10º SIMPÓSIO INTERNACIONAL ESTRATÉGIA NACIONAL DE CIBERSEGURANÇA E CIBERDEFESA
PORTUGAL – Academia Militar, 29 de Abril de 2016
Atendendo ao atual desafio estratégico que se coloca a Portugal, nomeadamente, após a aprovação da sua “Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço”, o 10º EIN escolheu este ano como tema central de debate, a articulação entre “Ciberespaço, Visão Estratégica e Plano de Ação”.
Contribuindo para um melhor enquadramento deste Simpósio, este evento foi organizado de forma articulada com a 2ª NATO Cyber Defence Smart Defence Projects’ (NATO CD SDP) Conference, que teve também lugar na Academia Militar (Amadora), no dia 28Abril16. Tendo como tema enquadrador o desenvolvimento de sinergias entre os diversos Projetos NATO na área da Ciberdefesa e a cooperação NATO-UE, esta conferência permitiu perspetivar o importante papel a desempenhar por Portugal neste contexto. Constituindo um desafio e uma oportunidade de afirmação nacional, importa salientar que até 2017 se prevê a instalação da NATO Communications, Information and Cyber Academy em Oeiras e a assunção por Portugal da gestão da Plataforma Centralizada de Educação e Treino em Ciberdefesa da UE.
Fiel à sua matriz enquadradora, o 10º EIN constituiu uma oportunidade única de análise e discussão alargada dos diferentes aspetos associados à edificação de um Plano de Ação para a Cibersegurança e Ciberdefesa Nacional. Neste âmbito, com base numa criteriosa seleção de comunicações, foram debatidos os diferentes aspetos ligados à: “Governação e Regulação do Ciberespaço”, “Sensibilização, Educação e Treino para a Cibersegurança e Ciberdefesa”, “Proteção de Infraestruturas Críticas e Gestão do Risco Cibernético”, “Cyber Intelligence e Situational Awareness no Ciberespaço” e às necessárias “Sinergias Nacionais e Cooperação Internacional” a desenvolver neste domínio.
Este Simpósio internacional contou com a participação de reputados especialistas nacionais e internacionais, reunindo uma audiência alargada de decisores políticos e militares (nacionais e internacionais), representantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança, do meio académico, da indústria, das empresas e das organizações ligadas tanto à Cibersegurança como à Ciberdefesa.
Promovendo uma visão integradora dos esforços nacionais em curso, associando a articulação do pensamento estratégico ao desenvolvimento de capacidades de Cibersegurança e Ciberdefesa, o 10º EIN contribuiu assim para gerar sinergias e estimular esforços cooperativos, abrindo caminho ao desenvolvimento de uma Estratégia da Informação Nacional.
Apresentações do 10.º Simpósio EIN:
- Estratégias Nacionais de Cibersegurança - Lino Santos, Departamento de Operações do CNCS
- Avaliação do Risco em Processos de Negócio - Ana Respício, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Sens-ET Dognaedis
- Centro Internet Segura - Sofia Rasgado, Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Educação e Treino para a Cibersegurança e Ciberdefesa - Henrique Santos, Centro Algoritmi / Universidade do Minho
- Avaliação do Risco em Processos de Negócio - Ana Respício, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
- Cooperação NATO - Industria: Novos Desafios e Oportunidades para Portuga
- Dognaedis - Sessões Paralelas
- Fator Humano na Proteção das IIC - EDP Energia
- DNS No Ecosistema De Cibersegurança - A Próxima Camada de Segurança
- Utopia or Reality? - Nuno Ferreira Neve, Universidade de Lisboa
- A Eficiência na Resposta a Ameaças - Rui Diogo Serra, anubisnetworks
- CyberSecurity: Cooperation as a way of defense, S21sec
- Política e Plano de Ação para a Ciberdefesa NATO: Perspetivas de Evolução - CFR Sérgio da Silva Pinto
Imagens alusivas ao Seminário. Selecione para ampliar: