on the binomial flow of information – security, having into account, notably, domain requirements, the complexity of the organizations and the role of the citizen in a strongly interactive society.

3. Analisar metodologias para avaliação de ameaças, vulnerabilidades e riscos na Sociedade da Informação, Comunicação e Conhecimento.

3. Analyse methodologies for assessing threats, vulnerabilities and risks in the Information, Communication and Knowledge Society.

4. Desenvolver atividades e iniciativas de forma a melhorar o intercâmbio entre a instituição militar e a sociedade civil, através da análise de assuntos emergentes de interesse mútuo, onde a Segurança e Defesa Nacional se apresentam como temas privilegiados de análise.

4. Develop activities and initiatives in order to improve the exchange between the military institution and the civil society, through the analysis of emerging matters of mutual interest, where National Defence and Security are presented as privileged themes for analysis.

Aos civis e militares gestores de tecnologias e de sistemas de informação, gestores estratégicos e empreendedores, situados aos diversos níveis de decisão, pretende-se assim facultar ferramentas de gestão e utilização integrada da informação que permitam operacionalizar iniciativas organizacionais, na área da Competitive e Business Intelligence, rumo à obtenção de superioridade na informação.

To the civil and military managers of information technologies and systems, strategic managers and entrepreneurs located at different decision levels, the aim is therefore to provide management tools and integrated use of information that permit to accomplish organizational initiatives, in the area of Competitive and Business Intelligence, in order to achieve information superiority.

A existência de um conjunto de competências compromete este Mestrado no desenvolvimento rigoroso e atual, no alto sentido de gestão e na pretensão de oferecer formação avançada em novos domínios de liderança e utilização da informação que se afirmam nucleares no novo ambiente de mudança e complexidade em que hoje se vive.

The existence of a set of skills commits this Master in the rigorous and current development, in the high sense of management and in the intention to provide advanced training in new domains of leadership and use of information, which claim to be core in the new environment of change and complexity of nowadays.

Local de funcionamento do Mestrado

As aulas decorrerão por via telemática (zoom), e as aulas presenciais decorrerão nas instalações da Academia Militar (em local a definir). Ambos os locais (Lisboa e Amadora) dispõem de estacionamento privativo. As aulas decorrerão às terças e quintas-feiras em horário pós-laboral.

Inscrições
As inscrições poderão ser formalizadas via e-mail, para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com a seguinte documentação:
Boletim de Candidatura
Modelo de Requerimento de Candidatura

Propinas: 1.500,00 euros
Fees: 1.500,00 Euros

Observação: Por despacho do Major-General Comandante da AM, de 8 de outubro de 2021, é considerada a redução de 50% do valor para as vagas estatutárias (alunos com estatuto militar), mantendo-se, no entanto, o pagamento integral dos restantes emolumentos.

Remark: By Dispatch of the Lieutenant-General Commander of the AM, of 8th October 2021, a 50% reduction is considered of the total of statutory vacancies (students with a military status). The integral payment of the remaining emoluments remains.

Plano de Curso

1.º Semestre

Gestão de Informação e do Conhecimento

Gestão de Informação e do Conhecimento

ECTS 6          Horas 30          Código UC GIS1

Desenvolver
a capacidade de projetar e gerir um sistema de informação (SI), contemplando as componentes tangíveis dos recursos assim como a definição de processos de partilha de conhecimento.

Tecnologias de Informação e Plataformas Internet

Tecnologias de Informação e Plataformas Internet

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIS2

Desenvolver
a capacidade de identificar e compreender a finalidade dos principais elementos de uma qualquer infraestrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma integrada com a missão e estratégia de negócio da organização e de modo a
potenciar as suas competências chave e o seu valor acrescentado numa perspetiva de economia de rede.

Estratégia e Relações Internacionais

Estratégia e Relações Internacionais

ECTS 6          Horas 25          Código UC GICP

Desenvolver
a capacidade de interpretar as vulnerabilidades e as possibilidades dos Estados Soberanos, com ênfase no caso
português, identificando os instrumentos ao dispor da Estratégia e o pano de fundo em que se desenvolvem as Relações Internacionais.

Metodologias de Investigação Científica

Metodologias de Investigação Científica

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIMI

Identificar um tema de estudo
Enquadrar esse tema no conhecimento científico atual
Identificar um tema / questão central a investigar
Elaborar hipóteses e questões derivadas
Definir métodos de pesquisa / análise
Elaborar um programa de trabalhos

Media e Opinião Pública

Media e Opinião Pública

ECTS 4          Horas 20          Código UC GICC

Identificar os processos de formação e de auscultação da opinião pública.
Reconhecer as lógicas de funcionamento do campo mediático.
Saber discutir e aplicar as principais teorias sobre a relação entre media e opinião pública.
Adquirir visão e capacidade de decisão face aos efeitos da mediatização em situações de crise ou de conflito.
Desenvolver competências de comunicação aplicadas ao audiovisual.
Treinar competências de comunicação em ambiente de media training

Informação, Incerteza e Risco

Informação, Incerteza e Risco

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC1

Analisar os processos decisórios investigando os valores em que se fundamentam os espaços de alternativas possíveis, os sistemas de comparação, de negociação e da aplicação das escolhas feitas;
Identificar fronteiras e fontes de incerteza;
Fornecer apoios decisórios com qualidade científica, num cenário de fatores não controláveis, ou seja, ajudar a estabelecer estratégias flexíveis e apoiar os processos de negociação essenciais à concretização de soluções

2.º Semestre

Guerra de Informação

Guerra de Informação

ECTS 6          Horas 30          Código UC GIS3

Desenvolver
a capacidade de de realizar uma análise estratégica estruturada relativamente às atividades relacionadas com a utilização competitiva (Competitive Intelligence) e conflitual da informação (Guerra de Informação), procurando simultaneamente desenvolver as suas capacidades críticas.

Competitive e Business Intelligence

Competitive e Business Intelligence

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIC2

Desenvolver
a capacidade de integrar ferramentas, técnicas e metodologias chave para compreenderem o comportamento de determinado Concorrente e do mercado. Esta integração deverá proporcionar uma dedução de qual a atuação de determinado Concorrente baseado no Ambiente Competitivo que enfrenta ou, em sentido oposto de como a suas Comunicações de Marketing traduzem a sua Estratégia na prática. Será partilhado uma perspetiva global de o Quê, Quando, Como e Porquê do uso destas ferramentas, de per se, ou integradas. O objetivo final é a criação de condições para impactarem positivamente a tomada de decisão estratégica nas organizações a que pertencem, ou venham a pertencer.

Segurança Digital

Segurança Digital

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIS4

Desenvolver
o conhecimento relativamente à Segurança da Informação e de Sistemas de Informação, em particular no contexto da Guerra de Informação e das Operações de Informação. Dada a abrangência do tema e a heterogeneidade ao nível da formação básica que normalmente é patente a este nível da formação, existe um esforço para expor os conceitos fundamentais e as principais características de algumas das tecnologias de segurança da informação disponíveis, com alguma enfâse nas redes de computadores (Internet). Procura-se ainda desenvolver as capacidades necessárias para permitir uma correta interpretação do que é uma Política de
Segurança da Informação e como a construir, usando diferentes modelos de referência, quer de origem civil, quer de origem militar.

Seminário de Gestão de Crises no Ciberespaço

Seminário de Gestão de Crises no Ciberespaço

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIS5

Desenvolver a capacidade de, autonomamente,
desenvolver cenários, planear Exercícios de Gestão de Crises no Ciberespaço (ajustados aos objetivos a atingir) e promover a sua execução. Após isso desenvolver a capacidade para assumir o papel de assessor de um decisor (ou de estruturas de decisão) de nível político-estratégico no domínio da Cibersegurança.

Direito da Sociedade de Informação

Direito da Sociedade de Informação

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIS6

Adquirir noções básicas de Direito para poder acompanhar uma unidade curricular nessa área e perceber as suas noções básicas;

Conhecer o enquadramento jurídico do tratamento de dados pessoais, incluindo no sector das comunicações, e a possibilidade de suspender o exercício de direitos, liberdades e garantias;
Conhecer as ferramentas jurídicas ao dispor das empresas para recolher informações estratégicas relevantes e para protegeras suas informações; conhecer os mecanismos de proteção dos consumidores;
Conhecer as formas e limitações de acesso aos documentos administrativos; perceber os sistemas estaduais de recolha de informação e as limitações jurídicas inerentes ao sistema de informações português, e entender o enquadramento legal das várias iniciativas de cibersegurança;
Saber enquadrar juridicamente as várias atuações ilícitas perante redes e sistemas de informação.

Metodologias e Técnicas de Apoio à Decisão

Metodologias e Técnicas de Apoio à Decisão

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC3

Utilização de modelos e de ferramentas de apoio à tomada de decisão que permitam a resolução de problemas complexos, através de processos de estruturação, análise e avaliação cientificamente corretos;

Aplicação dos modelos e das ferramentas na obtenção de soluções credíveis, através de processos abertos, transparentes, interativos e eficientes.

3.º Semestre

Gestão da Mudança e Inovação

Gestão da Mudança e Inovação

ECTS 6          Horas 25          Código UC GIC4

Enquadrar a Gestão da Mudança no contexto da competitive intelligence;

Relacionar mudança com competitividade;
Discernir o contexto da mudança organizacional;
Caracterizar a natureza da mudança;
Identificar vários tipos de mudança (Hard vs. Soft);
Reconhecer as especificidades organizacionais subjacentes ao processo de mudança;
Perspetivar aspetos críticos nos processos de transformação e sua respetiva gestão;
Aplicar uma metodologia de gestão da mudança.
Discernir a Gestão da Inovação como fonte de competitividade, terreno fértil de mudança organizacional.

E -Business e Internet Strategy

E -Business e Internet Strategy

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC5

Avaliar o impacto da Internet num negócio (benefícios e dificuldades/ameaças)

Caracterizar e avaliar Modelos de negócio na Internet
Definir estratégias de negócio envolvendo atividade na Internet
Conseguir avaliar os principais fatores críticos de sucesso associado a negócio na Internet.

Gestão de Projetos

Gestão de Projetos

ECTS 4          Horas 20          Código UC GIC6

Estudar, desenvolver e aplicar uma metodologia para criar um “plano de gestão de projeto” de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos na UC de Gestão de Projetos
Permitir interligar teorias e metodologias de GP a um exemplo prático de aplicação, a elaborar em trabalho colaborativo.

Dissertação

Dissertação

ECTS 16          Código UC GID1

 4.º Semestre

Dissertação

Dissertação

ECTS 30          Código UC GID2

Em 2015, a Academia Militar submeteu a acreditação prévia (Relatório de Autoavaliação do Ciclo de Estudos) conducente ao grau de mestre em «Guerra de Informação», tendo este mestrado sido acreditado por um período de 6 anos.