WhatsApp Image 2025 06 27 at 14.18.41PALESTRA CONCEITO DE FORÇA TERRESTRE DE PRÓXIMA GERAÇÃO

Realizou-se no dia 27 de junho de 2025, nas instalações da Academia Militar (AM), na Amadora, uma palestra sobre “o Conceito de Força Terrestre de Próxima Geração”, ministrada aos Alunos do 4.º ano das Armas e Serviços do Exército, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Sistemas de Armas de Infantaria e de Cavalaria.

A palestra foi conduzida pelo Tenente-Coronel de Infantaria Carlos Filipe Afonso, Chefe da Repartição de Planeamento Estratégico da Divisão de Planeamento Militar Terrestre do Estado-Maior do Exército, que para além de ser um Oficial com grande experiência no comando de Unidades operacionais, dentro e fora do Território Nacional, conta ainda uma extensa carreira académica e como docente.

Na comunicação efetuada, o Tenente-Coronel Dias Afonso abordou o atual ambiente estratégico e operacional terrestre, que contextualiza a estratégia genética de geração de forças terrestres por parte do Exército, bem como os eixos de modernização, os requisitos de uma força terrestre, com foco nos NATO Capability Targets, e os programas de modernização em curso no âmbito da Lei de Programação Militar (LPM). Neste particular, destacou os principais projetos de capacidades, com foco nos que alavancam o conceito de forças terrestres futuras, destacando-se, neste aspeto, a edificação de uma Brigada Média, uma Brigada Ligeira, a capacidade de Operações Especiais, bem como outras capacidades de apoio e de enablers, de que se evidenciam os helicópteros multiuso.

Esta iniciativa revestiu-se de particular importância para os cadetes-alunos da AM, enquanto futuros Oficiais do Exército, proporcionando uma oportunidade privilegiada de contacto com os projetos de capacidades em curso, em particular os que alavancam a edificação do conceito de força terrestre de próxima geração.

WhatsApp Image 2025 06 27 at 14.15.17WhatsApp Image 2025 06 27 at 14.19.00WhatsApp Image 2025 06 27 at 14.16.31WhatsApp Image 2025 06 27 at 14.14.56