JURAMENTO DE BANDEIRA DOS ALUNOS DO 1.º ANO DO CURSO "GENERAL SEBASTIÃO JOSÉ DE ARRIAGA BRUM DA SILVEIRA"
A Academia Militar (AM) realizou, em 31 de maio de 2025, na Amadora, a cerimónia militar do Juramento de Bandeira dos Alunos do 1.º Ano do Curso "General Sebastião José de Arriaga Brum da Silveira”.
O evento, presidido por S. Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, contou com a presença de diversas entidades militares e civis que, desta forma, se quiseram associar ao acontecimento.
A cerimónia militar contou com uma alocução por parte do Comandante do Corpo de Alunos, a que se seguiu a leitura dos deveres militares e o ato solene do Juramento de Bandeira, no decorrer do qual 101 Cadetes-Alunos (73 do Exército e 28 da GNR), dos quais 16 mulheres, juraram, perante o Estandarte Nacional, defender a sua Pátria e estarem sempre prontos a lutar pela sua liberdade e independência, mesmo com o sacrifício da própria vida.
O Juramento de Bandeira constitui o compromisso solene para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais Leis da República, bem como todos os deveres militares.
As cerimónias terminaram com uma atuação da Banda do Exército a que se seguiu uma demonstração de atividades gimnodesportivas ilustrativas das principais atividades físicas desenvolvidas na AM.
Como tradição neste dia festivo, é ainda de realçar a presença de muitos familiares e amigos dos Cadetes-Alunos que juraram bandeira.