CERIMÓNIA COMEMORATIVA DOS 375 ANOS DA CRIAÇÃO DA “LIÇÃO DE ARTILHARIA E ESQUADRIA

No dia 13 de maio, teve lugar na Academia Militar (AM), em Lisboa, um colóquio subordinado ao tema “375 anos da criação da Lição de Artilharia e Esquadria”.

O evento, que teve o apoio da Direção de História e Cultura Militar (DHCM), do Exército, e da Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), foi presidido por S. Exa. o General Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME) e contou com a presença de vários Oficiais Generais, alguns dos quais antigos Comandantes da AM, de D. Isabel de Bragança e do seu filho Afonso de Bragança, entre outras individualidades, militares e civis.

O colóquio começou com uma alocução alusiva ao evento, proferida pelo Comandante da AM, Major-General Vieira Borges, que sublinhou a razão do evento: Comemorar os 375 anos da criação da “Lição de Artilharia e Esquadria”, por D. João IV, a 13 de maio de 1641, e fazer jus à verdade Histórica da Academia Militar. Neste sentido, o MGEN Comandante destacou que a AM tem as suas origens na Lição de Artilharia e Esquadria, considerada como a “primeira escola de ensino militar de formação de oficiais do Exército em Portugal”, mas que continua a ter a sua antiguidade associada à Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, criada por D. Maria I, a 2 de janeiro de 1790, considerada como a “primeira escola de ensino superior militar de formação de oficiais do Exército em Portugal”.

Seguiram-se duas comunicações, efetuadas pelo Tenente-General Alexandre Sousa Pinto, intitulada “A época da restauração e os feitos de D. João IV”, e pelo Tenente-Coronel de Artilharia Pedro Marquês de Sousa, com o tema “A Lição de Artilharia e Esquadria e o ensino em Portugal”.

Seguiu-se um momento musical a cargo do Grupo de Música de Câmara da Banda Sinfónica do Exército.

No âmbito das diversas ações realizadas, releva-se, ainda, a presença na Sala, para consulta pública, do documento original de criação da “Lição de Artilharia e Esquadria”, gentilmente cedido pela direção da Torre do Tombo,  e a apresentação  das reproduções (aumentadas ao espólio da AM) dos retratos de D. João IV e D. Maria I, que tiveram por base os originais, cedidos pelo Museu Biblioteca da casa de Bragança de Vila Viçosa.

 À antiga Sala do Conselho Académico foi  atribuída a designação de “Sala D. João IV”, em homenagem ao Rei que criou a "Lição de Artilharia e Esquadria”, exatamente a 13 de maio de 1641.

No final foi servido um Porto de honra, na Biblioteca da Academia Militar

sem título 2484sem título 2542sem título 2545sem título 2550sem título 2554sem título 2562sem título 2569sem título 2582sem título 2593sem título 2602sem título 2608sem título 2634sem título 2650sem título 2659sem título 2692sem título 2705sem título 2718sem título 2736sem título 2744sem título 2794