Capalivro“A SEGURANÇA INTERNA NO SÉCULO XXI: POPULAÇÃO E TERRITÓRIO”

Deu recentemente à estampa o livro “A segurança Interna no Século XXI: População e Território”, na qual integra oito capítulos, que resultaram de uma adaptação de parte das comunicações apresentadas na segunda edição do seminário sobre a temática da Segurança Interna, que decorreu na Academia Militar (AM), a 17 de janeiro de 2018.

O objetivo fundamental do evento foi proporcionar aos alunos da AM conhecimento novo, cientificamente balizado e despertar a curiosidade para novas descobertas. Contudo, como o melhor conhecimento deve ser divulgado, alargado a novos públicos e gravado na melhor memória – a escrita, publicada e acessível, de forma a dar à estampa este livro.

Assim, de acordo com o temática apresentada no livro foi procurado analisar as questões da “População” e do “Território” no âmbito da segurança interna, e a sua interligação, o que levou a concluir, entre outros aspetos, que a segurança interna é uma área que urge estudar e compreender do ponto de vista científico e sobre diferentes perspetivas, sendo a AM uma instituição adequada para desenvolver este estudo, dado o caráter multidisciplinar que possui, mas que deve ser tornado interdisciplinar.

A obra literária, que contou com o apoio da Academia Militar, teve coordenação pelo Major da GNR Reinaldo Saraiva Hemenegildo, e foi publicada pela Editora Fronteira do Caos, podendo, desde o presente, ser adquirida em livrarias.