CADETES DE CAVALARIA DA ACADEMIA MILITAR DO EXÉRCITO E DA GNR PARTICIPAM NA MARCHA A CAVALO À BATALHA
No âmbito da Unidade Curricular de Equitação, os Cadetes-alunos do 4.º ano do Curso de Cavalaria, do Exército e da GNR, acompanhados pelo Mestre de Equitação da Academia Militar, Tenente-Coronel de Cavalaria Emanuel Umbelino, participaram, entre 17 e 19 de julho de 2025, na tradicional Marcha a Cavalo com destino à vila da Batalha, integrada nas Comemorações do Dia da Arma de Cavalaria, que este ano se comemorou no dia 20 de julho, também nesta mesma vila.
Com início na Escola das Armas, em Mafra, esta marcha é uma atividade exigente em termos físicos e técnicos, representando a ligação entre o passado e o presente da Cavalaria. Homenageia a mobilidade, a resistência e o espírito de corpo que definem esta Arma. A participação da Academia Militar evidenciou o seu forte envolvimento na preservação das tradições da Cavalaria e na formação técnica, tática e simbólica dos futuros Oficiais.
Após a chegada à vila da Batalha os Cadetes Alunos participaram na Cerimónia Militar, presidida pelo Diretor Honorário da Arma de Cavalaria, Tenente-General Matos Alves. O evento, marcado por profundo simbolismo histórico, decorreu junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória e evocou os 170 anos do nascimento de Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque, Patrono da Arma, relembrando o seu exemplo de coragem e liderança, imortalizado na vitória da Batalha de Macontene, em 1897.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades civis e militares, e terminou com o tradicional desfile a cavalo — gesto de respeito, coesão e orgulho institucional.
A participação dos Cadetes nesta atividade refletiu, uma vez mais, o compromisso com os valores da Arma de Cavalaria — coragem, prontidão, honra e liderança. Foi um momento de partilha intergeracional, de reforço da identidade da Arma e de vivência plena do lema que une todos os cavaleiros: “Merecemos o nome de Soldados”
















