Doutoramento HESD1DOUTORAMENTO EM HISTÓRIA, ESTUDOS DE SEGURANÇA E DEFESA

Programa de Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa, realizado no ISCTE-IUL em parceria com a Academia Militar, proporciona aos doutorandos uma formação aprofundada nos domínios científicos da História, dos Estudos de Segurança e da Defesa.

Os alunos frequentam uma parte curricular composta por dois semestres, participando em seminários sobre as várias áreas científicas do curso, ministrados por docentes do ISCTE-IUL e da Academia Militar. Depois, dispõem de 2 anos lectivos para elaborar a sua tese de doutoramento.

O Doutoramento é fruto de uma parceria entre o ISCTE-IUL e a Academia Militar, permitindo aos alunos usufruir do que de melhor estas duas instituções podem proporcionar em termos de recursos humanos e materiais. Esta será já a quinta edição do doutoramento (segunda com esta designação).

Os seus alunos têm sido oriundos das mais diversas formações académicas (da História às Ciências Militares, passando pela Ciência Política e pelas Relações Internacionais, pela Economia e pela Gestão, pela Sociologia e a Antropologia) e dos mais diversos contextos profissionais (militares, professores, diplomatas, jornalistas, empresários).

O ciclo de estudos é coordenado pelo Professor Bruno Cardoso Reis (ISCTE-IUL) e pelo Coronel Tirocinado Nuno Lemos Pires (Academia Militar).

PLANO DE ESTUDOS

O curso tem 6 semestres e o plano de estudos estrutura-se em torno de 3 seminários centrais: o Seminário de História, o Seminário de Defesa e Segurança e o Seminário de Relações Internacionais. Estes seminários estarão presentes nos 2 primeiros semestres letivos.

No sentido de tornar o Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa um espaço plural, onde se entrecruzem conhecimentos, experiências e interesses diversificados, aberto aos olhares privilegiados dos protagonistas e especialistas das questões que aborda, incluem-se no plano de estudos Ciclos de Conferências Multidisciplinares nos quais se tem verificado a colaboração de alguns dos mais reputados especialistas nacionais e internacionais nas áreas sobre as quais o curso se debruça.

CANDIDATURA

A abertura das fases de candidatura está condicionada à existência de vagas

REQUISITOS

Podem candidatar-se ao Doutoramento em História, Estudos de Segurança e Defesa:

  • Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  • Titulares do grau de licenciado detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do doutoramento;
  • Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do doutoramento.

PROCEDIMENTOS DA CANDIDATURA

Consulte os critérios de seleção e seriação 2019/2020.

NOTA:

Para mais informações consulte, https://goo.gl/5q22pb.

Doutoramento HESD