sgs 3"EXPLORE LATITUDES" VISITA ACADEMIA MILITAR

A Academia Militar (AM) recebeu, em 8 de fevereiro de 2020, em Lisboa, cerca de quatro dezenas de visitantes, através da empresa de eventos culturais Explore Latitudes, no âmbito do seu programa de visitas a relevantes edifícios e espaços histórico-culturais e patrimoniais.

Após a mensagem de boas vindas, em nome do Comandante da AM, Major-General João Vieira Borges, efetuada no átrio do Palácio da Bemposta, a visita decorreu pelos seus espaços nobres e históricos, começando pelo exterior do Palácio, observando-se os brasões de armas da Rainha D. Catarina de Bragança e do Rei D. Carlos II de Inglaterra, a torre sineira e o busto da Rainha D. Catarina.

A visita guiada prosseguiu pelo interior do Palácio da Bemposta, nomeadamente:
- Sala do Patrono, Marquês de Sá da Bandeira;
- Memorial aos antigos alunos mortos em combate;
- Sala D. João IV, galeria de retratos dos antigos Comandantes;
- Sala de espólios de antigos Comandantes;
- Biblioteca, uma das bibliotecas maravilhas de Portugal;
- Salão Nobre, antigos alunos e Presidentes da República;
- Salas dedicadas à exposição intitulada “Academia Militar – uma Escola de Comandantes ao Serviço da Pátria”.

A visita terminou na Capela do Paço da Bemposta, cujo património imóvel, classificado Monumento Nacional, em 2002, e património móvel e integrado de arte sacra, deslumbram totalmente os visitantes.

Esta tarefa contribui decisivamente para o cumprimento da missão e permite divulgar e valorizar o rico, vasto e heterogéneo património que a AM possui, possibilitando a fruição segura pelo maior número de cidadãos, nacionais e estrangeiros, e contribuindo também na realização da sua função educativa e social, que honra e prestigia a casa mãe de formação dos oficiais dos quadros permanentes do Exército e da Guarda Nacional Republicana.

sgs 1sgs 2sgs 3sgs 4