IMG 6701 resizeASSINATURA DOS NOVOS CONTRATOS-PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Teve lugar no Salão Nobre da Academia Militar (AM), na Amadora, no dia 03 de abril de 2019, a Cerimónia de Assinatura dos Novos Contratos-Programa de Investigação e Desenvolvimento, entre o CINAMIL - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da AM, e diversas Unidades, Estabelecimentos, e Órgãos (UEO) do Exército, financiados pela Divisão de Planeamento de Forças do Estado-Maior do Exército (DPF/EME).

No evento, para além do Comandante da AM, Major-General João Vieira Borges, estiveram presentes o Presidente do CINAMIL, Professor Doutor José Borges, outros membros da direção do CINAMIL - Professora Doutora Sofia Menezes e Helena Silvestre, e os diretores dos projetos financiados.

Os dez projetos, que tiveram início no decorrer do presente ano, são os seguintes:

  • DRACO – (Descontaminação por aeRossol gAgoso de partíCulas Oxidantes) - A Descontaminação por aeRossol gAsoso de partíCulas Oxidantes (DRACO) é um projeto de aplicações, que visa continuar a linha estratégica da descontaminação, no apoio à componente operacional da Companhia de Defesa NBQR, do Regimento de Engenharia Nº1 de Tancos. A Descontaminação por aeRossol gAsoso de partíCulas Oxidantes (DRACO) é um projeto de aplicações, que visa continuar a linha estratégica da descontaminação, no apoio à componente operacional da Companhia de Defesa NBQR, do Regimento de Engenharia Nº1 de Tancos. O projeto DRACO tem como objetivo principal: testar a eficácia de um novo descontaminante baseado em nano-partículas oxidantes e respetiva compatibilidade com material eletrónico. Testar a eficácia de um novo descontaminante baseado em nano-partículas oxidantes e respetiva compatibilidade com material eletrónico.
    Diretor do Projeto: Major Médico Veterinário Júlio Gouveia Carvalho.
    UEO: Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica do Exército.
  • ELITE - (Enhancement LITe Exoskeleton - Projeto e desenvolvimento de um exosqueleto para apoio ao movimento humano).
    O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de soluções do tipo exosqueleto para membros inferiores, visando a melhoria do desempenho humano, de aplicação dual, i.e., tanto em ambiente operacional como em meio civil, no âmbito industrial ou no apoio à mobilidade.
    Diretor do Projeto: Major Luís Filipe Pratas Quinto.
    UEO: Academia Militar/CINAMIL.
  • Plataforma Soldado Futuro – Fase 2 - O foco deste projeto será a captura de informação através de um drone para um centro de processamento para que seja extraída informação que será partilhada tanto para um centro de comando e controlo como para um soldado equipado com um dispositivo de realidade aumentada. O drone emitirá feed de vídeo e imagens para um centro de processamento onde serão extraídas características das imagens/vídeo relevantes para um centro de comando e controlo. Pretende-se realizar igualmente testes sobre a possibilidade de se incluir processamento de imagens diretamente no drone através da acoplagem de um pequeno sistema de processamento que tratará de recolher, tratar a imagem e enviar os resultados para o centro de comando e controlo. No centro de comando e controlo, pretende-se criar uma visualização sobre um mapa onde serão mostradas as características extraídas dos vídeos/imagens. Para a visualização partilhada dos resultados, serão utilizados dois dispositivos de realidade aumentada.
    Diretor de Projeto: Tenente-Coronel Jorge Ribeiro.
    UEO: Academia Militar/CINAMIL.
  • PrInCe - (Proteção de Infraestruturas e sistemas Contra Explosões) - O Projeto "PrinCE" tem como objetivo desenvolver soluções de proteção contra explosões de infraestruturas estratégicas, bem como de sistema militares diversos (contentores, tendas, veículos e capotas), tirando partido do projeto SI4E(Segurança e Integridade Estrutural de Edifícios Estratégicos face a Explosões acidentais e provocadas), da instrumentação em aquisição no âmbito do CCPI e de diverso outros projetos de investigação científica e teses de doutoramento e dissertações de mestrados desenvolvidos nas universidades envolvidas.
    Diretor de Projeto: Tenente-Coronel Eng. Pedro Gonçalves Matias.
    UEO: Academia Militar/CINAMIL
  • DAQUI – (Descontaminação Superficial de Agentes Químicos de Guerra Usando Líquidos Iónicos) - O Projeto "DAQUI" visa a conceção e estudo de um descontaminante inovador à base de um material líquido híbrido não-volátil, com baixo impacto ambiental e humano com elevada capacidade de adsorção absorção e neutralização de agentes químicos de guerra (AQG). Pretende-se ainda que este descontaminante se aplique a vários tipos de matrizes, nomeadamente porosas, atuando como agente de remoção de AQG de superfícies contaminadas, incluindo a pele humana.
    Diretor de Projeto: Tenente-Coronel Vânia Marques Tira-Picos.
    UEO: Laboratório de Defesa Biológica do Exército.
  • AIPB - (Automatização do Estudo do Campo de Batalha pelas Informações) Dotar as Forças Armadas de uma ferramenta de análise geoespacial, que permita uma abordagem semiautomática ao Estudo do Campo de Batalha pelas Informações (IPB), com base em dados geoespaciais tridimensionais, a partir de uma plataforma ubíqua, disponibilizada, fundamentalmente, aos Estados-Maiores e unidades com responsabilidade de formação nesta matéria, com o objetivo de tratar a informação daquele estudo de forma precisa, e em tempo útil, para apoio do processo de decisão militar. O IPB é um processo contínuo, que se pode iniciar mesmo antes do início de uma operação. Por dele decorrer o restante planeamento, quer o rigor, quer o tempo em que é disponibilizado, são aspetos fundamentais.
    Diretor de Projeto: Coronel Hélder António da Silva Perdigão.
    UEO: Centro de Informação Geoespacial do Exército.
  • INDEO – (INfravermelho em cães de DEsempenho Operacional) objetivos: 1). Testar a aplicação operacional de sistemas de captação de imagem em tempo real. 2). Testar metodologias de recolha de imagens com câmaras integradas em equipamento de proteção de cães, em contexto de patrulha, tanto em áreas abertas como em áreas edificadas, numa perspetiva de realidade aumentada. 3). Rever conceitos de emprego e desenvolver doutrina na utilização de sistemas de fusão de imagem, através da captação de imagem termográfica e sobreposição com imagem do espectro visível. 4). Disseminar e explorar os resultados, com vista a integrar consórcios internacionais para desenvolvimento continuado de sistemas eletrónicos para aumentar a capacidade operacional dos cães. 5). Fomentar a cooperação entre as componentes operacional, científica e doutrinária.
    Diretor de Projeto: Tenente-Coronel Pedro José Godinho Brites.
    UEO: Clínica Veterinária Militar de Canídeos/UMVM.
  • A3CE – (Aprendizagem Automática de Ameaças no Ciber-Espaço) O Projeto "A3CE" tem como principal objetivo gerar conhecimento na área da Inteligência Artificial em apoio à Segurança no domínio do Ciber Espaço.
    Diretor de Projeto: Major Mendonça Dias.
    UEO: Academia Militar.
  • Reconhecimento Facial Multiespectral – O principal objetivo é avaliar a exequibilidade de realização de reconhecimento facial a partir de imagens multiespectrais da região do visível, do infravermelho próximo, do infravermelho curto, do infravermelho médio e do infravermelho longo, usando inteligência artificial baseada em redes neuronais, para uma futura implementação em controlo de acessos em zonas criticas do exército, como a arrecadação de material de guerra, acesso a paióis.
    Diretor de Projeto: Professor José Serra Silva.
    UEO: Academia Militar.
  • AMUT - (Sistema Avançado de Combate Multiameaças) - O objetivo principal é o desenvolvimento de um sistema avançado de combate multiameaças para o soldado apeado que irá responder a três ameaças que estão a surgir no contexto atual de ataques em áreas edificadas nomeadamente a dispositivos explosivos improvisados (IED), a objetos potencialmente perigosos como facas, bastões, agulhas e armas afiadas e à prova de balas.
    Diretor de Projeto: Tenente-Coronel Jorge Ribeiro.
    UEO: Academia Militar/CINAMIL.

Imagens alusivas ao evento. Selecione para ampliar: