SESSÃO INAUGURAL DA CÁTEDRA «BERNARDO DE SÁ NOGUEIRA»

Por despacho do General Chefe do Estado-Maior do Exército, datado de 19 de março de 2018, foi criado um programa de incentivos académicos, intitulado «Cátedra Bernardo de Sá Nogueira», na dependência direta do Comandante da Academia Militar, com vista à promoção de palestras, à atribuição de prémios de mérito científico a ex-docentes, assim como ao patrocínio da edição, publicação e divulgação de trabalhos científicos, com prevalência daqueles produzidos por docentes e discentes da Academia Militar.

Em 22 de maio de 2019, no Auditório Marquês Sá da Bandeira, na Academia Militar - Amadora, teve lugar a Sessão Inaugural da Cátedra «Bernardo de Sá Nogueira». A cerimónia teve início com uma alocução por parte do Comandante da Academia Militar, Major-General João Vieira Borges, que deu as boas vindas e proferiu algumas palavras alusivas à Cátedra Bernardo Sá Nogueira. Seguiu-se a entrega do “Prémio Mérito Académico 2019” concedido ao Tenente-General Abel Cabral Couto, distinguindo-se desta forma, os distintos serviços prestados como docente da Escola do Exército e da Academia Militar, bem como o percurso académico e profissional de excelência, que o tornam num exemplo a seguir pelas várias gerações de Oficiais do Exército, das Forças Armadas, da Guarda Nacional Republicana e da sociedade civil em geral.

O General Luís Vasco Valença Pinto, proferiu de uma forma brilhante e didática a Conferência Anual da Cátedra, subordinada ao tema «70 anos de NATO e as relações Estados Unidos da América – Europa».

O evento terminou com uma visita à exposição «Vida e Obra do Tenente-General Abel Cabral Couto» patente no átrio dos auditórios.

A cerimónia foi antecedida pela entrega do prémio e de menções honrosas aos vencedores do concurso público para o logotipo da Cátedra, tendo sido atribuídos, o prémio a José Rodrigo da Rosa Freitas e as menções honrosas a Ana Marta Machado Vieira da Silva e a Inês Pinheiro Antunes.