IMG 777746.º CURSO DE FORMAÇÃO DE CAPELÃES MILITARES

A Academia Militar (AM) realizou em 19 de novembro de 2021, o encerramento do 46.º Curso de Formação de Capelães Militares. Presidiu à cerimónia o Comandante da AM, Major-General Luís António Morgado Baptista, acompanhado por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério. Estiveram também presentes, o o Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto da Armada, o Capelão-Adjunto do Centro de Assistência Religiosa do Exército, e o Capelão-Adjunto do Centro de Assistência Religiosa da Força Aérea, bem como demais Oficiais da estrutura de Comando da AM.

Este Curso, iniciou-se dia 02 de novembro e foi frequentado por um sacerdote, que irá desempenhar funções na Brigada de Reação Rápida do Exército.

O principal objetivo do curso foi proporcionar ao sacerdote formação canónica-pastoral castrense e a preparação militar e física, indispensáveis à sua integração na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

A primeira formação de Capelães na AM teve lugar no ano de 1967, tendo sido frequentada por 58 capelães militares, que no fim da formação foram distribuídos por unidades dos três ramos das Forças Armadas. À data, esta formação destinava-se a preparar os sacerdotes que, posteriormente, iriam integrar as Companhias de Militares que partiam para os territórios de África e de Timor. À semelhança da formação ministrada nos dias de hoje, foram-lhes transmitidos conteúdos relacionados com a instituição militar, a sua história, legislação, valores e virtudes, bem como uma adequada preparação física e militar.

Inicialmente, os Cursos de Formação de Capelães Militares eram frequentados por todos aqueles que concluíam o Curso de Teologia, após a sua ordenação, enquadrados no serviço militar obrigatório. Após o final deste regime, a formação de Capelães Militares, passou a destinar-se a sacerdotes voluntários, em número adequado às necessidades dos diversos Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: