IMG 8506COMEMORAÇÕES DO DIA DA ACADEMIA MILITAR

No âmbito das comemorações do aniversário da Academia Militar, realizou-se no dia 12 de janeiro de 2020, em Lisboa, a cerimónia militar presidida por S. Exa. o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, e que contou com a presença de outras distintas individualidades, militares e civis.

Das comemorações, há a realçar a apresentação do livro “A Fundação do Exército Português”, a exposição “230 Anos de Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho”, bem como a exposição “A Internacionalização na Academia Militar”. Outras atividades e solenidades decorreram durante as referidas comemorações, tais como a Missa de Sufrágio pelos Antigos Alunos e Servidores da AM já falecidos, a Homenagem aos Antigos Alunos Mortos ao Serviço da Pátria, por ocasião do centenário do fim da Grande Guerra, tendo sido homenageados os antigos alunos da Escola do Exército e da Escola de Guerra mortos em combate no derradeiro ano do conflito, concretamente no Teatro de Operações da Flandes, a cerimónia militar e o Jantar de Confraternização dos Antigos Alunos.

A Academia Militar comemorou assim 230 anos como estabelecimento de Ensino Superior Militar Universitário, herdeiro da Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho, criada por D. Maria I, em 1790, escola onde se formou o seu Patrono, Marquês de Sá da Bandeira, e que constitui a referência da nossa antiguidade como uma das academias de ensino superior mais antigas do mundo.

As comemorações visaram celebrar a efeméride, com a distinção, a elevação e a sobriedade que caracterizam o cerimonial castrense, exaltando a história, as tradições, os valores, e a cultura intrínsecos à Academia Militar, bem presentes no discurso do Comandante da Academia Militar, onde abordou genericamente os pontos essenciais relativos à Memória, ao Presente e ao Futuro da nossa Academia.

Academia Militar, 230 anos a formar comandantes com saber, carácter e liderança.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: