FORMAÇÃO EM CIBERSEGURANÇA NA ACADEMIA NAVAL E NO INSTITUTO SUPERIOR DA FORÇA AÉREA NACIONAL
A Cooperação no Domínio da Defesa tem evoluído ao longo do tempo, estando a ser dados passos para uma partilha de conhecimento de natureza conjunta.
Enquadrado num ciclo de formação em Cibersegurança já em curso na Academia Militar do Exército Angolano, na Cidade do Lobito, o Tenente-Coronel de Infantaria Agostinho do Amaral Valente conduziu um ciclo de palestras subordinadas ao tema «As Boas Práticas em Cibersegurança».
A primeira palestra ocorreu no dia 14 de novembro, na Academia Naval (Benguela), tendo como público-alvo os quinze alunos finalistas das Licenciaturas em Ciências Militares Navais.
A segunda palestra foi conduzida no dia 27 de novembro, no Instituto Superior da Força Aérea Nacional (Catumbela), e o seu público-alvo consistiu nos vinte e dois auditores do Curso de Comando e Estado-Maior da Força Aérea Nacional de Angola.
Estas palestras procuraram caracterizar as principais ameaças e os tipos de ciberataques mais frequentes em Angola e no mundo, dando especial ênfase aos que se materializam através da engenharia social . Também foi possível apresentar as principais linhas de força de prevenção e de resposta a ciberataques, destacando-se os principais cuidados a observar no contexto militar.
As atividades de formação em Cibersegurança e em Ciberdefesa sob tutela da assessoria portuguesa terão continuidade, estando previstas duas ações a realizar no curto prazo: uma palestra sobre Segurança de Informação ; e um Curso de Noções Básicas de Informática.