5ª TERTÚLIA DA CAVALARIA
Decorreu no passado dia 27 de abril, na Academia Militar (AM) - na Amadora, a 5ª edição da Tertúlia da Cavalaria. Estes eventos têm como objetivo principal o de dar a conhecer experiências de vida, partilha de opiniões e conhecimento de Oficiais da Arma de Cavalaria, que se constituíram, fruto da sua carreira militar, uma referência para a Arma de Cavalaria.
Nesta iniciativa estiveram presentes o Diretor Honorário da Arma de Cavalaria, Tenente-General Xavier de Sousa, o Presidente do Conselho da Arma de Cavalaria, Brigadeiro-General Graça Talambas, o Coronel de Cavalaria Paulo Zagalo, em representação do Comandante da AM, bem como demais Oficiais, Aspirantes-Alunos e Cadetes-Alunos da Arma de Cavalaria da AM.
Esta Tertúlia teve como orador o Tenente-General José Carlos Cadavez, que partilhou as suas experiências e o seu percurso enquanto Oficial da Arma de Cavalaria, iniciando a sua apresentação por descrever a sua entrada na AM, a vivência entre os Cadetes, bem como a sua experiência nas comissões que integrou em África durante as Campanhas Ultramarinas.
Seguidamente, o orador discursou sobre a importância da liderança nestas campanhas, destacando os valores da verdade e da justiça, o que contribui para a coesão da cadeia de comando. Referindo também a mais valia da frequência do Curso de Estado-Maior para a aprendizagem do método de resolução de problemas.
No final, dirigindo-se aos Oficiais e futuros Oficiais da Arma, deixando-lhes uma mensagem de esperança, otimismo e um apelo à generosidade no serviço a Portugal e aos portugueses.
O evento terminou com um convívio entre as gerações mais antigas de Oficiais e as gerações mais novas, representadas pelos Aspirantes-Alunos e Cadetes-Alunos da Arma de Cavalaria, onde prevaleceu a camaradagem e o tradicional espírito cavaleiro.