Entrega da Espada resizeCOOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA – CERIMÓNIA DE OUTORGA DE DIPLOMAS, ENTREGA DE ESPADAS, PATENTEAMENTO E JURAMENTO DE FIDELIDADE

Decorreu no dia 9 de janeiro de 2021, na Academia Militar do Exército de Angola (AMEx), no Lobito, a Cerimónia de Outorga de Diplomas de Licenciatura, Entrega de Espadas, Patenteamento ao Posto de Subtenente e Juramento de Fidelidade dos Alunos do 4º Curso de Licenciatura em Ciências Militares do Exército angolano.

A cerimónia foi presidida por S. Exa. o General de Exército Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de Angola e contou com a presença das mais altas entidades militares e civis da República de Angola, bem como com a presença do Adido de Defesa junto da embaixada de Portugal em Luanda e da assessoria portuguesa.

No decorrer da cerimónia o Adido de Defesa, acompanhado pelo Tenente-General Comandante da AMEx, efetuou a entrega do prémio “DESTAQUE ACADÉMICO”, atribuído pela Academia Militar Portuguesa ao melhor Cadete-Aluno do 4º Curso (2016-2020), Hussein D. L. da Costa.

A assessoria portuguesa participou ativamente na cerimónia, tendo para o efeito efetuado a entrega de diplomas e participado na Entrega de Espadas e Patenteamento dos Alunos Finalistas.

O processo de formação dos 162 alunos (dos quais cinco da República de Cabo Verde) que concluíram os seus cursos teve a duração de cinco anos. Durante esse tempo, foi ministrada uma sólida formação de índole científica nas mais diversas áreas do saber. Do ponto de vista comportamental os alunos também foram sujeitos a um forte processo de aculturação à vida militar e às Forças Armadas Angolanas. No âmbito militar, foram realizadas diversas ações de formação de nível teórico-prático e prático, tendo sido desenvolvidas as mais diversas aptidões técnicas e táticas acerca do modo de comandar pequenas Unidades do Exército angolano.

A Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) com a República de Angola, constitui-se como um vetor estratégico de reforço do relacionamento bilateral entre os dois países e um importante fator de afirmação de Portugal no mundo. O Projeto 2 do Programa-Quadro da CDD para o período de 2018-2021, tem enquanto objetivo global apoiar o Exército Angolano, e como principais objetivos específicos, apoiar tecnicamente o Comando e Estado-Maior do Exército e apoiar a organização e funcionamento da AMEx.

A assessoria portuguesa é composta por um Diretor Técnico, de patente Coronel, que desempenha funções no Comando e Estado-Maior do Exército, em Luanda, e por dois Assessores Técnicos, Oficiais Superiores, que desempenham funções na AMEx, no Lobito.