IMG 5096 resizeCOMEMORAÇÕES DO DIA DA ACADEMIA MILITAR 2019

Em 11 de janeiro de 2019, a Academia Militar (AM) comemorou mais um aniversário - 229 anos desde a sua fundação como Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, por D. Maria I, em 1790, escola onde se formou o Patrono e que constitui a referência da nossa antiguidade como Instituição de Ensino Superior Militar em Portugal e, também relembramos, os 182 anos após a alteração da sua designação para Escola do Exército pelo Marquês de Sá da Bandeira em 1837.

As Cerimónias de Comemoração visaram celebrar a efeméride, com a distinção, a elevação e a sobriedade que caracterizam o cerimonial castrense, exaltando a história, as tradições, os valores, e a cultura intrínsecos à AM e suas antecessoras, que têm constituído o sustentáculo da formação de sucessivas gerações de Oficiais dos Quadro Permanentes do Exército e, mais recentemente, desde 1991, da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Das solenidades, destacaram-se, a missa de sufrágio pelos antigos alunos e servidores da AM já falecidos; a homenagem aos antigos alunos mortos ao serviço da pátria; a inauguração do novo museu da AM; a apresentação do Livro “A pintura do Giuseppe Trono”, da autoria de Giuseppina Raggi e Michela Degorte; a exposição “A Investigação, Desenvolvimento e Inovação na Academia Militar”; o tradicional jantar de confraternização de antigos alunos da AM e, como ponto alto das comemorações, a Cerimónia Militar, presidida por S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Professor-Doutor João Gomes Cravinho, onde foram impostas condecorações.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: