capaDIA NACIONAL DOS CADETES DO MAR E DO EXÉRCITO E 2º CONGRESSO DOS RESERVISTAS DE PORTUGAL

Com organização a cargo do Corpo de Cadetes do Mar e do Exército e da Liga dos Reservistas de Portugal, realizou-se no dia 5 de maio, a partir das 10h00, no Aquartelamento da Academia Militar na Amadora, a cerimónia anual do Dia Nacional dos Cadetes do Mar e do Exército e o 2º Congresso dos Reservistas de Portugal.

As atividades tiveram inicio com a apresentação de cumprimentos de boas vindas por parte do Comandante da Academia Militar, Major-General João Vieira Borges, no Auditório Marquês Sá da Bandeira.

Ao fim da manhã, na Parada “Coronel Gentil Beça”, comandados pelo Senhor Coronel Luis Albuquerque, Comandante do Corpo de Cadetes do Exército de Portugal, os jovens cadetes, em formatura, prestaram as honras tradicionais ao Comandante da Academia Militar tendo este passado revista às “tropas”. De seguida assistiu-se à apresentação dos Estandarte Nacional e ouviu-se o Hino Nacional com a execução pela Banda do Exército, cantado pelos Cadetes e pelos convidados que assistiram à Cerimónia. Finalmente, procedeu-se à homenagem aos mortos em defesa da pátria , em homenagem aos portugueses que defenderam Portugal na Grande Guerra, com toques consecutivos, pelo terno de clarins da Fanfarra do Exército, de “Silêncio”, “Mortos em Combate” e “Alvorada”.

Seguiu-se o almoço convívio dos Cadetes, pais e formadores no Refeitório Geral dos Alunos, com a presença das altas entidades convidadas.

Na parte da tarde, tiveram lugar as apresentações dos trabalhos finais de graduação dos Cadetes do Mar e do Exército de todas as Unidades do País, em salas de aula da Academia Militar, perante júris das Instituições que os certificam.

Seguiram-se visitas guiadas, em que os Cadetes e os seus familiares, acompanhados por Cadetes da Academia Militar, tiveram oportunidade de conhecer as instalações e a organização atual dos cursos de formação dos Oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

Em simultâneo, ainda da parte da tarde, decorreu o 2º Congresso dos Reservistas de Portugal, durante o qual foram abordados os seguintes temas:

  • Aproximar os reservistas aos Ramos das Forças Armadas a que pertencem;
  • O compromisso dos reservistas na formação dos jovens das nossas escolas, para a Defesa de Portugal;
  • A organização das unidades de cadetes nas escolas, com comandantes, formadores e reservistas voluntários;
  • Apelo aos reservistas de Portugal.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: