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ALIR_MCS – ADVANCED LIGHTWEIGHT IMPACT RESISTANT: MATERIALS, COMPONENTS AND STRUCTURES

O projeto ALIR_mcs – Advanced Lightweight Impact Resistant: materials, components and structures, visa conceber uma solução compósita de baixo peso com capacidade de resistir a solicitações de impacto de baixa, média e alta energia. Pretende-se que esta solução venha a obter a certificação aeronáutica civil (EASA CS-VLA), de modo a poder aplicar-se a aeronaves não tripuladas.

O projeto, pretende tornar o transporte aéreo mais eficiente através da utilização generalizada de materiais compósitos leves, que só serão adotados para o projeto aeronáutico se existirem modelos confiáveis que descrevam as suas propriedades mecânicas (incluindo a resistência ao impacto) e os respetivos processos de fabrico.

O refinamento dos procedimentos de modelação dos materiais e dos respetivos processos produtivos já em desenvolvimento pelas equipas de investigação, será o principal vetor do projeto. Ao passo que a solução de problemas de integração tecnológica, de consideração de requisitos de aplicação e de testes em condições de operação irão fornecer demonstrações de aplicação das tecnologias desenvolvidas e promover a sua disseminação pelos potenciais clientes.

As inovações propostas neste projeto serão utilizadas em todo o setor dos transportes, desde a industrial automóvel, às indústrias ferroviárias e de transporte marítimo, pois é pretensão que esta solução venha a obter a certificação aeronáutica civil (EASA CS-VLA), de modo a poder aplicar-se a aeronaves não tripuladas. Assim, o projeto propõe:

(1) desenvolver modelos descritivos do comportamento de várias soluções compósitas, quando sujeitas a diferentes solicitações de impacto, de baixa, média e alta energia;

(2) desenvolver modelos descritivos das dinâmicas dos processos de produção das diferentes soluções compósitas de modo a avaliar a variabilidade dos mesmos;

(3) desenvolver um sistema de monitorização de forma a aferir, em tempo real, o estado estrutural da aeronave não tripulada quando esta se encontra em operação.

A realização destes objetivos permitirá alinhar as características da solução resultante do projeto com os requisitos do sector e da certificação. De igual modo, possibilitará avaliar se a aeronave deverá completar a missão ou, em caso de perigo, retornar a local seguro, após um evento de impacto.

Como resultados esperados do projeto ALIR_mcs, os membros do consórcio irão beneficiar diretamente das inovações desenvolvidas no projeto através da comercialização de aeronaves não tripuladas (UAVs) e pela prestação de serviços de engenharia e transferência de tecnologia à indústria da aviação.

Fotos de: António Homem Cardoso | Academia Militar | CAVE
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