
A ACADEMIA MILITAR NO WORKSHOP “DO PRIMEIRO TIRO À INTERNACIONALIZAÇÃO: O CARRO DE COMBATE LEOPARD 2A6”
No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Tática de Cavalaria II, os Cadetes-Alunos do 4.° ano do Curso de Cavalaria da Academia Militar, participaram no dia 23 de julho de 2025, no workshop “Do Primeiro Tiro à Internacionalização: o Carro de Combate Leopard 2A6”.
O workshop teve lugar no Quartel da Cavalaria da Brigada Mecanizada e contou com três painéis temáticos. O primeiro painel abordou o percurso desde a introdução operacional até à capacidade operacional plena, passando pelas respetivas ações de formação, treino e certificação.
O segundo painel centrou-se nos principais desafios associados à manutenção e sustentação do sistema Leopard 2A6, desde a sua introdução até ao atual processo de modernização.
O terceiro e último painel focou-se na internacionalização da capacidade, destacando a participação do Leopard 2A6 em diversos exercícios multinacionais, até à projeção da 1.ª Força Nacional Destacada com um Pelotão de Carros de Combate para a Eslováquia. Salienta-se que este painel foi moderado pelo Diretor do Curso de Cavalaria, Tenente-Coronel Jorge Marques, marcando também desta forma uma participação mais ativa da Academia Militar nesta iniciativa do Comando das Forças Terrestres.
Esta participação afirmou-se como uma mais-valia para os Cadetes-Alunos no âmbito da sua formação militar, não só por permitir um maior conhecimento e uma troca de experiências com as diversas gerações de carristas sobre o Carro de Combate Leopard 2A6 e o seu processo de atualização, mas também por lhes proporcionar a oportunidade de visitar uma das Unidades da Arma, bem como as suas valências e capacidades.
















