ISCL20194.º ISCL | INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMMAND AND LEADERSHIP

LIDERANÇA 4.0 - AS SUAS IMPLICAÇÕES NO COMANDO E LIDERANÇA

ISCL20194.º ISCL | INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMMAND AND LEADERSHIP

LIDERANÇA 4.0 - AS SUAS IMPLICAÇÕES NO COMANDO E LIDERANÇA

Conferência

Enquadramento



A Academia Militar organiza anualmente um simpósio internacional sobre Comando e Liderança, sendo esta uma das competências em que se revê como Escola de Comandantes de Excelência. Para o corrente ano foi escolhido o tema “Liderança 4.0 - As implicações no Comando e Liderança”. Numa era cada vez mais tecnológica e plena de complexidade, também denominada de Quarta Revolução Industrial, ou de Indústria 4.0, surgiu um novo conceito de liderança 4.0. Esta nova abordagem de liderança 4.0, assente na incorporação de tecnologia de informação e comunicação de última geração, em novos modelos de negócio, em novos desafios em termos éticos e de segurança, bem como em novos direitos e responsabilidades dos líderes, leva a modificações na liderança e ao surgimento de novas formas de liderar.

Neste contexto, a “E-Leadership” é um novo conceito de liderança associado ao novo conceito de indústria 4.0, onde o “E-Leader” é o líder que tem competências no domínio do digital, que lhe permitem mobilizar, influenciar, motivar, acompanhar e avaliar equipas digitais, com pessoas altamente qualificadas. Atualmente existe um entendimento comum relativamente à necessidade de haver um esforço conjunto à escala europeia na distribuição de competências E-Leadership por todos os setores e empresas, tendo a própria Comissão Europeia sentido a necessidade de definir três principais características do “E- Leadership” para alcançar a desejada inovação digital: a Liderança estratégica, o conhecimento do negócio e o conhecimento digital.

Por esta razão, numa era global marcada por oportunidades e ameaças digitais, pelo ecossistema digital em evolução e sobretudo por uma mentalidade e cultura digital cada vez mais evidente, importa saber quais são os aspetos absolutamente fundamentais do mindset de um líder da era 4.0 em contexto empresarial e em contexto militar e ainda como é que esses líderes se devem preparar para acompanhar o processo em curso.

ISCL2019

Conferencistas

Conferencistas


A Conferência terá como Keynote Speaker o Major General Montocchio, CSO Deputy Director da NATO Science and Technology Organization, sobre o tópico “New Disruptive Technologies and their implications for Command and Leadership in Military Context".

De seguida, teremos um painel contando com a presença do Coronel Lemos Pires, que abordará a preparação militar de Comandantes Digitais num ambiente de Liderança 4.0; do Major-General Rui Moura, que abordará o tema, apresentando a sua perspetiva das implicações deste novo conceito de liderança, em contexto militar e conexões com o contexto empresarial; e finalmente para encerrar, o Dr. Paulo Macedo, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, apresentará a sua perspetiva sobre os impactos do mundo digital no âmbito da liderança estratégica em contexto empresarial.

Programa

Programa


Academia Militar, Amadora | 14 fevereiro 2019 (5ª Feira)

Programa

09.00 | 09.25 - Registo

09.30 | 10.15 - Sessão de Abertura do Sympósio

- Major-General João Vieira Borges, Comandante da Academia Militar
- Keynote Speaker: Major-General Montocchio (NATO/STO) CSO Deputy Director
- Tema: New Disruptive Technologies and their implications for Command and Leadership in Military Context

10.30 | 12.30 - Painel - E-Leadership, a digitalização de processos e integração de sistemas, implicações no processo de decisão e na atividade de liderança em contexto empresarial e em contexto militar

- Moderador do Painel: Brigadeiro-General Morgado Baptista
- A Preparação Militar de Comandantes Digitais num ambiente de Liderança 4.0 - Coronel Lemos Pires (Ministério da Defesa Nacional/Docente na Academia Militar)
- Implicações da Liderança 4.0 em contexto militar e conexões com o contexto empresarial - Major-General Rui Moura (Tekever)
- Coffee Break (11.15)
- A liderança 4.0 no contexto empresarial: uma experiência pessoal - Dr. Paulo Macedo (CEO- Caixa Geral de Depósitos)
- Debate e encerramento
- Almoço

Comissões

Comissão de Honra


Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas
Almirante Silva Ribeiro

Chefe do Estado-Maior do Exército
General José Nunes da Fonseca

Comandante da Academia Militar
Major-General João Jorge Botelho Vieira Borges

Diretor de Ensino da Academia Militar
Brigadeiro-General Luís Morgado Baptista

 

Comissão Organizadora


Coronel Contente Fernandes
Coronel Alves de Bastos
Coronel Nunes Silva
Coronel António Romão
Professor-Doutor José Borges
Professora-Doutora Sofia Menezes
Tenente-Coronel Élio Santos
Tenente-Coronel Paulo Machado
Tenente-Coronel Renato Santos
Tenente-Coronel GNR Parreira da Silva

Major Helga Lopes
Major João Montez
Capitão Sandrina Cunha

Contactos

Contactos


Academia Militar, Amadora

- Localização: Av. Conde Castro Guimarães, 2720-113 Amadora, Portugal

- Telefone: 213 186 915

- e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

- Mapa: https://goo.gl/maps/6J8rCvNpJbx