2 2CERIMÓNIA DE ABERTURA SOLENE DO ANO LETIVO 2018/2019

Realizou-se, em 7 de novembro de 2018, no Auditório Marquês de Sá da Bandeira da Academia Militar (AM) – Amadora, a Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo 2018/2019.

O evento, presidido por S. Exa. o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, contou com a presença das mais altas individualidades do Exército e da Guarda Nacional Republicana, de S. Exa. a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Professora Doutora Ana Santos Pinto, da Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Dr.ª Carla Tavares, de S. Exa. o Chefe do Estado-Maior - General das FAUNTIL - Forças de Defesa de Timor-Leste, Major-General Lere Anan Timur, bem como de outros ilustres convidados civis e militares, titulares ou representantes das mais prestigiadas instituições do ensino superior universitário civil e militar nacional.

A sessão teve início com uma alocução por parte do Comandante da Academia Militar, Major-General João Vieira Borges, seguido da tradicional Lição Inaugural, este ano subordinada ao tema “A proteção anti-sísmica das construções – uma necessidade estratégica”, notavelmente proferida pelo Engenheiro António Carlos Rainha Perry da Câmara, Professor Auxiliar Convidado na AM.

Neste evento, muito importante para a AM, sucedeu-se também a entrega das Cartas de Curso aos novos Oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana que terminaram os respetivos cursos no Ano Letivo 2017/2018, e a entrega dos Prémios Escolares aos alunos que mais se distinguiram no Ano Letivo transato:

  • Prémio “Marquês de Sá da Bandeira”1, atribuido ao Alferes-Aluno de Transmissões Fernando Augusto da Costa Batista;
  • Prémio “Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República”2, atribuido ao Aspirante-Aluno de Infantaria João Paulo Gonçalves Lisboa;
  • Prémio do Curso de Infantaria “Marechal Duque de Saldanha”3, atribuido ao Aspirante-Aluno de Infantaria João Paulo Gonçalves Lisboa;
  • Prémio do Curso de Engenharia “Engenheiro-Mor Luíz Serrão de Pimentel”3, atribuido ao Alferes-Aluno de Engenharia Roberto Alexandre Rosa Ladeiras;
  • Prémio do Curso de Transmissões “General Augusto Bon de Sousa”3, atribuido ao Alferes-Aluno de Transmissões Fernando Augusto da Costa Batista;
  • Prémio do Curso de Administração militar do Exército e Administração da GNR “Coronel AM Júlio Pedro Macedo Coelho”3, atribuido ao Aspirante-Aluno de Administração Militar Filipe André Bicho Augusto;
  • Prémio do Curso de Medicina e Medicina Dentária do Exército e da GNR “General António Manuel da Cunha Belém”3, atribuido ao Alferes-Aluno de Medicina Aurelio Rosca;
  • Prémio do Curso de Armas da GNR “General Augusto Manuel Farinha Beirão”3, atribuida ao Aspirante-Aluno da GNR Carlos Manuel de Magalhães Fráusto;
  • Prémio “Academia General Militar”4, atribuido ao Alferes-Aluno de Transmissões Fernando Augusto da Costa Batista;
  • Prémio “Exército Brasileiro”5, atribuido ao Alferes-Aluno de Transmissões Fernando Augusto da Costa Batista;
  • Prémio "Exército Italiano"6, atribuido ao Alferes-Aluno de Transmissões Jorge Diogo Dias Abrantes Farinha;
  • Prémio “Guardia Civil - Reino de Espanha"7, atribuido ao Aspirante-Aluno da GNR Carlos Manuel de Magalhães Fráusto;
  • Prémio “Defesa Nacional/Liga dos Combatentes"8, atribuido ao  Aspirante-Aluno de Infantaria João Paulo Gonçalves Lisboa;
  • Prémio "D. Afonso Henriques"9, atribuido ao Alferes-Aluno de Medicina Paulo Jorge da Silva Sousa e ao Cadete-Auno da GNR Vitor Hugo Nunes Costa; e
  • Prémio “ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários”10, atribuido à Segundo-Sargento da Força Aérea Carla Sofia Moreira Casal.

Seguidamente, S. Exa. a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Professora Doutora Ana Santos Pinto, proferiu uma alocução alusiva à cerimónia, e a encerrar a sessão, foi entoado o Hino Nacional pelo Grupo Coral da Academia Militar.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar:

Designação dos Prémios:

1 Prémio “MARQUÊS DE SÁ DA BANDEIRA” - O prémio “Marquês de Sá da Bandeira” é concedido anualmente, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, sob proposta do Comandante da AM, ao aluno da AM de nacionalidade portuguesa, que tenha obtido a mais alta classificação, de entre os que terminaram os cursos (tirocínio incluído), no conjunto das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

2 Prémio “COMISSÃO DE DEFESA NACIONAL DA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA” - O prémio “Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República” é concedido anualmente, pela Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República, ao aluno do Exército designado pelo Comandante da AM, de entre os que terminaram o curso, cujo grau académico seja atribuído pela AM e que tenha obtido a mais alta classificação na média da classificação do Trabalho de Investigação Aplicada do tirocínio (TIA) com a classificação do Grupo 1 (Unidades curriculares da área estritamente académica).

3 Prémio “CURSO” - O prémio “Curso” é concedido anualmente, pelo Comandante da AM, aos alunos que terminaram cada um dos cursos das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana (tirocínio incluído), e tenham obtido a mais alta classificação, desde que essa classificação seja igual ou superior a 14 (catorze) valores.

4 Prémio “ACADEMIA GENERAL MILITAR” - O prémio “Academia General Militar” é concedido anualmente, pelo Exército Espanhol, ao aluno do Exército de nacionalidade portuguesa, designado pelo Comandante da AM, que tenha obtido a mais alta classificação, de entre os que terminaram os cursos (tirocínio incluído), cujo grau académico seja atribuído pela Academia Militar.

5 Prémio “EXÉRCITO BRASILEIRO” - O prémio “Exército Brasileiro”, é concedido anualmente, pelo Exército Brasileiro, ao aluno do Exército de nacionalidade portuguesa, designado pelo Comandante da AM, que tenha obtido a mais alta classificação, de entre os que terminaram os cursos (tirocínio incluído), no conjunto das Armas e Serviços do Exército.

6 Prémio “EXÉRCITO ITALIANO” - O prémio “Exército Italiano” é concedido anualmente, pelo Exército Italiano, ao aluno do Exército de nacionalidade Portuguesa, designado pelo Comandante da AM, que tenha obtido a mais alta classificação no Tirocínio para Oficial, de entre os terminaram o curso, cujo grau académico seja atribuído pela Academia Militar.

7 Prémio “GUARDIA CIVIL-REINO DE ESPANHA” - O  prémio “GUARDIA CIVIL-REINO DE ESPANHA”, é concedido anualmente ao aluno da Guarda Nacional Republicana de nacionalidade portuguesa, designado pelo Comandante da AM, que tenha obtido a mais alta classificação, de entre os que terminaram os cursos (tirocínio incluído), cujo grau académico seja atribuído pela Academia Militar.

8 Prémio “DEFESA NACIONAL/LIGA DOS COMBATENTES” - O prémio “Defesa Nacional/Liga dos Combatentes” é concedido anualmente, pela Liga dos Combatentes, ao aluno designado pelo Comandante da AM, que tenha obtido a mais alta classificação num trabalho sobre a Defesa Nacional, realizado no âmbito dos Trabalhos de Investigação Aplicada do tirocínio.

9 Prémio “D. AFONSO HENRIQUES” - O prémio “D. Afonso Henriques” é concedido anualmente, pelo Grupo Santander Totta, aos alunos designados pelo Comandante da AM, que tenham obtido a mais alta classificação no 1° ano e no último ano (incluindo o tirocínio), no conjunto das Armas e Serviços do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

10 Prémio “ANJE” - O prémio “ANJE”, é concedido anualmente pela “ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS”, ao aluno — militar ou civil — que concluir com aproveitamento todas as unidades curriculares e tenha obtido a mais alta classificação no 1° ano letivo do ciclo de estudos conducente ao Grau de Mestre em “Liderança - Pessoas e Organizações”.