Exercício “PLUTÃO 16-2” (CPX) - GREC/BRIGINT
Decorreu nos dias 07, 08 e 09 de março nas instalações do Laboratório de Simulação Tática da Academia Militar (AM) o exercício “PLUTÃO 16-2” (CPX) – GREC/BRIGINT”, envolvendo um total de nove oficiais, onze sargentos e duas praças do Grupo de Reconhecimento (RC6/BrigInt) e três professores militares do Departamento de Ciências e Tecnologias Militares, um docente civil do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e um técnico civil do Estúdio TV, da Academia Militar. O exercício foi organizado e conduzido tendo como audiência alvo o Estado-maior do GRec e os comandos das unidades de escalão companhia e unidades de apoio de combate e serviços, como audiência secundária.
O Exercício decorreu em três fases distintas: 1) familiarização com o sistema de simulação; 2) interação com órgãos de comunicação social (OCS) simulados e realização da operação em simulação num total de 07 horas de combate simulando as duas fases da operação a realizar pelo GRec no âmbito do exercício ORION 16; 3) After Action Review do desempenho operacional da unidade no cumprimento da sua missão bem como o desempenho dos militares na sua interação com os OCS. Esta última fase decorreu com o apoio da professora regente das Unidades Curriculares relacionadas com a metodologia e gestão da comunicação da AM.
O exercício permitiu testar o planeamento já realizado pelo GRec para o exercício ORION 16, nomeadamente na coordenação da manobra com fogos e proteção, bem como treinar procedimentos na gestão da informação para a criação de uma common operational picture, e ainda, pedir e regular fogos (morteiros, artilharia e apoio aéreo próximo), evacuações sanitárias, procedimentos radio-telefónicos, etc.. O exercício teve ainda, como mais-valia, a avaliação de procedimentos e requisitos, tendo em vista o melhoramento do Laboratório de Simulação Tática da Academia Militar.